Buscar

Era uma vez um menino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Leonardo Guarany Vieira
Letras – noite - Produção Textual I
Para Entender o texto: leitura e redação
Proposta de Redação (página 269)
Sonhos de Maneco
Era uma vez um sonho. Era uma vez um menino. Nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, em uma família humilde e completamente desequilibrada, Manoel de apenas oito anos de idade era obrigado a trabalhar para sustentar sua casa.
Maneco, como era conhecido por todos, acordava todos os dias às cinco horas da manhã e sem pestanejar seguia em direção ao sinal de trânsito, onde vendia seus doces e jornais. Não podia faltar um dia sequer. Seus não trabalhavam e por isso o colocavam nessa situação. Tinha dias em que o menino ficava em pé por mais de doze horas, pois não poderia chegar em casa sem a quantia que havia sido estipulada por seu pai e quando ele não conseguia vender bem, preferia dormir na rua do que voltar para casa e ser espancado por seu pai que na verdade utiliza praticamente todo dinheiro conquistado com o sofrimento e suor de Maneco para se drogar. O menino não podia brincar e nem estudar.
Mesmo com todo sofrimento, Maneco estava sempre sonhando, mesmo que acordado e dizia que quando crescesse seria doutor. Mas a vida não é como a gente quer: entre o sonho e a realidade, existe um anjo mau que resiste ao nosso desejo.

Outros materiais

Outros materiais