Buscar

Av2 antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV2.2012.3EAD -ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO-CEL0466 
	Disciplina:
	CEL0466 - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 
	Tipo de Avaliação:
	AV2 
	Aluno:
	201202109381 - JÉSSICA DO REGO GUTERRES 
	Nota da Prova: 
	7
	Nota do Trabalho:      
	Nota da Participação:      2 
	Total:  
	9
	Prova On-Line 
	
Questão: 1 (160368) 
O Renascimento é o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura entre dois mundos. São eles:  Pontos da Questão: 0,5 
	o mundo feudal e o mundo pós-moderno 
	o mundo medieval e o mundo moderno urbano, burguês e comercial 
	o mundo antigo e o mundo moderno urbano, burguês e comercial 
	o mundo medieval e o mundo contemporâneo 
	
Questão: 2 (160383) 
Em seu livro As Regras do Método Sociológico, Durkheim afirma que o objeto de estudo da Sociologia é o fato social. Para ele as três características que tornam os fatos sociais realmente sociais são:  Pontos da Questão: 0,5 
	exterioridade; coercitividade e generalidade 
	exterioridade; subjetividade e generalidade 
	exterioridade; objetividade e generalidade 
	exterioridade; coercitividade e universalidade 
	
Questão: 3 (160353) 
Relacione os conceitos apresentados na primeira coluna às explicações dispostas na segunda coluna: 
a) Determinismo geográfico 
b) Determinismo biológico 
c) Etnocentrismo 
d) Relativismo cultural 
( )teoria que afirma que o ambiente físico determina a cultura 
( )posição que considera que não existe cultura melhor nem pior, ou superior e inferior 
( )fenômeno que leva o homem a considerar o seu modo de viver como o mais natural 
( )teoria que afirma que capacidades humanas são determinadas geneticamente 
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta 
  Pontos da Questão: 0,5 
	A, B, D, C 
	A, B, C, D 
	D, C, B, A 
	A, D, C, B 
	
Questão: 4 (167787) 
O sociólogo Max Weber parte do princípio de que a sociedade não é apenas algo exterior aos indivíduos. Para ele, ela seria o resultado de uma:  Pontos da Questão: 0,5 
	imensa rede de interação de valores dos indivíduos. 
	enorme ação de uma geração sobre a outra. 
	imensa rede de interações entre os seus membros. 
	enorme interação entre as instituições sociais. 
	
Questão: EAD/AT.EST. 002 (206720)
5 - Existem doutrinas que afirmam que objetos e acontecimentos são e ocorrem de determinada maneira por serem regidos por leis ou forças que os fazem assim. São as correntes científicas que consideram o determinismo geográfico e o biológico. 
Explique o conceito de determinismo geográfico a partir da mensagem do filme Cidade de Deus que apresenta o cotidiano de uma das maiores e mais famosas favelas-Comunidade do Estado do Rio de Janeiro? (Fime brasileiro de 2002 dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Foi adaptado por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. O filme mostra o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus entre as décadas de 1960 e 1980)  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
Segundo esta teoria, o ambiente físico determina a cultura das pessoas, o que na minha opinião foi claramente destacado no filme, visto que numa sociedade pobre e tendo como única forma de progredir o crime é óbvio que a maioria delas se envolverá com o crime. Apesar de existir aqueles que conseguem ser resistentes a essa cultura não aceitando se envolver com o tráfico, a maioria ainda acaba se marginalizando e como resultado vivem pouco. Já os que preferem seguir outro caminho e aqueles que decidem retroceder de sua decisão, precisam ou preferem mudar-se daquela área pois não são bem-vindos ou não terão muitas chances de conciliar suas vidas ali. 
Gabarito:
A critério do professor a partir da fundamentação do aluno
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: 6 (167797) 
Assinale a afirmativa correta: 
Em sua sociologia da educação, Weber constrói alguns conceitos como o da Pedagogia do Cultivo e o da Pedagogia do Treinamento. 
  Pontos da Questão: 0,5 
	a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo treinado, o que implica transformações no seu comportamento interior e exterior. 
	a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo culto, o que implica transformações no seu comportamento interior e exterior. 
	a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo culto, o que implica transformações no seu comportamento interior. 
	a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo culto, o que implica transformações no seu comportamento exterior. 
	
