Buscar

atv01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A análise de um negócio com a compreensão de seu fluxo de trabalho, identificação dos responsáveis envolvidos e respectivas informações que manipulam essas tarefas são importantes para se conceber a devida implantação de um sistema de gestão. Diante do cenário a seguir, responda, na sequência, as questões avaliativas.
Uma rede de lojas de papelaria deseja atualizar o sistema de informação e, para isso, foi feito um levantamento sobre seu funcionamento. Durante uma compra em uma de suas lojas, o cliente seleciona os produtos nas prateleiras e dirige-se ao caixa. Caso seja necessário, ele pode solicitar o apoio de um atendente do estabelecimento, que indicará não apenas a localização dos produtos, como também as consultas em estoque. Ao chegar até o caixa, o funcionário registra os itens selecionados por meio dos códigos de barras ou via consulta aos produtos. Caso o cliente queira, ele pode se cadastrar e aproveitar ofertas e descontos.
Em cada uma das lojas, há um gerente que acompanha os atendimentos, avalia o volume das vendas e confronta o estoque atual para, conforme a necessidade, solicitar a reposição junto ao centro de distribuição, um estoque geral que alimenta todas as lojas da rede. Nesse centro de distribuição, existem os técnicos que atendem aos pedidos e despacham os produtos para as reposições. Há também o analista de compras que avalia o estoque e até requisita pedidos que sejam necessários aos fornecedores.
Para toda a rede, existe uma gerência comercial que avalia o volume de vendas em geral, identifica o desempenho das filiais e percebe os padrões de compra dos clientes para o direcionamento de campanhas com ofertas exclusivas. Na empresa, existem ainda os diretores-executivos, que acompanham todo o desempenho do negócio e, ultimamente, com a análise de crescimento do comércio eletrônico voltado para o ramo de papelarias, pretendem abrir lojas virtuais.
Diante desse cenário, responda às questões a seguir:
 
a) Identifique pelo menos quatro responsáveis envolvidos no negócio, atribua um nome ao(s) processo(s) ou tarefa(s) que executam, seus respectivos níveis hierárquicos e quais informações manipulam no cotidiano.
b) Para um gerente de loja, apresente um esboço de um relatório que ele pode usar para avaliar as vendas e eventual reposição de estoque da loja.

Outros materiais