Buscar

A gramática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Aluno: 
Professora: 
Estácio Niterói – Letras – Noite
O Preconceito Linguístico – Marcos Bagno – 54ª edição
Retire duas passagens do texto que, na sua opinião, expressem melhor e fundamentem o fato do ensino da língua portuguesa estar a muito tempo defasado. Por que os brasileiros são erroneamente ensinados nos estudos linguísticos? Por que muitas pessoas ainda acreditam que falam errado? Quais são os conceitos mais favoráveis para a disseminação de conceitos preconceituosos?
“A gramática, que não era uma disciplina autônoma, assumiu na escola uma vida própria, desgarrada de suas origens, e concentrada apenas na sentença, na palavra e no som, obscurecendo-se sua argumentação e empobrecendo-se seu alcance”.
“O brasileiro parece estar com as prioridades invertidas [...] os gastos com educação são relativamente baixos tanto nas classes mais baixas. “As famílias dizem que não têm dinheiro para a educação, mas gastam o equivalente a três livros por mês em cigarros. É um caso típico de inversão de prioridades”.
Nenhum lingüista sério, jamais disse ou escreveu que os estudantes usuários de variedades lingüísticas mais distantes das normas urbanas de prestígio deveriam permanecer ali, fechados em sua comunidade, em sua cultura, em sua língua. O que esses profissionais vêm tentando fazer as pessoas entenderem é que defender uma coisa não significa automaticamente combater a outra. Defender o respeito à variedade lingüística dos estudantes não significa que não cabe à escola introduzi-los ao mundo da cultura letrada e aos discursos que ela aciona. Cabe à escola ensinar aos alunos o que eles não sabem! Parece óbvio, mas é preciso repetir isso a todo momento. O problema é que as pessoas fazem seus julgamentos desrespeitosos e humilhantes da fala do outro, normalmente contra os grupos de menor prestígio social.
Infelizmente nos deparamos com uma sociedade consumista e com os valores deixados de lado. A correria da vida tem feito com que os valores e princípios estejam ficando pra trás. E nessa sociedade globalizada, a escola está perdendo a sua essência para um mundo cheio de modernidade. Por isso é visto que o ensino a leitura e aprendizagem está defasada, as pessoas estão sem tempo de ler e se dedicar aos estudos, o mundo as cobra cada vez mais modernidade. Vemos uma infância, adolescência e juventude envolvida nesse mundo informatizado, onde tudo é muito prático, sem muito esforço! Por isso acredito que boa parte dessa defasagem é por conta desse processo tão acelerado, mas também não descarto que a escola em si tem uma parcela de culpa nisso, quando não impõe seus limites e princípios.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes