Buscar

ajeitar pedidos e colocar testemunhas - caso concreto 2- pratica penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITEROÍ/RJ 
PEDRO, nacionalidade, estado civil, engenheiro, portador do RG nº , inscrito no CPF sob nº, residente e domiciliado em endereço completo, vem neste ato por intermédio de seu advogado devidamente constituído conforme procuração anexa, perante, Vossa Excelência, nos termos do artigo 41 do Código de Processo Penal, propor a presente:
QUEIXA-CRIME
Em face de HELENA, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do RG nº , inscrito no CPF sob nº, residente e domiciliada em endereço completo, pelos fatos e fundamentos expostos a seguir: 
DOS FATOS 
O querelante marcou, através da rede social Facebook uma reunião com seus amigos e parentes em uma churrascaria para comemorar a ocasião de seu aniversário. Assim procedeu fazendo uma postagem pública para convidar seus contatos, na sua conta a qual ele utiliza para entrar em contato com diversas pessoas de seus variados círculos sociais. A querelada, que é vizinha e antiga namorada do querelante, viu o convite publicado para aquela comemoração, e publicou então uma mensagem no perfil do mesmo, na qual afirmava o seguinte: 
“Não sei o motivo da comemoração, já que Pedro não passa de um idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha! Ele trabalha todo dia embriagado e vestindo saia! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a empresa em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo!?” 
Com essa postagem, que pretendia prejudicar Pedro perante seus colegas de trabalho e denegrir sua reputação, Helena o a tingiu, de forma que assim que ele viu a mensagem com alguns amigos presentes, sentiu -se mortificado e acabou se abatendo tanto que desmarcou a comemoração daquela noite para seu aniversário. 
 No dia seguinte aos fatos, Pedro procurou a Delegacia de Polícia Especializada em Repressão aos Crimes de Informática e narrou o caso à autoridade policial, entregando o conteúdo impresso da mensagem ofensiva e a página da rede social na Internet onde ela poderia ser visualizada, estes sendo os fatos, passo a fundamentação.
DO MÉRITO 
A querelada incorreu no crime de difamação do artigo 139, do Código Penal, pois narrou em sua postagem fatos não criminosos do querelado, os quais foram prontamente vistos por terceiros e dessa forma atingiu a honra objetiva do autor, devendo neste caso fazer com que a mesma promova uma retratação.
Incorreu ainda no crime de injúria do artigo 140, do Código Penal, pois atribuiu ao antigo namorado adjetivos pejorativos, de forma que lhe alcançou a honra subjetiva, irrecuperável da qual tornou o autor triste e abatido, até mesmo desmarcando a comemoração antes prevista vez que não se sentia mais bem com toda a situação.
Por fim, a de se notar que a esses crimes se aplica o concurso material do artigo 69, do Código Penal, posto que houve uma ação resultante em dois crimes, devendo as penas dos crimes atribuídos a querelada serem acumuladas. 
Dessa forma, pede-se a condenação da querelada pelo artigo 139, combinado com o 140, na forma do 69, do Código Penal.
DO PEDIDO 
 Diante do exposto, requer que:
1. A total procedência dos pedidos dessa inicia, sendo a querelada condenada as penas do artigo 139, combinado com o 140, e 141 III, na forma do 69, todos do código penal;
2. Que seja citada a querelada para que, querendo, apresente resposta no prazo de lei, sob pena de confissão e revelia; 
3. A oitiva das testemunhas arroladas
4. Que seja o membro do MP notificado, para que, querendo, adite a inicial; o acusado nos termos do artigo 397, III, do Código de Processo Penal;
5. Que vossa excelência fixe indenização mínima de cunho moral, com base no artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal;
DAS PROVAS
Protesta pela produção de todas as provas admitidas em direito, e m especial as documentais, periciais e testemunhais. 
 
DO VALOR DA CAUSA
	Dá-se a causa o valor de R$ 100,00 (Cem Reais)
ROL DE TESTEMUNHAS
1. Marcos (Qualificação completa)
2. Miguel (Qualificação completa)
3. Manuel (Qualificação completa)
Termos em que pede deferimento,
Local, data 
Advogado
OAB/UF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais