Buscar

apol biomecanica

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Biomecânica
Leia o trecho de texto:
“Essas análises cinemáticas são capazes de medir, de forma tridimensional, o movimento que está ocorrendo e com um grau de precisão muito alto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 39.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que apresenta corretamente a vantagem da aplicabilidade da eletromiografia como análise e prevenção de riscos físicos:
Nota: 10.0
	
	A
	A detecção de indicadores preditivos que caracterizem comportamento de talentos esportivos.
	
	B
	A capacidade de olhar exatamente o que está acontecendo dentro de cada músculo analisado.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A avaliação por eletromiografia pode fornecer informações precisas e importantes sobre o grau de ativação dos músculos observados. Eletrodos colados sobre a pele do indivíduo, em pontos específicos, são capazes de medir e registrar o grau de ativação dos músculos (atividade elétrica) e identificar como eles estão sendo ativados ou inibidos para que um determinado movimento seja realizado” (livro-base, p. 38).
	
	C
	O registro de imagens e as consequentes reconstruções com auxílio de pontos marcados.
	
	D
	As alterações no padrão técnico que identificam disfunções no comportamento motor durante o contato do pé com o solo.
	
	E
	A influência de fatores externos relacionados especificamente sobre o controle de sobrecarga no treinamento.
Questão 2/10 - Biomecânica
Leia a citação:
“Alguns conceitos que competem à biomecânica eram tratados em outras disciplinas, como a ideia de torques e alavancas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 16.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre as áreas de conhecimento da biomecânica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A biomecânica estuda apenas os movimentos do ser humano, incluindo o funcionamento de músculos antagônicos.
	
	B
	A biomecânica tem diferentes áreas de conhecimento, mas com método avaliativo voltado somente ao aspecto do sistema muscular.
	
	C
	A biomecânica é uma das formas para estudar a maneira como o homem se adapta às leis da mecânica quando realiza movimentos involuntários.
	
	D
	A biomecânica é uma ciência muito ampla, a qual acaba se apropriando de conceitos de diversas áreas para poder desenvolver seu raciocínio.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A biomecânica é uma ciência muito ampla, que acaba por se apropriar de conceitos de diversas áreas para poder desenvolver seu raciocínio. Todas essas áreas, de alguma forma, estão interligadas e, portanto, é necessário que você compreenda a biomecânica como um todo para que suas análises tenham real sentido” (livro-base, p. 25).
	
	E
	A biomecânica é uma disciplina derivada das ciências naturais que se preocupa exclusivamente com a análise física do sistema nervoso.
Questão 3/10 - Biomecânica
Leia o excerto de texto:
“Além de inúmeros exemplos de análises qualitativas, existem também várias avaliações que são realizadas de forma quantitativa. Estas envolvem a utilização dos mais diferentes tipos de equipamentos e procedimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre o dispositivo acelerômetro, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Esse dispositivo fornece dados a respeito da aceleração e, por serem pequenos e leves, podem ser fixados em todo o corpo, medindo individualmente o movimento de segmentos ou pontos específicos do sujeito.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Além de inúmeros exemplos de análises qualitativas, existem também várias avaliações que são realizadas de forma quantitativa. Estas envolvem a utilização dos mais diferentes tipos de equipamentos e procedimentos” (livro-base, p. 35).
	
	B
	Esse dispositivo é utilizado para avaliar os torques ao redor das articulações durante diferentes tipos de ações musculares. Uma aplicação bastante popular desse dispositivo é na avaliação de assimetrias na capacidade de geração de força.
	
	C
	Realiza uma avaliação de flexibilidade dos músculos flexores do quadril (uni e biarticulares, iliopsoas e reto femoral, respectivamente) a partir de uma posição específica, que mensura a capacidade flexível desses músculos.
	
	D
	Por serem dispositivos leves e pequenos, acabam interferindo pouco na execução do movimento e praticamente não têm limitação em sua aplicação.
	
	E
	Esse dispositivo informa durante uma caminhada ou corrida quais são as áreas que recebem pressão e a quantidade de pressão em cada um dos pés.
Questão 4/10 - Biomecânica
Leia a citação:
“É creditada a ele a famosa frase ‘dá-me um ponto de apoio que levantarei o mundo’, referindo-se ao conceito de que, com uma alavanca e um ponto de apoio adequado, qualquer massa poderia ser movida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 17.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideia da função e da utilidade das alavancas:
Nota: 10.0
	
	A
	Facilitam a execução somente de trabalho braçal que exigem força.
	
	B
	Permitem que o esqueleto se mova com pouca eficiência devido à articulação de pouca eficiência.
	
	C
	Explicam como ossos e articulações permitem movimentos econômicos e eficientes.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Arquimedes (287-212 a.C.) desenvolveu a ideia da função e da utilidade das alavancas, as quais explicam hoje como ossos e articulações permitem movimentos econômicos e eficientes” (livro-base, p. 17).
	
	D
	Deixam que o corpo humano realize somente movimentos que não exigem força ou potência.
	
	E
	Permite ao ser humano a capacidade de se mover, mas com pouca eficiência.
Questão 5/10 - Biomecânica
Leia a citação:
“A biomecânica vem ganhando cada vez mais espaço na educação física, principalmente por fornecer ferramental necessário para explicar e solucionar problemas relacionados ao movimento que eram incompreensíveis há muito tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 15.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre métodos biomecânicos de medição, assinale a alternativa que indica corretamente as quatro categorias de medição:
Nota: 10.0
	
	A
	Antropometria, eletromiografia, dinamometria e cinemetria.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Com base nessas informações, podemos concluir que a biomecânica pode ser dividida em quatro grandes áreas: cinemática, cinética, controle e anatomia. Cada uma delas observa aspectos diferentes do movimento humano e, para tal, utiliza metodologias distintas, como a antropometria, a eletromiografia, a dinamometria e a cinemetria, respectivamente” (livro-base, p. 26).
	
	B
	Fenotropia, antropometria, cinematografia e eletromiografia.
	
	C
	Audiometria, eletromiografia, dinamometria e fenotropia.
	
	D
	Radiometria, audiometria, dessimetria e cinemetria.
	
	E
	Radiometria, antropometria, dessimetria e eletromiografia.
Questão 6/10 - Biomecânica
Leia a citação:“A biomecânica é uma ciência muito ampla, que acaba por se apropriar de conceitos de diversas áreas para poder desenvolver seu raciocínio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 25.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que corresponde corretamente às quatro grandes áreas da biomecânica:
Nota: 0.0
	
	A
	Epidemiologia, bioestatística, física e geometria.
	
	B
	Fisiologia, dinamometria, eletromiografia e inércia.
	
	C
	Fisioterapia, gravidade, cinemática e antropometria.
	
	D
	Cinesiologia, linear, angular e torque.
	
	E
	Anatomia, controle, cinética e cinemática.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Com base nessas informações, podemos concluir que a biomecânica pode ser dividida em quatro grandes áreas: cinemática, cinética, controle e anatomia. Cada uma delas observa aspectos diferentes do movimento humano e, para tal, utiliza metodologias distintas, como a antropometria, a eletromiografia, a dinamometria e a cinemetria, respectivamente” (livro-base, p. 26).
Questão 7/10 - Biomecânica
Leia a citação:
“[...] a biomecânica pode ser dividida em quatro grandes áreas: cinemática, cinética, controle e anatomia. Cada uma delas observa aspectos diferentes do movimento humano [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 26.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que descreve corretamente a cinemetria:
Nota: 10.0
	
	A
	Consiste no conjunto de métodos destinados à mensuração dos parâmetros cinemáticos do movimento, como posição, velocidade e aceleração, entre outros.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A cinemática, por sua vez, fornece informações sobre os movimentos realizados. A descrição cinemática dos movimentos por meio de técnicas da cinemetria tem sido a estratégia mais utilizada na análise dos parâmetros biomecânicos dos movimentos [...]. Deslocamentos, velocidades, acelerações de segmentos e articulações podem ser medidos e, assim, determinar padrões de movimento mais eficientes para os gestos esportivos” (livro-base, p. 27).
	
