Buscar

Prova de periodontia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

P1 de periodontia
Aluna: Amanda Herculano de Moraes Souza
01. Explique as principais características de saúde periodontal.
A saúde periodontal consiste basicamente em uma gengiva com coloração rosa com margem gengival em formato de arco parabólico de forma regular, contornando as coroas de cada dente, com consistência firme e aspecto de pontilhado de laranja e sem nenhum sinal de inflamação, que não gere nenhum impacto para a vida do paciente. Se for um periodonto integro, é considerado saúde um periodonto sem perda óssea e sem perda de inserção clinica, além de que sua profundidade de sondagem não pode ultrapassar 3mm e seu sangramento á sondagem tem que ser inferior a 10%. Em um paciente com periodonto reduzido, mas sem histórico de periodontia, sua profundidade de sondagem não pode ultrapassar 3mm e seu sangramento á sondagem tem que ser inferior a 10% e há possível perda óssea e perda de inserção clinica. Em um paciente com o periodonto reduzido COM histórico de periodontia sua profundidade de sondagem não pode ultrapassar 4mm e seu sangramento á sondagem tem que ser inferior a 10% e há perda óssea e perda de inserção clinica 
02. Como a doença periodontal se inicia e progride?
O fator determinante, o fator etiológico da doença periodontal é o biofilme bacteriano, é formada uma película sobre o dente, a partir dessa película ocorre a adesão inicial das bactérias e em seguida a colonização do biofilme. Toda doença periodontal tem inicio com uma lesão inicial, mesmo em uma gengiva saudável vai haver essa lesão inicial, que são sinais leves de inflamação mediada por biofilme, mas que ainda não é de fato a doença. Depois vai progredir para uma lesão precoce, ela ocorre quando o paciente tem o acumulo de biofilme e naqo vai remover, desenvolvendo o primeiros sinais clínicos da doença. Se o paciente não cuidar ira evoluir para uma lesão estabelecida, nela a gengivite já existe a um tempo e há perda de tecido conjuntivo mas ssem perda óssea (que seria justamente uma gengivite). Caso se agrave ainda mais por negliciencia de higiene do paciente ou fator modificador como tabagismo, essa lesão vai evoluir para uma lesão avançada com presença de perda óssea (periodontite).
03. Descreva os estágios de periodontite (I, II, III e IV).
Esta classificação leva em conta a severidade e complexidade, o estagio I corresponde a uma periodontite bem inicial, tem perda de inserção clinica de 1 a 2 mm, sem nenhum dente perdido, com perda óssea apenas no terço coronário e inferior a 15%, o estagio II a uma periodontite mais moderada, que tem perda de inserção clinica de 3 a 4 mm, sem nenhum dente perdido, com perda óssea no terço coronário de 15 a 33%, o estagio III a uma periodontite severa com risco potencial de perda de mais dentes, tem perda de inserção de 5mm ou mais, tendo perdido ate 4 dentes, com perda óssea no terço médio ou apical e o estagio IV a uma periodontite avançada com diversos dentes perdidos e potencial risco de perda de toda a dentição, tem perda de inserção de 5mm ou mais, tem pelo menos 5 dentes perdidos, com perda óssea no terço médio ou apical.
04. Quais as etapas principais do plano de tratamento periodontal?
O tratamento periodontal só pode ser realizado a partir do diagnostico através do exame clinico (anamnese + exame físico). Ele é composto por um conjunto de fases sendo elas: fase preliminar (tratamento de emergência), fase I (tratamento não cirúrgico), fase II (tratamento cirúrgico), fase III (restauradora) e fase final (fase de manutenção).
P2 DE PERIODONTIA
ALUNA: AMANDA HERCULANO DE MORAES SOUZA
MATRICULA: 1911010034
01. Descreva as indicações das seguintes técnicas de escovação: Bass modificada, Stillman modificada, Charters e Fones.
Bass modificada: indicada principalmente para pacientes sem retração gengival, mas que apresentam inflamação na gengiva, doença periodontal, por permitir a limpeza do sulco gengival.
Stillman modificada: indicada para pacientes que apresentam retração gengival
Charters: indicada para pacientes que apresentam amplo espaço interproximal, que necessitam que as cerdas entrem nos espaços interproximais, com diastemas.
Fones: para crianças de ate 6 anos, quando a coordenação motora não esta totalmente fromada e para os pacientes que não estejam habituados com outras técnicas de higiene bucal
02. Quais os principais efeitos colaterais do uso prolongado de enxaguantes bucais contendo digluconato de clorexidina a 0,12%?
Além de alteração no paladar, pode ocasionar manchas no dentes, em restaurações e em próteses. 
03. Qual(i) o(s) instrumental(is) que é(são) indicado(s) para raspagem SUPRAgengival dos dentes ANTERIORES?
Cureta universal de Mccall 13/14
Foice morse 00 (interproximal)
04. Qual(i) o(s) instrumental(is) que é(são) indicado(s) para raspagem SUBgengival dos dentes ANTERIORES?
Cureta de Gracey 5/6
Foice morse 00 (interproximal)
05. Qual(i) o(s) instrumental(is) que é(são) indicado(s) para raspagem SUPRAgengival dos dentes POSTERIORES?
Cureta universal de Mccall 17/18
Foice morse 00 (interproximal)
06. Qual(i) o(s) instrumental(is) que é(são) indicado(s) para raspagem SUBgengival dos dentes POSTERIORES?
Curetas de Gracey 7/8; 11/12; 13/14
Foice morse 00 (interproximal)
07. Explique a importância da profilaxia e polimento das superfícies dentais após a instrumentação periodontal.
É de extrema importância visto que, remove os restos de placa bacteriana, prevenindo o dente de carie e prevenindo inflamações que possam vir a ocorrer. Além disso ela visa deixar a superfície do dente sem “riscos” que possam acabar auxiliando o acumulo de biofilme, oferecendo ao dente mais brilho e vitalidade. Já o flúor tem como função proteger ainda mais os dentes e promover a remineralizaçao dentaria.

Continue navegando