Buscar

ATIVIDADE DE ESTUDO 01 DE GESTÃO DE CUSTOS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
	Curso:
	Bacharelado em Ciências Contábeis
	 
	Disciplina:
	Gestão de Custos
	
	Formador:
	Letícia Suzane Moureira de Lara
	
	Acadêmico:
	Demilson Pereira da Costa
	
	  R.A.: 1846336-5
INSTRUÇÕES GERAIS DA ATIVIDADE 1:
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos.
2. O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar este formulário padrão para realizar a atividade.
3. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso seja identificado plágio, a atividade será zerada. Cópias de terceiros como livros, internet, sem citar a fonte, inclusive cópia de colegas, caracterizam-se como plágio.
4. Objetivo da atividade: exercitar a capacidade de síntese, argumentação e criatividade nas respostas dissertativas, incentivando pesquisas em outros materiais além dos propostos, contribuindo na aprendizagem da disciplina.
5. Antes de realizar esta atividade leia as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, evite respostas curtas e desarticuladas. Ao utilizar algum material de apoio, não deixe de citar corretamente a fonte.
6. Formatação exigida: o documento deverá ser salvo somente no formato Word; Tamanho da fonte: 12; Espaçamento: 1,5; Tipo de letra: Arial ou Times New Roman. 
7. Critérios avaliativos:
Conteúdo/Características de Redação Científica Gramatical (desenvolvimento, argumentação, clareza, linguagem adequada e correlação com os conteúdos estudados).
Normas de apresentação (ortografia, concordância verbal e nominal, formatação, citação, referências, respeitando a ABNT)
8. Para realizar esta atividade, renomeie o arquivo, salve no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”
ATENÇÃO: após anexar, certificar-se que se trata do arquivo correto, depois que finalizar, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor mediador. 
Bons estudos!!!
O CASO
O senhor João, diretor de uma empresa de médio porte, depois de sofrer grande impacto nos negócios em consequência das medidas de isolamento social e ainda por ter que superar dificuldades financeiras advindas da economia mundial, está investindo no lançamento de uma nova linha de produtos nas quais tem grandes expectativas de aumento nos resultados para os próximos meses.
Imagine que o senhor João muito preocupado com o cálculo referente os custos dessa nova linha de produtos tenha solicitado sua ajuda para poder identificar qual será o sistema de acumulação de custos que deverá utilizar.
Em reunião, o senhor João relatou que compreende sobre a importância do sistema de acumulação de custos como fonte de informação no processo de tomada de decisão, para tanto sua tarefa como contador será de esclarecer as dúvidas do diretor respondendo aos seguintes questionamentos:
Respostas:
	
1 - Qual é a finalidade do sistema de acumulação de custos por processo?
De acordo com a obra Contabilidades de Custos (2018) de E. Martins, o custeio por processo também é denominado de linha de produção contínua, que tem por finalidade acumular os custos incorridos no processo produtivo e não acumular, inicialmente, ao produto individualmente. Este sistema de custeio é utilizado quando os produtos industrializados possuem as mesmas características, ou seja, são homogêneos, utilizam os mesmos materiais e o mesmo processo produtivo, durante um curto ou médio período de prazo.
	
2 - Qual é a finalidade do sistema de acumulação de custos por ordem de produção?
De acordo com a obra Gestão de Custos, o sistema de acumulação por ordem de produção também é denominado de linha de produção por encomenda, cuja finalidade é determinar o custo da ordem individualizada. Este sistema de custeio é utilizado quando os produtos industrializados são bastante diferenciados, e a produção ocorre, principalmente, por encomenda dos clientes, possibilitando a apuração do custo individualizado de cada produto ou serviço.
	
3 - Apresente um exemplo de produto que utiliza cada um dos dois sistemas de acumulação de custos discutidos com o senhor João.
Como exemplo de produção contínua ou por processo podemos citar as usinas produtoras de álcool (produção de combustível) produzem este tipo de combustível de modo ininterrupto para atender ao mercado interno e, às vezes, ao mercado externo.
Como exemplo de produção por ordem ou por encomenda podemos citar as construtoras civis - constroem as casas somente quando são contratadas para este fim.
2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes