Buscar

1 prova sociologia rural e urbana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?
Você viu 1, do total de 5 páginas

Prévia do material em texto

1A distribuição das riquezas produzidas mundialmente é distribuída de maneira desproporcional ao ponto de que grande parte da população é vítima da segregação espacial, por exemplo. Isso não é mera coincidência, e sim aspecto importante para compreender as dinâmicas de ocupação de determinado território. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A população de baixa renda não sofre segregação espacial.
B
A população de baixa renda geralmente é vitima de segregação espacial.
C
A população de alta renda não tem a possibilidade de ocupar áreas centrais.
D
A população de alta renda tem dificuldade de se locomover.
2Grandes mudanças ocorreram nos meios rurais nas últimas décadas, causadas por fatores como a queda da agricultura e o aumento da urbanização, por exemplo. Em síntese, é possível observar três grupos de mudanças: demográficas, econômicas e institucionais. Considerando estes grupos de mudanças, analise as afirmativas a seguir:
I- As mudanças econômicas ocorrem em virtude da inserção de equipamentos industriais na agricultura.
II- As mudanças institucionais ocorrem a partir da descentralização política, empoderando o local e o regional.
III- As mudanças demográficas ocorrem a partir do êxodo rural, que reduz a mão de obra da agricultura.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e II estão corretas.
B
As afirmativas II e III estão corretas.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
Somente a afirmativa II está correta.
3Do ponto de vista da Sociologia, o mundo rural é um dos seus ramos de estudo chamado de Sociologia Rural. Dentre suas diferentes abordagens, o estudo das comunidades rurais é uma delas. Sobre este ramo da sociologia rural, assinale a alternativa CORRETA:
A
Procura analisar as transformações das comunidades nas zonas rurais e urbanas e seus processos de desenvolvimento econômico.
B
Está vinculada à economia agrária, às ciências jurídicas, à propriedade e ao direito agrário, estabelecendo as relações jurídicas entre as comunidades.
C
Está ligada ao planejamento rural, sua natureza e os efeitos do planejamento proposto pelos agentes envolvidos no entorno rural.
D
Amparada em estudos norte-americanos, refere-se à análise dos indivíduos e comunidades, encarregando-se da vida cultural de uma dada localidade.
4Devido às qualidades encontradas tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais, muitos grupos, na Europa e nos Estados Unidos, desenvolveram relações físicas, econômicas e culturais que aproximaram essas áreas. No Brasil, o estreitamento das relações entre campo e cidade também é possível e aos poucos está se construindo. No entanto, algumas medidas ainda serão necessárias para que isso se efetive. Sobre essas medidas, analise as afirmativas a seguir:
I- O desenvolvimento de políticas básicas de infraestrutura, como água, luz, esgoto e telefonia.
II- A intensificação e qualificação dos meios de transporte entre o campo e a cidade.
III- O processamento dos produtos das colheitas deve ser realizado na cidade.
IV- A cultura dos habitantes do campo e da cidade devem ser devidamente separadas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e III estão corretas.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
5As possibilidades de relações de trabalho no campo vão além da agricultura familiar e das atividades agrícolas ou pecuárias para a agroindústria. A necessidade de mão de obra no campo muitas vezes obedece às sazonalidades do plantio, a carência ou ociosidade da terra. Nesse sentido, muitas relações podem ser estabelecidas, de acordo com cada demanda. Por este motivo, as diferentes relações de trabalho que ocorrem no campo podem ser divididas em cinco tipos básicos. Sobre esses tipos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mão de obra familiar.
II- Posseiros.
III- Parcerias.
IV- Arrendatários.
V- Trabalhadores assalariados temporários.
( ) Relação na qual o trabalhador rural realiza trabalhos temporários de cultivo, colheita ou outros, trocando sua força de trabalho por um salário mensal.
