A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Questionário II ESTÉTICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questionário II – Estética
· A indústria cultural que se iniciou na época da industrialização e da produção de forma massiva permitiu a ampliação das fronteiras de informação e a propagação da arte, de forma ostensiva e sem fronteiras. O fenômeno foi estudado por Theodore Adorno e Max Horkheimer, da Escola de Frankfurt, e apresenta algumas características específicas. Assinale a alternativa que as apresenta. ​​​​​​​
Resposta Marcada :
Criada de forma espontânea pelas massas; padronização de objetos culturais; produção da estética com foco no lucro; incentivo ao consumo como recompensa.
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· A educação em arte deve fornecer aos estudantes da educação básica aspectos estéticos e artísticos em seu processo de ensino-aprendizagem, o que exige do professor planejamento e preparação de suas aulas. Sobre os fundamentos da educação em arte, pode-se afirmar que:
I – Para que sejam contemplados os fundamentos estéticos e artísticos, os professores devem desenvolver atividades que visem o conhecimento, o estudo do contexto da obra e de seu autor e a possibilidade de expressão dos estudantes.
PORQUE
II – Dessa forma, os alunos desenvolverão sua percepção, sensibilidade e criticidade, que os preparará para se manifestarem, por meio das linguagens artísticas, sobre os temas que lhes convier, de acordo com suas preferências.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Resposta Marcada :
As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· “Só podemos ver coisas para as quais possuímos imagens identificáveis, assim como só podemos ler em uma língua cuja sintaxe, gramática e vocabulário já conhecemos” (MANGUEL, 2001, p.27). A partir da citação do autor e dos seus estudos nesta Unidade de Aprendizagem, sobre o processo de ensino de arte na educação básica e seus fundamentos, é possível afirmar que:
Resposta Marcada :
a arte, assim como uma outra língua, precisa ser conhecida e contextualizada para que os alunos aprendam a partir de seu repertório de imagens.
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· De acordo com o material didático, a História da estética, surge no período em que a civilização ocidental fez a transição da história medieval para a:
Resposta Marcada :
História moderna.
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· Qual o nome se dá a concepção estética onde o belo passa a ter significado, independentemente de sua correspondência com o real e em que seu conceito é mensurado pela sensibilidade?
Resposta Marcada :
Fenomenologia.
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· A Educação Infantil recebe crianças de 0 (zero) até cinco anos de idade. O Ensino Fundamental consiste em duas etapas da educação básica, obrigatória no Brasil, tendo duração de nove anos e sendo direcionado, na maioria das vezes, aos indivíduos com idade entre 6 e 14 anos. Dessa forma, a divisão do ensino fundamental se dá em anos iniciais, que correspondem às séries de 1º ao 5º ano, e anos finais, que compreendem as séries do 6º ao 9º ano. Nesse sentido é correto afirmar que o ensino de arte seja desenvolvido de acordo:
Resposta Marcada :
com a etapa de escolarização da criança, pois a aprendizagem de arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, permitindo que os alunos sejam protagonistas de suas criações.
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· O desenho é uma das principais atividades na educação infantil, além, é claro, das brincadeiras. Com base no material estudado sobre a aquisição do desenho e suas fases de desenvolvimento, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:
( ) O desenho revela a forma de a criança se expressar e contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, da visão, dos movimentos das mãos, da organização do pensamento, das noções espaciais e de outros aspectos cognitivos importantes para o ensino e a aprendizagem.
(  )  Luquet (1979) e Lowenfeld e Brittain (1977) contribuíram para o desenho infantil com seus conceitos, oportunizando novas maneiras de se observar e compreender o desenvolvimento do desenho da criança na educação infantil.
(  ) no desenho que a criança representa sua realidade e imprime seus sentimentos e ideais, podendo trazer pistas do seu comportamento.
Resposta Marcada :
V, V, F
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· O fim do século XIX apresentou uma série de contestações referentes às artes e à arquitetura. Sob influência da Revolução Industrial, do aumento das velocidades, da fotografia e do cinema, do avião, do estudo da mente, entre outros, as artes podem ser classificadas segundo três divisões, são elas:
Resposta Marcada :
estilo, mente e função
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· Na sequência da História da estética, surge o período em que a civilização ocidental fez a transição da história medieval para a moderna. Salienta-se, nesse período, o conceito de beleza a partir de duas tendências artísticas, cujas estéticas vão perdurar em estilos e movimentos até a atualidade, são eles:
Resposta Marcada :
Renascimento e Barroco
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
· Dois pensadores tiveram grande importância na definição dos conceitos de estética. Platão já definia o belo como o bom; a estética existiria em si, a partir de uma essência ideal, objetiva, independente do gosto. Essa tendência compôs o ideal universal de beleza, dominando a arte da Antiguidade até o século XVII. No caso de Aristóteles, pupilo de Platão na sua academia, a estética tem como base dois conceitos de caráter realista, são eles:
Resposta Marcada :
a teoria da imitação e a catarse
Pontuação total: 2PONTUAÇÃO OBTIDA 2
Total 20 / 20

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.