Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Módulo 2 Especificidades da etapa Educação Infantil

Pré-visualização | Página 1 de 2

Módulo 2 Especificidades da etapa – Educação Infantil
	Iniciado em
	Thursday, 16 Sep 2021, 21:42
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Thursday, 16 Sep 2021, 21:44
	Tempo empregado
	1 minuto 56 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Qual é a concepção de criança adotada no Currículo em Ação?
a.
A criança é um sujeito histórico e de direitos, que vivencia, deseja, brinca, aprende, narra, questiona e constrói sua identidade pessoal e coletiva por meio das interações e das práticas cotidianas sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Parabéns, sua resposta está correta! O Currículo em Ação reitera a criança apresentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2017) concebida como sujeito potente que aprende e se desenvolve nas relações sociais vivenciadas cotidianamente e pelas brincadeiras que lhe oportunizam construir sua identidade, brincar e imaginar, fantasiar e aprender, observar e experimentar, narrar e produzir sentidos sobre o mundo físico e social. Vale ressaltar, contudo, que esse processo exige dos profissionais da infância e da estrutura institucional acolhimento e condições apropriadas para garantir as aprendizagens significativas e seu máximo desenvolvimento por meio da intencionalidade educativa.
b.
A criança é resultado de um processo de desenvolvimento da sua inteireza que acontece exclusivamente na creche, pois só a partir dos 4 anos de idade ela adquire seus direitos como sujeito social.
c.
A criança é um sujeito de direitos, histórico e curioso, que aprende e se desenvolve independentemente de estímulos e interações sociais.
d.
A criança é uma etapa da formação humana que requer cuidados higiênicos e assistenciais dos adultos, garantindo-lhe o atendimento das condições físicas em detrimento das dimensões sociais, culturais, cognitivas e históricas.
e.
A criança é um sujeito de direitos que interage e adquire consciência do seu papel no mundo quando tem plenamente desenvolvidas suas capacidades físicas e emocionais.
Feedback
Parabéns! Resposta correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O que as instituições de Educação Infantil devem considerar para organizar ambientes que sejam promotores de aprendizagens significativas e desenvolvimento saudável para as crianças?
a.
Os ambientes devem ser dotados de espaços e materiais que conversem a todo instante com as crianças, oferecendo-lhes segurança, aconchego e poucos desafios.
b.
Os ambientes devem favorecer as interações sociais, as brincadeiras individuais e coletivas e a participação das crianças em muitas atividades de escrita, pois é obrigação da Educação Infantil garantir a alfabetização até o final da etapa.
c.
Os ambientes devem ser convidativos na realização de atividades rigorosamente definidas pelo professor, pois somente assim as crianças terão noção de temporalidade e regularidade na jornada da instituição infantil.
d.
Os ambientes na escola da infância devem ser organizados apenas por adultos experientes, pois a validação dos interesses e das necessidades das crianças impede o cumprimento da proposta de ensino definida para cada grupo etário.
e.
Os ambientes na Educação Infantil devem ser permeados de intencionalidade educativa e de marcos que proporcionem às crianças regularidade das ações, tendo em vista os espaços, os tempos e os materiais adequados, que atendam a seus interesses, suas necessidades e suas singularidades.
Parabéns, sua resposta está correta! Em seus aspectos pedagógicos, o Currículo em Ação apresenta a rotina como organização dos tempos, dos espaços e dos materiais na instituição de Educação Infantil. Entendida como marco favorecedor de regularidade das ações, da garantia de segurança e conforto e também da noção espacial das crianças, o documento aponta que essa cotidianidade deve ser permeada de situações que contemplem as necessidades de alimentação, higiene e descanso, em harmonia com propostas de trabalho que assegurem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. A intencionalidade pedagógica ganha destaque na proposição de oferecer às crianças oportunidades para brincar, interagir, imaginar, fantasiar, expressar seus desejos, realizar suas experimentações, construir suas narrativas, significar objetos e elementos da natureza e da sociedade, com o objetivo de consumir e produzir cultura. Contextos significativos que assegurem essas experiências por meio das múltiplas linguagens, aliadas à organização adequada dos espaços, à boa gestão do tempo e à seleção dos materiais diversos (estruturados e não estruturados), colaboram sobremaneira para a formação integral das crianças, a construção de sua identidade pessoal e coletiva e as aprendizagens esperadas para cada grupo etário.
Feedback
Parabéns! Resposta correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação na Educação Infantil deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado, pois somente assim será possível atribuir as notas de desempenho às crianças para sua aprovação ou sua reprovação.
a.
A avaliação na Educação Infantil deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado, pois somente assim será possível atribuir as notas de desempenho às crianças para sua aprovação ou reprovação.
b.
A avaliação na Educação Infantil consiste apenas na observação crítica, sistemática e criativa do comportamento de cada criança, sem que haja necessidade de registros dos professores ou produções das crianças.
c.
A avaliação na Educação Infantil é pensada na perspectiva da documentação pedagógica, que envolve o planejamento intencional e a escuta ativa do professor, a organização de registros das ações das crianças e a interpretação das informações identificadas no processo para o (re)planejamento de atividades e autoavaliação docente.
Parabéns, sua resposta está correta! O Currículo em Ação defende a documentação pedagógica como uma estratégia didática potente e contextualizada de planejamento docente, acompanhamento das aprendizagens das crianças, registros das vivências cotidianas, análise e interpretação do vivido por elas e por professores e formação contínua do fazer pedagógico docente. Trata-se de um processo que perpassa por toda a ação docente e das crianças no cotidiano da instituição de Educação Infantil, envolvendo a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e das interações delas; a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.); a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos por elas (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental). Além disso, é a documentação específica que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem delas na Educação Infantil. Portanto, mais que um valor testemunhal sobre o que é experienciado pelas crianças em sua jornada, a documentação pedagógica favorece o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e da formação do professor, sempre concorrendo para a promoção da aprendizagem e do máximo desenvolvimento humano delas.
d.
A avaliação na Educação Infantil é um conjunto de registros que evidencia as experiências das crianças no cotidiano da instituição, cuja finalidade é encaminhar as produções para as famílias.
e.
A avaliação na Educação Infantil é um instrumento potente que auxilia apenas o professor a melhorar sua prática educativa, pois não demanda a participação das crianças, por não terem capacidade de emitir qualquer julgamento de valor sobre suas ações.
Feedback
Parabéns! Resposta correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As instituições
Página12