Buscar

Antropologia e etnografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Antropologia e etnografia 
Pesquisa etnográfica que com base na antropologia tem o objetivo de entender de forma mais embasada as comunidades e seus vários grupos sociais, possibilita adentrar no contexto sociocultural de seus informantes e conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo.
Existe dois tipos de etnografia, a dialógica, que está vinculada entre o pesquisado e pesquisador, onde há um diálogo como sugere o nome; e a interpretativa ligada ao antropólogo que tenta compreender a cultura e organização social.
Laudos antropológicos são uma documentação da realidade e a verdade de fatos que dizem respeito de índios, ciganos, quilombolas, populações normais e suas comunidade e organizações. Usados para fazer a interpretação e a aplicação do Direito relativo a tais comunidades e seus membros.
Os laudos antropológicos são importantes nos processos judiciais devido ao diálogo entre o universo jurídico e a conjuntura antropológica que visa garantir o direito de minorias e evidenciar a correspondência da Constituição em relação às diferenças de culturas.

Outros materiais