( ) Relação em que o trabalho é realizado em terras da família, pelos próprios familiares. Geralmente ocorre nas pequenas propriedades.
( ) Relação de trabalho em que os pequenos agricultores utilizam terras improdutivas do governo para cultivo, criação ou outras atividades.
( ) Relação de trabalho na qual o trabalhador recebe um pedaço de terra, utensílios e sementes para plantar. Ele paga o aluguel com dinheiro ou parte da produção.
( ) Relação de trabalho em que o trabalhador rural aluga apenas a terra. Ele paga o aluguel com dinheiro ou parte da produção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - II - I - IV - III.
B
V - I - II - IV - III.
C
V - I - II - III - IV.
D
III - I - II - IV - V.
6Existem trabalhadores rurais que não possuem terras para cultivar, mas realizam essa atividade em propriedade de terceiros. Esse tipo de empréstimo pode acontecer de duas formas; parceria e arrendamento. A parceria se realiza quando o dono da terra cede ao trabalhador rural uma determinada parte da propriedade, além de sementes, adubos e outros elementos essenciais para o plantio. Sobre como se dá esse pagamento, assinale a alternativa CORRETA:
A
Dinheiro ou parte da produção.
B
Troca de serviços.
C
Pagamentos de acordo com a CLT, com carteira assinada.
D
Troca de produtos.
7Tradicionalmente, o campo é tido como lugar de atraso, contrastando com o de progresso, que é o urbano. No entanto, essa afirmação não pode ser absoluta, uma vez que nos dias atuais o campo conta com significativas mudanças. Sobre essas mudanças. assinale a alternativa CORRETA:
A
O processo de construção de um imaginário de que morar no campo é mais complexo.
B
O progresso de modernização da agricultura, seguida pela facilidade do acesso aos meios de comunicação.
C
No campo o custo de vida é mais barato.
D
No campo a vida é mais fácil, pois tem menos vizinhos.
8Possuímos tipos distintos de povoamento, cada qual com suas características singulares de ocupação do território terrestre pelo homem. Sobre os tipos de povoamento, analise as afirmativas a seguir:
I- O povoamento concentrado é quando a zona urbana e a rural encontram-se juntas.
II- O povoamento disperso é quando não há um centro comercial para centralizar os serviços oferecidos pela zona rural.
III- O povoamento linear distingue-se em linear contínuo e linear descontínuo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e II estão corretas.
B
Somente a afirmativa III está correta.
C
As afirmativas I e III estão corretas.
D
Somente a afirmativa I está correta.
9Entre os aspectos positivos da urbanização do Brasil, podemos citar a queda no índice que a mortalidade infantil passou a apresentar. Para compreender um pouco disso, é necessário observar que os serviços de saúde estão mais concentrados nos grandes centros urbanos. No entanto, se por um lado houve algumas melhorias, por outro há situações que merecem atenção, uma delas é o problema de mobilidade. Sobre os problemas que causam consequências nas áreas urbanas e rural, assinale a alternativa CORRETA:
A
Degradação ambiental em áreas periféricas.
B
Melhor distribuição das chuvas.
C
Aumento do nível dos rios.
D
Degradação em apenas uma área específica.
10Nos dias atuais, já não se pode mais pensar o espaço rural como oposto ao espaço urbano. Essa concepção identifica o meio rural com a ideia de atraso e subdesenvolvimento, enquanto o meio urbano com a ideia de progresso e desenvolvimento. No entanto, sabe-se que o espaço rural está em pleno processo de transformação, à medida que está sendo afetado pelo desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos dias atuais. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A violência e os problemas ambientais não influenciaram nas características e nas relações do meio rural.
( ) Em tempos de globalização, o meio rural possui vínculos econômicos fortes com os centrosurbanos mais próximos.
( ) O trabalho coletivo e as relações de cooperação no campo não sofreram impactos frente às transformações econômicas.
( ) A terceirização das atividades agrícolas no meio rural foi um dos fatores responsáveis pelas transformações no campo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - V - F - V.