	B
	Esse método estuda os caracteres mensuráveis do corpo humano, particularmente o tamanho, a forma e a composição corporal.
	
	C
	Caracteriza-se pelo registro das atividades elétricas associadas às contrações musculares.
	
	D
	Permite avaliar como controlamos nossos músculos e, em consequência, podemos determinar quais são os responsáveis por esse ou aquele movimento.
	
	E
	Fornece informações sobre a distribuição da pressão plantar, permitem identificar o padrão normal do comportamento ou as anormalidades, bem como desenvolver calçados com aplicabilidades específicas.
Questão 8/10 - Biomecânica
Leia o texto:
As análises biomecânicas nos fornecem informações importantes sobre vários aspectos do movimento humano, principalmente quando relacionados ao desempenho esportivo.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre os dispositivos para análises biomecânicas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Alguns recursos que nasceram de maneira experimental e bem limitada, atualmente se apresentam como ferramentas de baixo custo de implementação, em razão da alta tecnologia envolvida.
	
	B
	Todos os recursos utilizados nessa área da ciência são caros e inacessíveis.
	
	C
	Uma das grandes evoluções em análises biomecânicas foi a popularização dos dispositivos, os quais, em alguns aspectos, podem atualmente ser utilizados como aplicativos de celulares.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Alguns dispositivos, que anteriormente só eram disponibilizados em laboratórios presentes em grandes centros de estudo, hoje podem ser baixados em celulares, no formato de aplicativos gratuitos” (livro-base, p. 43).
	
	D
	Esses dispositivos são insuficientes por apresentarem somente informações quantitativas sobre aspectos de análise do desenvolvimento humano.
	
	E
	Todos esses recursos apresentam limitações, fazendo com que o profissional de educação física entenda: os procedimentos disponíveis não garantem uma observação correta do fenômeno analisado.
Questão 9/10 - Biomecânica
Leia o texto:
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um importante estudioso das mais diversas áreas e seus estudos contribuíram também para o desenvolvimento da biomecânica.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que indica corretamente uma das contribuições de Leonardo Da Vinci para a biomecânica:
Nota: 10.0
	
	A
	É considerado como o primeiro anatomista da história e o primeiro a basear suas conclusões na dissecação de cadáveres.
	
	B
	Desenvolveu as relações do triângulo-retângulo, passando pelo início da racionalidade científica proposta por Hipócrates.
	
	C
	Entre suas contribuições estão o desenvolvimento da mecânica e do paralelogramo de forças, bem como o estudo das forças de atrito e de reação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Entre as suas contribuições estão o desenvolvimento da mecânica e do paralelogramo de forças, bem como o estudo das forças de atrito e de reação” (livro-base, p. 18).
	
	D
	Foi um dos primeiros a propor que os músculos são contráteis e definir os conceitos de músculos agonistas e antagonistas.
	
	E
	Foi o primeiro biomecânico do coração, em razão de sua grande dedicação aos estudos sobre a ação muscular do miocárdio.
Questão 10/10 - Biomecânica
Leia a citação: 
“Por ser uma ciência bastante abrangente, a Biomecânica foi se desenvolvendo ao longo de milhares de anos, utilizando conhecimento de diversas áreas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, R. M.  Biomecânica: aspectos históricos e conceituais. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 17.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais contribuições de Aristóteles para a biomecânica:
Nota: 10.0
	
	A
	Desenvolveu a balança hidrostática e a teoria do movimento uniforme.
	
	B
	Seus estudos sempre se destacaram por associar a ciência à arte, principalmente em representações artísticas de estruturas anatômicas.
	
	C
	Foi o responsável por fornecer as primeiras descrições científicas das funções e das ações musculares, dos ossos e do movimento como um todo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Já Aristóteles (384-322 a.C.), considerado o pai da cinesiologia, foi o responsável por fornecer as primeiras descrições científicas das funções e das ações musculares, dos ossos e do movimento como um todo” (livro-base, p. 17).
	
	D
	Descreveu a teoria do plano inclinado e a definição de momento ou torque.
	
	E
	Elaborou a ideia da função e da utilidade das alavancas.

Outros materiais

Perguntas Recentes