Buscar

aula 1 slides poder e autoridade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PODER & AUTORIDADE
*
Poder do povo
Poder aquisitivo
Poder da elite
Poder da natureza
Poder do dinheiro
Pessoas poderosas
Empresa poderosa
Governo poderoso
*
A fonte originária do poder encontra-se na capacidade de coagir ou de estabelecer uma relação de domínio sobre os outros, na produção de efeitos desejados ou no controle das ações dos outros. (Srour, 1998)
*
O indivíduo ou o grupo dotado de poder pode influenciar o comportamento e os resultados de outras pessoas. Pode conseguir o que quer de acordo com seus interesses. (MORGAN, 1996)
*
PODERES DO ESTADO
Legislativo: estabelece normas gerais e abstratas que regem a vida em sociedade, por meio de manifestação de vontade a ser obedecida toda vez que ocorre o fato descrito na norma. Exemplo: quem importa mercadoria paga o imposto sobre importação. Esta é uma lei. 	
*
PODERES DO ESTADO
 
Executivo: traduz num ato de vontade individualizado a exteriorização abstrata da norma. Exemplo: cobrar do importador o tributo na quantidade prevista na lei é ato executivo. 
*
PODERES DO ESTADO
 
Judiciário: dirime controvérsias que podem surgir na aplicação da lei. Exemplo: se o importador considera indevido o tributo cobrado surge uma lide a ser resolvida pelo Judiciário.
*
O PODER é a capacidade formal de governar, por exemplo;
AUTORIDADE é o poder moral para governar.
*
AUTORIDADE (auctoritas): aquele que age e que acrescenta. A autoridade de uma pessoa é um dom, uma qualidade ou capacidade natural, que leva as outras pessoas a respeitá-la e segui-la.
*
BOM DESEMPENHO DA AUTORIDADE
RESPEITO À VERDADE
RESPEITO À LIBERDADE INDIVIDUAL
DEFESA DO BEM COMUM
*
A verdadeira autoridade convive com a liberdade dos grupos sociais. Precisamente porque as pessoas percebem como um bem o espaço aberto pela autoridade ao seu desenvolvimento pessoal, é que elas seguem a autoridade, o chefe, o líder.
*
O bem comum é o conjunto de condições sociais que permite e favorece aos membros da sociedade o seu desenvolvimento pessoal e integral.
*
Exemplos dos componentes de bem comum de uma Nação
 recursos materiais e o território
 receita global e o salário justo
 propriedade privada
 previdência social
 segurança
 saúde
 preservação do meio ambiente
*
Exemplos dos componentes de bem comum de uma Nação
 idioma, cultura, artes, letras e ciências
 moralidade pública
 estradas, transporte, água, eletricidade
 poderes executivo, legislativo e judiciário
 defesa da liberdade e dos direitos individuais
*
A ordem dada por uma autoridade é, cedo ou tarde, submetida a uma verificação do seu conteúdo de verdade. Se ordens não forem corretamente fundamentadas, se não forem éticas, perderão seu fundamento e crédito.
*
A única sociedade em que a autoridade se origina sem formalidades é a família natural; a autoridade pertence ao casal que a constitui. O primeiro pacto social é a família.
*
Toda sociedade, com exceção da família, conta com um conjunto de normas para escolha da autoridade que a governa. Toda autoridade lida com questões complexas e necessita de cooperação e do poder coercitivo.
*
O Poder Coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em ameaças e punições. Por exemplo, se um indivíduo não desempenhar seu trabalho adequadamente ou se não acatar as ordens de seu superior, ele pode ser ameaçado de demissão. 
*
As pessoas reagem a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer caso não concorde: aplicação ou ameaça de aplicação de sanções físicas, como infligir dor, gerar frustração por restrições de movimento ou de controle à força. (ROBBINS, 1999) 
*
Visão otimista do homem de acordo com Aristóteles, Política, 1253, IV séc. a.C. * Estagira, colônia da Trácia – Grécia, em 384 e + 322 a.C.
 “A singularidade do homem, em comparação com o resto do mundo animal, está em que apenas ele possui a percepção de bem e mal, de justo e injusto, e de outras qualidades similares; e é a associação na percepção comum dessas coisas que constitui uma família e uma cidade [...] 
*
Visão otimista do homem
 
