Buscar

Instruções para o trabalho de FCS- - AV2(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁCIO FACULDADE DO PARÁ
Profa Rosilene da Silva Vieira
E-mail rosilene.vieira@estacio.br
INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO EM EQUIPE
Introdução 
O capitalismo vive hoje, no século XXI, uma profunda reestruturação que está exigindo dos cidadãos, dos governos e das nações uma revisão completa não só de conceitos como dos mecanismos de funcionamento da sociedade, uma análise de todos os aspectos que a compõem – sistema produtivo, relações de trabalho, exercício do poder, cidadania, ciência e tecnologia, direitos e deveres, classes sociais e assim por diante. Essa reestruturação torna mais necessário ainda desenvolver a capacidade de entender os acontecimentos e planejar nossas ações. A complexidade do mundo exige uma compreensão mais profunda de nossa posição e de nossos objetivos.
Valores básicos da sociedade capitalista – como o trabalho – são deixados em segundo plano, enquanto o lazer e o consumo se transformam em necessidades sociais.
Enfim, é hora de repensar os padrões, as regularidades que ordenam a vida social e hierarquizá-los. Nesse contexto, a ciência da sociedade ganha nova importância e se confronta com novos desafios.
Instruções 
A Atividade da disciplina FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, apresenta um quadro de tarefas, composto por 2 etapas. Ao final da realização de cada etapa, o aluno deve entregar à professora responsável um trabalho impresso, conforme as regras da ABNT.
ETAPA 1
Cada aluno deverá escolher um dos temas apontados para pesquisa. Apenas um tema para ser desenvolvido a pesquisa.
Os temas propostos são: 
Violência urbana; 
Racismo; 
Religiões; 
Cultura;
Consumo.
Desigualdade;
 Exclusão; 
Pobreza; 
Preconceito
A pesquisa deverá abordar – de maneira ilustrada – a questão histórica do tema e os seus desdobramentos nos dias atuais considerando cada tema correlacionado a questão da desigualdade baseado no índice de GINI e o índice de desenvolvimento humano (IDH), com dados e informações atualizados.
Acesse o site de artigos científicos scholar.google.com.br ou o site www.scielo.br para pesquisa de artigos científicos relacionados à sociologia. Escolha um artigo, anote a respectiva referência e leia o artigo
Acesse o site da faculdade www.es.estacio.br, clique em Biblioteca, acervo e pesquise ao menos 3 títulos de livros sobre os seguintes assunto que deseja trabalhar. Anote todas as referências encontradas.
Leia o primeiro capítulo do livro “O QUE É SOCIOLOGIA”, de Carlos Benedito Martins, encontrado no acervo da biblioteca da faculdade.
Leia o caderno da disciplina FCS. “Ciências Sociais: Para aprender e viver”, de Marco Aurélio Nunes de Barros. Encontrado no acervo de seu material didático.
Faça um resumo de todos os textos lidos até esta fase. Entregue o resumo impresso com, no mínimo, 5 páginas.
A partir do tema definido, realize uma pesquisa nos sites já citados e no acervo da biblioteca. Monte uma lista com ao menos 3 títulos de artigos científicos ou livros como referências, seguindo as normas da ABNT.
Cada aluno deverá apresentar o trabalho escrito de acordo com as seguintes normas da ABNT: 
No Corpo 12, tipo times new Roman, espaçamento 1,5, em papel formato A4, margem superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm.
O trabalho deve ser apresentado impresso que deve conter:
Introdução;
Desenvolvimento do tema (definições, conceitos e resumo);
Conclusão;
Bibliografia.
Instruções Avaliativa:
Este resumo deverá valer até 2.0 pontos na média de AV1, devendo ser entregue até o dia da AV1.
ETAPA 2
Para AV2
A partir do tema definido NA ETAPA 1, realize uma pesquisa nos sites já citados e no acervo da biblioteca. Monte uma lista com ao menos 3 títulos de artigos científicos ou livros como referências, seguindo as normas da ABNT.
Construa um artigo científico sobre o tema escolhido, seguindo as normas da ABNT, com no mínimo 3 referências e 5 páginas. Corrija o trabalho realizado, conferindo acertos ortográficos e gramaticais, entregue o trabalho impresso à professora responsável pela disciplina. Somente serão aceitos os trabalhos entregues impressos até o dia da AV2. Estes artigos deverão valer até 2.0 pontos na média de AV2.onstrua um artigo cientABNT.ioteca.a pesquisa nos sites jreferentcriminaçclusis possuem carga hor������������������������������ 
Instruções Avaliativa:
Este artigo científico deverá valer até 2.0 pontos na média de AV2, devendo ser entregue até o dia da AV2.

Outros materiais

Perguntas Recentes