Buscar

Anatomia do paladar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia do paladar
Estruturas anatômicas do paladar: 
A boca, também referida como cavidade oral ou bucal, é formada pelas bochechas, pelos palatos duro e mole, e pela língua. Os lábios são pregas carnosas em torno da abertura da boca e junto as bochechas auxiliam no processo de fala e mastigação. Já os dentes são estruturas acessórias do sistema digestório, localizadas nos alvéolos ósseos da mandíbula e das maxilas.
O palato duro compõe a parte anterior do teto da boca e consiste nos ossos palatinos e das maxilas. Já o restante do teto é formado pelo palato mole, que é muscular e pendurado a ele encontra-se a úvula palatina. Na parte posterior desse palato mole, a boca comunica-se com a parte oral da faringe através do istmo das fauces e posterior a essa abertura estão as tonsilas palatinas.
A língua é uma estrutura localizada no assoalho da cavidade bucal e é composta de músculos esqueléticos revestidos por uma túnica mucosa. A margem e a região superior da língua estão recobertas por projeções denominadas papilas linguais, em algumas dessas papilas estão localizados os botões gustatórios responsáveis pela percepção do paladar.
Os botões gustatórios são encontrados em três tipos de papilas da língua:
(1) grande quantidade de botões gustatórios está localizada nas paredes dos sulcos que circundam as papilas circunvaladas, que formam uma linha em V na superfície posterior da língua;
(2) uma quantidade moderada de botões gustatórios se localiza nas papilas fungiformes na superfície plana anterior da língua;
(3) uma quantidade moderada de botões gustatórios se encontra nas papilas foliáceas, localizadas nas dobras, ao longo das superfícies laterais da língua.
Os botões gustatórios adicionais estão localizados no palato, e alguns poucos nas papilas tonsilares, na epiglote e até mesmo no esôfago proximal.
Além disso, existem estruturas acessórias denominadas de glândulas salivares que formam a saliva, e despeja esse líquido na cavidade bucal. As glândulas parótidas localizam-se abaixo das orelhas, a submandibulares ficam sob a raiz da língua e o assoalho da boca, enquanto as sublinguais situam-se anteriormente as glândulas submandibulares.
Referências:
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: Uma abordagem Integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Tortora, Gerard J. Princípios de anatomia e fisiologia / Gerard J. Tortora, Bryan Derrickson; tradução Ana Cavalcanti C. Botelho... [et al.]. – 14. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
GUYTON, A.C. e Hall J.E.– Tratado de Fisiologia Médica. Editora Elsevier. 13ª ed., 2017.

Continue navegando