Buscar

2a_VerificacaoMicroI-2oSEM2005-V1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2a Verificação - Microeconomia I – Prof: Jorge Britto- 2o Sem-- 2005
Parte I - Assinale com (V) Verdadeiro ou (F). (Obs: dois erros anulam um acerto até o limite de pontos da questão)
Em uma função de produção homogênea existem retornos constantes de escala.
A noção de isoquanta implica a perfeita substitubilidade entre insumos. 
Sendo uma função de produção dada por q = aLbKC onde a, b e c são constantes positivas, os custos médios de longo prazo serão crescentes se b +c < 1 
Para um produtor com uma função de produção do tipo U(L,K) = L1/2 + K, se o custo de produção for duplicado, o aumento da quantidade contratada de L será menos que proporcional a este aumento
A curva de custo médio de longo prazo é o envelope dos pontos de mínimo do custo médio de curto prazo.
A área embaixo da curva de custo marginal é igual aos custos variáveis toais.
No curto prazo, a curva de custo marginal intercepta as curvas de custo médio e custo variável médio no mesmo nível de produção.
Seja C(y) = 3y + 10, para y >0, a função de custo de curto prazo. Então para C(0) = 6, o custo quase-fixo será igual a 4.
Sendo uma função de produção dadas por q = aLbKC onde a, b e c são constantes positivas, então para um dado nível de capital, o produto marginal do fator trabalho será decrescente e positivo.
O consumidor compra cestas xi aos preços pi, i = 0,1. Se p0 = (2,6), x0 = (20,10); p1 = (3,5), x1 = (18,4), então as escolhas realizadas satisfazem o Axioma Fraco da Preferência Revelada.
Parte II – Responda a 1(uma) das seguintes questões 
1) Identifique as principais diferenças entre o equilíbrio (maximização de resultados) da firma em condições de curto e longo prazo. A partir dessas diferenças, aponte também as principais diferenças entre as curvas de Custo Total e Custo Médio de curto e de longo prazo, especificando os principais elementos que explicam o formato dessas funções.
2) No que se refere à Teoria da Firma, discuta sucintamente as diferenças, assim como os eventuais pontos de articulação, entre os seguintes conceitos: (a) produtividade marginal do fator variável; (b) rendimentos de escala; (c) economias e deseconomias de escala.
Parte II – Responda a 3 (três) das seguintes questões 
1) Seja Z = min {2L, 3K} a função de produção de uma firma onde z é a quantidade de produto, L o trabalho e K o capital. Se o preço do trabalho é igual a 2 e o preço do capital é igual a 3, responda:
a) Qual o formato das curvas de isoquanta?
b) Qual a equação do “caminho de expansão da firma”? 
c) Defina uma equação para o a função Custo Total na forma CT = f (Z)
d) Identifique o Custo Total e o Custo Marginal associado á produção de 10 unidades de produto.
2) Uma importante fábrica de latas de cerveja de alumínio produz uma determinada quantidade do produto que pode ser definida por Q = 10.000L0,5, onde L representa a quantidade de horas de trabalho. Suponha que a empresa opera em um ambiente competitivo e o preço unitário de cada lata é de R$ 0,01. Na hipótese do salário dos trabalhadores ser igual a R$ 2,00/hora, qual é o número de trabalhadores que a empresa contratará e qual será a quantidade de latas que ela irá produzir?
3) Um pequeno produtor de concorrência perfeita opera num mercado no qual seu custo variável médio é dado por CVMe = 10 + 0,25Q Sabe-se também que o custo fixo do produtor equivale a $ 1000. Nestas condições, responda aos seguintes itens: (i) Se o preço do mercado é $30, qual a quantidade efetivamente produzida pelo produtor? (ii) Qual o lucro e o excedente do produto obtido nessa situação? (iii) Considerando o resultado obtido e sabendo que trata-se de uma situação de equilíbrio de curto prazo, avalie se o produtor continuará operando no mercado
4) A função de produção de uma empresa é dada por Q = 2K0,5L0,5, onde Q é o nível de produção e K e L são as quantidades de dois insumos. Tais insumos são comprados competitivamente aos preços r = 8 e w = 2, respectivamente para K e L. Calcule a quantidade de L que minimiza os custos de se produzir Q=64? Defina também uma equação para função Custo Total na forma CT = f( Q).

Outros materiais