Buscar

JulianaZucolotto _ Amostragem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
JULIANA ZUCCOLOTTO
AMOSTRAGEM
*
*
Amostra
 A amostra é parte de um universo ou de uma população, e contém as mesmas características destes.
 TECNICAS AMOSTRAIS
 As técnicas amostrais se dividem em dois grupos:
 1. Amostras probabilísticas e 
 2. Amostras não probabilísticas
*
*
Amostras probabilísticas
Utiliza-se os conceitos de estatística, pois, nesse tipo de amostra, todos os elementos da população tem igual probabilidade ( e diferente de zero) de serem selecionadas para compor a amostra. 
Há quatro procedimentos básicos para obtenção de amostras probabilísticas: simples, estratificada, sistemática e por conglomerado.
1. Probabilística simples – é uma escolha aleatória dos elementos que farão parte da amostra. Há igual probabilidade, diferente de zero, de cada elemento da população ser escolhido por meio de sorteio.
*
*
2.Probabilística estratificada – é aplicada quando há necessidade de subdividir a população em estratos homogêneos, por exemplo, por classe social, idade, sexo, etc.
3.Probabilística sistemática – os elementos serão selecionados aleatoriamente e será estabelecidos um intervalo entre esses elementos. A divisão pelo numero do universo pelo numero da amostra.
4.Probabilística por conglomerado – exige a utilização de mapas detalhados de regiões, estados municípios e cidades,pois, para a seleção da amostra, há subdivisão da área a ser pesquisada por bairros , quarteirões e domicílios, que serão sorteados para a composição da amostra.
*
*
Amostras não probabilísticas
As amostras são selecionadas por critérios subjetivos do pesquisador, de acordo com sua experiência e com o objetivo do estudo.Podem ser divididas em não probabilísticas por conveniência, por julgamento e por cota.
1. Não probabilística por conveniência – são pessoas que estão ao alcance do pesquisador e dispostas a responder o questionário.
2. Não probabilística por julgamento – são selecionados segundo o critério de julgamento do pesquisador, tendo como base o que se acredita que o elemento selecionado possa fornecer ao estudo.
3. Por cota – procura-se uma amostra que se identifique em alguns aspectos com o universo. 
*
*
Cálculo amostral

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes