Prévia do material em texto
PROVA IV HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA II 1- Compreendemos que aprender e ensinar uma língua estrangeira é muito mais do que entender regras gramaticais, pois a língua faz com que nos comuniquemos no cotidiano, ou seja, além das situações simuladas em sala de aula. Nesse sentido, é muito importante que as atividades de escrita sejam pautadas em situações da vida real. A partir disso, apresente três atividades que envolvam a escrita em língua inglesa e que sejam adequadas aos estudantes do ensino médio. ( * Máximo 4000 caracteres ) R: A partir deste nível, que é o ensino médio, uma das particularidades que se tem de ter em conta, é de que é um período de aprimoramento da fase escrita, visto que é a última fase ante do ingresso para a faculdade. Sabe-se que nesta fase ainda não existe um domínio da língua inglesa, logo, os alunos não vão depender de um processo inatista, mas sim de habilidades de aprendizagem. Visto que estes alunos estão na última fase antes do ingresso no ensino superior, há que ter um estimulo virado à produção textual. Visto isto, as atividades entram dentro de um contexto de writing, o que ajudará os alunos nesse aprimoramento escrito. As atividades a serem praticadas devem ser envoltas em seu cotidiano, para desta forma o aluno possa ter mais facilidade de compreender a tarefa a ser desenvolvida. Nesta faixa etária é bom se trabalhar com banners publicitários, para que os alunos consigam tirar os sentidos semânticos envoltos a essas propagandas, e depois poder dissertar sobre elas. Outra atividade boa a ser desenvolvida com estes alunos, é interpretação das mensagens expostas em redes sociais, uma linguagem mais tecnológica, na qual eles estão imersos em seu cotidiano, então expor alguns tipos de mensagens de redes sociais, e depois dissertar sobre elas retirando da mesma forma os vários sentidos semânticos que podem ser interpretados. Outra atividade pode ser a letra de música para que eles possam extrair o sentido conotativo da letra e aplicá-la ao seu cotidiano, fazendo através de um texto dissertativo, que ser á depois transformado em uma interação oral como todas as anteriores. Nesta fase de ensino à que se estimular a aprendizagem da língua inglesa através dos processos sociais, cognitivos sob os quais estes alunos estão imersos em seu cotidiano. 2- A escrita é um processo que ocorre de maneira consciente. Não é como a fala, que vamos aprendendo aos poucos e quando nos damos conta estamos falando. Temos que ser apresentados ao código alfabético para que, em seguida, possamos compreender que cada letra possui um valor sonoro. Descreva as duas fases da alfabetização apresentando suas principais diferenças. ( * Máximo 4000 caracteres ) R: O processo de alfabetização é composto por várias fases de evolução, sendo um dos principais processos a aquisição da leitura e da escrita, para a inclusão dessa criança à sociedade. Uma parte inicial do processo, ela se dá de forma mais atribulada, visto que conforme o professor vai desenvolvendo o conteúdo de alfabetização, ela vai se posicionando em quais são as dificuldades presentes entre os seus alunos. Como também é necessário que se inclua neste processo os fatores externos que vêm com a criança, para que o aprendizado se dê de forma mais efetiva. Todos estes processos de alfabetização devem ser efetuados através de atividades mais prazerosas ao aluno, para que ele se sinta mais à vontade as desempenhando. Nesta fase é mais usado o estimulo visual para que se desenvolva o escrito, e se dê o processo de aquisição da leitura e da escrita. Na alfabetização temos a fase pré-silábica, onde o processo se dá mais através dos desenhos e da assimilação de sons que lhes são apresentados para os conhecimentos do alfabeto. Em segundo a fase silábica onde a escrita já começa a poder, onde se vai atribuindo os sons às letras podendo desta forma efetuar a ligação entre os sons e a escrita. Depois passamos à fase silábica alfabética, onde começamos a juntar os sons de letras e a formação de palavras se começa a dar. E por último a fase alfabética, onde já existe a compreensão da fase escrita e oral, então começa-se a fazer o uso dela no contexto social. Nesta última fase, o aluno já é capaz de efetuar uma leitura com ou sem as imagens, separando as palavras e formando as frases. Na língua inglesa o processo se dá da mesma forma, mas a fase inicial ela á é aproveitada do ensino da língua materna, com a diferença de que a parte fonética irá ser evoluída a outra língua, então desta forma começaremos a ter indivíduos que são capazes de ler escrever e se comunicar de forma mais habilidosa, podendo daí se desenvolver atividades de desenvolvimento ao aprendizado da língua em si.