Buscar

Avaliação IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO
RESPONDA COM V OU F O QUESTIONÁRIO ABAIXO:
1 – As normas jurídicas possuem uma estrutura imperativo-atributiva, isto é, ao mesmo tempo em que impõem um dever jurídico a alguém, conferem um poder ou direito subjetivo a outro alguém (outrem). Daí se dizer que a cada direito corresponde um dever. Há essa característica a doutrina denomina de unilateralidade ( F )
2- Para Kant, imperativo categórico é o dever de toda pessoa agir conforme os princípios que ela quer que todos os seres humanos sigam, que ela quer que sejam lei da natureza humana. ( V )
3- Hans Kelsen concebeu que o Direito e a Moral são como esferas dependentes. Para o cientista do Direito, a norma está diretamente atrelada a Moral, cuja validade depende de conteúdos morais. (F )
4- Jusnaturalismo é a corrente de pensamento que reúne todas as ideias que surgiram, no correr da história, em torno do Direito Natural, sob diferentes orientações. ( V )
5- Diz-se que o Direito é autônomo, porque aquilo que juridicamente somos obrigados a cumprir é posto por um terceiro, o Estado. ( F )
6- A moral pode ser conceituada como o conjunto de práticas, costumes e padrões de conduta, formadores da ambiência ética. ( V )	Comment by lorena matos: VERDADEIRO
7- A Sociologia Jurídica estuda os fenômenos mentais que são juridicamente relevantes, estabelecendo um ligamento facilitador do trabalho do legislador e dos intérpretes do Direito. É um ramo do conhecimento científico que auxilia as mais diversas disciplinas jurídicas, principalmente no que diz respeito ao Direito Penal e ao Direito Civil. ( F )
8- A Filosofia do Direito investiga os princípios fundamentais do direito, como norma, poder, realidade, valor ou conhecimento e proporciona condições para que o direito seja analisado de forma diversa da apresentada pelos Códigos e doutrinas, não se restringindo à ordem lógica ou técnica do Direito, mas também aos valores éticos, históricos e sociais. ( V )
9- A Introdução ao estudo do Direito não leva a compreender a linguagem e o método próprios da Ciência Jurídica. ( F )
10- Direito é uma ordem da conduta humana. É um conjunto de normas e regras que possui o tipo de unidade que se entende como sistema. ( V )

Outros materiais