“O homem isolado – aquele que é incapaz de partilhar benefícios da associação política ou que não precisa partilhar porque já é auto-suficiente – não pertence à cidade, sendo, portanto, ou uma besta selvagem ou um deus.”
*
Visão otimista do homem
  
“O estado é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo; o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do estado.”
*
Visão pessimista 
segundo Thomas Hobbes. Criou uma teoria que fundamenta a necessidade de um Estado Soberano como forma de manter a paz civil. * Westport, Inglaterra, 5 /4/1588 + 4/12/1679
 “Os desejos dos homens são diferentes, visto que eles diferem entre si em temperamento, costume e opinião; nós vemos isso em percepções sensoriais tais como o paladar, tato ou olfato, mas ainda mais nos negócios comuns da vida, 
*
Visão pessimista 
onde aquilo que uma pessoa aprova – ou seja, chama de bem – outra vai condenar e chamar de mal. De fato, com freqüência o mesmo homem, em momentos diferentes, irá aprovar e censurar a mesma coisa; quando for o caso, surgirá necessariamente a discórdia e o conflito.”
*
Visão pessimista
 
 “Sem um poder comum para mantê-los em assombro, os homens estão naquela condição que é chamada guerra; e uma guerra tal que é de cada homem contra cada homem. [...]
*
Visão pessimista
 
 Em tal condição, não há lugar para o trabalho, pois seus frutos são incertos, e conseqüentemente não há cultivo da terra; não há navegação, nem o uso de mercadorias que podem ser importadas por mar; não há artes, literatura, sociedade”.
*
Visão pessimista
 “A única maneira de construir tal poder comum, capaz de defender os homens das invasões de estrangeiros e das agressões mútuas [...] é outorgar todo seu poder e força a um homem, ou a uma assembléia de homens, que possa submeter todas as vontades a uma única
*
Visão pessimista
 
Isto é mais do que consentimento ou concórdia; é uma união real através de um pacto [...] como se cada homem dissesse para cada homem, ‘eu autorizo e cedo meu direito de me auto-governar a este homem, ou a esta assembléia, sob a condição de que você ceda o seu direito a ele e autorize todas as suas ações de uma maneira análoga’. 
*
Visão pessimista
Isso feito, a multidão assim unida é chamada comunidade política [commonwealth], em latim civitas. Tal é a origem daquele grande Leviatã, ou melhor, daquele deus mortal, ao qual devemos, sob o Deus imortal, nossa paz e defesa.”
 
Thomas Hobbes, Leviathan, 1651, p. 112
*
Visão rousseauniana
 
“Para Rousseau, o estado humano inicial é de inocência feliz – o homem é naturalmente bom – mas a partir da técnica e da propriedade privada cai num estado semelhante ao que é descrito por Hobbes, e para sair dele é instituído o ‘pacto social’, a ‘anexação total de cada associado sob a suprema direção da vontade geral’; 
*
Visão rousseauniana
 
‘este ato de associação produz um corpo moral e coletivo que recebe, por esse mesmo ato, a sua unidade, o seu eu comum, a sua vida e a sua vontade’.”
 
[Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, em 28 de junho de 1712 e faleceu em 2 de julho de 1778]
*
O Brasil e o poder do Estado
Mais dependentes de iniciativas governamentais, os brasileiros pobres acreditam que cabe ao Estado intervir mais na economia e na vida dos indivíduos. O que não é difícil de entender:
*
baixos níveis de escolaridade resultam em renda mais baixa; e renda mais baixa leva a um sentimento de incapacidade e impotência. Esta situação os leva a considerar o Estado um grande pai protetor. Alberto Carlos Almeida, A cabeça do brasileiro, p. 179.
*
Texto: origem da ordem social.
Fonte: livro Curso de ética em adm, p. 94/95
*
Ler resultado de pesquisa:
Livro “A cabeça do brasileiro, p. 179, tabela 1, Estado, eu te amo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais