Buscar

FISIO CAP 5 GUYTON neuro

Prévia do material em texto

FISIO CAP 5 GUYTON
POTENCIAL DE AÇÃO
ESTÁGIO DE REPOUSO: potencial de repouso da membrana, antes do início do potencial de ação. Diz-se que a membrana está “polarizada” durante este estágio,em razão do potencial de membrana de -90milivolts negativo existente.
ESTÁGIO DE DESPOLARIZAÇÃO: a esse tempo, a membrana fica subitamente muito permeável aos ions sódio, permitindo que grande número de íons sódio, positivamente carregados se difunda para o interior do axônio. O estado normal de “polarização” de – 90 milivolts é, de imediato, neutralizado pelo influxo dos ions sódio com carga positiva, com o potencial aumentando, rapidamente, para um valor positivo. Isso é referido como despolarização. Nas fibras nervosas de maior calibre, o grande excesso dos íons sódio positivos que se deslocam para o interior da fibra faz com que o potencial de membrana “ultrapasse” (overshoot) rapidamente o nível zero e torne-se positivo. Em algumas fibras delgadas, bem como em muitos neurônios do sistema central, o potencial de membrana simplesmente se aproxima do nível zero, não o ultrapassando para chegar ao estado positivo.
ESTÁGIO DE REPOLARIZAÇÃO: em alguns décimos de milésimos de segundo após a membrana ter ficado muito permeável aos íons sódio, os canais de sódio começam a se fechar e os canais de potássio se abrem mais que o normal. Então, a rápida difusão dos íons potássio para o exterior restabelece o potencial de repouso negativo da membrana. Isso é referido como repolarização da membrana.

Outros materiais