Buscar

Comparação de artigos de Elen Cristina e de Haudrey

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unifaminas- Medicina 
Data:14/06/2020 professora: Vitoria 1º período 
Aluna: Shirley Oliveira Silva 
ATIVIDADE 2 
A partir da leitura do artigo de ELEN CRISTINA DIAS DE MOURA, “Eu te benzo, eu te livro, eu te curo: nas teias do ritual de benzeção” e de  Haudrey Germiniani Calvelli, “Um olhar antropológico sobre as benzedeiras, cartomantes e videntes na Zona da Mata mineira”, apresente aproximações e distanciamentos dos autores. O que eles acrescentam e complementam? O que eles se distanciam ou separam?
No artigo de Haudrey podemos ver que ele retrata os ´´serviços´´ de um modo geral, mostrando várias outras especificidades oferecidas pelo ´´profissional do sagrado´´ o distanciamento da benzenção é bem explícito como por exemplo formas de reatar relacionamentos, baralho cigano ou em busca de algo que não esteja dentro da saúde corpórea ou mental. Ele mostra um olhar mais moderno entre a tradição e os dias atuais até mesmo nas divulgações de seus ´´serviços´´ que são folhetos, e até mesmo pela internet. Os ´´profissional do sagrado´´ recebem pagamento em dinheiro dos clientes a quem oferecem tal serviços, sob a forma de consultas diretas, ou de trabalhos próximos à magia, e vivem do trabalho religioso como única fonte de renda econômica. Ou seja, podemos perceber que no artigo de Haudrey é uma forma bem mais moderna, e que algumas vezes foge muito da antiguidade e seus ancestrais. 
Comparando com o artigo de Elen, ele retrata os meios mais antigos e trabalhados na benzenção, tendo uma forte relação em como é feito as práticas do benzimento, as orações, a forma como é passado esse conhecimento. No artigo as práticas de benzenção estão voltadas à cura dos males, físico ou espiritual, realizadas desde a Idade Média e passadas de geração em geração. Os benzedeiros utilizam técnicas de benzimento, orações, simpatias, garrafadas, amuletos e etc. Relata-se também ao costume da “benção” influenciada por costumes católicos, retratado na bíblia e disseminado por longas gerações, mas que em dias atuais está cada vez mais raro. 
Os dois artigos retratam um mesmo ideal, as formas de benzenções, porem vemos um distanciamento de como é feito e que nos dias atuais as pessoas usam isso como forma de renda e até mesmo sendo charlatões como retratado no artigo de Haudrey. E muitas vezes as pessoas acabam se distanciando pelo fato de existirem impostores e assim levando o legado de benzençoes como uma forma apenas de lucrar e acabando perdendo a fé. Mesmo tendo um distanciamento entre gerações, nos dias atuais essas práticas perderam força pelos jovens, contudo continuam muito forte com as gerações passadas como retratado no artigo de Elen.

Outros materiais