Buscar

Questões_Weber_Capítulo IIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EAE – 120 – 2009 – Aula de 21/10/2010
Questões sobre o Capítulo II (O espírito do capitalismo) d’A Ética de Weber
Por que razão Weber usa esta longa citação de Franklin? Por que ele não oferece, em lugar deste recursos literário, uma clara definição do que é capitalismo?
“Na verdade o que é aqui pregado não é uma simples técnica de vida, mas sim uma ética peculiar...” (p. 31). Isso quer dizer que a preocupação básica de Franklin não é com “ganhar dinheiro”?
O que quer dizer “ethos”? (procure em dicionário ou na internet e aplique ao que Weber escreve).
O que é esse “ethos particular” presente no capitalismo norte-americano e europeu e ausente dos capitalismos chinês, indiano e da Babilônia? (p. 32)?
As atitudes de Franklin podem ser definidas como puramente utilitaristas? (p. 32).
 “A aquisição econômica não mais está subordinada ao homem como meio de satisfazer suas necessidades materiais” (p. 33). Que semelhanças e que diferenças você consegue ver, a partir desta frase (deste parágrafo) entre Marx e Weber?
Qual é a idéia mais característica e em certo sentido a base fundamental da ética social da cultura capitalista?
Na p. 34 Weber faz críticas ao materialismo histórico e à tentativa de explicar o capitalismo pela seleção natural: que críticas são estas? Ao final do texto (uns cinco parágrafos antes do final do capítulo) ele retoma esta crítica ao “materialismo histórico” falando de Florença e da Pensilvânia: em que consiste esta crítica? (p. 49).
Por que as práticas inescrupulosas (o domínio universal da mais absoluta inescrupulosidade, p. 36) são características dos países em que o capitalismo é mais atrasado?
O que é “tradicionalismo”? (p. 37).
É possível que, diante da oferta de um ganho por hora maior, alguém responda trabalhando menos, em vez de trabalhar mais? De que maneira Weber caracteriza tal atitude, com relação ao “espírito do capitalismo”?
“O trabalho deve...ser executado como um fim absoluto por si mesmo – como uma vocação” (p. 39). Isso se consegue por meio de salários?
É possível haver “empreendedor tradicionalista”? (p. 43)
Existe relação entre a noção de “vocação” e a divisão do trabalho, tal como estudada em Smith?

Outros materiais