Questão: 7 (160341) 
Para Quintaneiro, “O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química.” (2002, p. 13) Esse momento histórico marcado pela Reforma caracterizou o fim do:  Pontos da Questão: 1 
	humanismo 
	 idealismo 
	capitalismo 
	teocentrismo 
	
Questão: 8 (167777) 
Para Gramsci, a luta pela hegemonia, ou seja, o processo lento e complexo pelo poder político nas sociedades complexas, não é vencida através do golpe de Estado ou pelo êxito nas eleições. Na concepção do autor italiano é correto afirmar que é necessário convencer:  Pontos da Questão: 1 
	os políticos, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o poder político mais adequado do que a força. 
	os dirigentes do Estado, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o poder de Estado mais adequado do que a força. 
	as pessoas, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o convencimento menos adequado do que a força. 
	as pessoas, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o convencimento mais adequado do que a força. 
	
Questão: 9 (167802) 
A cultura escolar, de um modo predominante, apresenta-se engessada, no sentido da reprodução de um único discurso. Esse discurso reproduz valores que representam:  Pontos da Questão: 0,5 
	os setores menos intelectualizados da comunidade 
	as camadas populares da sociedade. 
	os segmentos mais elitizados da sociedade. 
	os grupos sociais mais politizados. 
	
Questão: EADAT.EST.ASPECTOS (220379)
10 - 
Para Bourdieu e Passeron, a força material, ou seja, o capital econômico é a base que determina a força simbólica ou capital cultural. O papel deste é reforçar, por dissimulação, as relações de força material. Dito de outra forma, a classe que possui o capital econômico produz e reproduz o capital cultural e faz isso escondendo (dissimulação) o seu caráter de violência simbólica (dominação cultural). A função da educação é a de reprodução das desigualdades sociais. Pela reprodução cultural, a educação contribui para a reprodução social. A violência simbólica pode se manifestar de várias maneiras: formação da opinião pública pelos meios de comunicação de massa, discurso religioso, artes plásticas e literatura, propaganda e moda, educação familiar, sistema escolar etc. É assim que Bourdieu e Passeron consideram a ação pedagógica como a imposição arbitrária da cultura dos grupos ou classes dominantes aos grupos e classes dominados. A utilização da autoridade pedagógica é fundamental para que se exerça essa imposição, criando no educando um habitus. (Aula 9 . Telas 12-13). 
- A partir das respostas e reflexões, nas entrevistas realizadas para cumprimento da atividade estruturada, comente como a violência simbólica e o etnocentrismo se apresentam, ainda que de forma oculta, em tais discursos? 
  Pontos da Questão: 1,5 
	Resposta do Aluno:
A violância simbólica pode ser manifesta através de bullying que tem acontecido de forma alarmante nasescolas e até mesmo no embiente de trabalho, mas não caracterizado bullying visto que são adultos porém há constrangimentos e abalos piscicológicos. Já o Etnocentrismo é algo relativamente bom, porque valoriza a sociedade e seus costumes, mas, tem como parte nociva a introdução ao preconceito e descriminações raciais o que também pode gerar vários conflitos.
Gabarito:
A resposta deve articular as reflexões oriundas das entrevistas realizadas com o pensamento dos autores. A violência simbólica legitima e dissimula a cultura dominante, reproduzindo as relações do mundo do trabalho. O dominado não se opõe ao seu opressor, já que não se percebe como vítima deste processo: ao contrário, o oprimido considera a situação natural e inevitável. A violência simbólica é perpassada de forma silenciosa e por várias instituições: o Estado, a mídia, a escola, a Igreja através de suas doutrinas, a mídia, etc. É um processo de massificação da cultura popular restringindo cada vez mais o acesso a uma cultura, por "elitizada". É a violência simbólica a a grande responsável pelas opções de práticas etnocentricas no convívio social, pois estimula a relação de superioridade de uma cultura sobre a outra. A escola é, sem dúvida, uma das principais instituições sociais da atualidade esta tem a força da legitimação do poder simbólico da classe dominante.
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:

Outros materiais