Buscar

10 itens da Declaração Alma-Ata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluna: Rafaela Vieira
Resumo dos 10 itens da Declaração Alma-Ata e responder se o Brasil conseguiu atingir esses objetivos.
I – A Conferência reafirmou que a saúde dos seres humanos, sem qualquer distinção, é o objetivo maior da população global, indo muito além da ausência de doenças, mas o bem-estar integral de todos, alcançando os aspectos do sociais, físicos, mentais. Precisando da conscientização e da contribuição de diversos setores.
II- A desigualdade em níveis de saúde é enorme entre as nações e até dentro dos próprios países, sendo um objetivo de todos extinguir essa diferença. 
III- O desenvolvimento econômico e social é a resposta para atingir uma saúde apresentável para todos, diminuindo a desigualdade entre as nações em desenvolvimento e as desenvolvidas. Esse aspecto é importante para uma ascensão da paz mundial e um equilíbrio.
IV- É direito de todos participar das questões que envolvam a saúde coletiva e individual.
V- Os governos são responsáveis em estabelecer uma saúde de qualidade para o povo, realizando ações sanitárias e sociais. Todas as nações até o ano de 2000 deveriam proporcionar às pessoas uma vida econômica e social adequadas. O zelar pela saúde básica é a resposta para uma equidade social.
VI- O cuidado primário com a saúde é a chave para alcançar a integralmente a comunidade, utilizando diversas ferramentas, como a tecnologia e a participação geral nesse processo. A acessibilidade de todos para com a saúde vai muito além de apenas um bem estar social, está ligado com a economia e a política de um pais.
VII- Os cuidados primários com a saúde são:
- reflexos da economia, da política e do nível sociocultural da nação e são importantes para pesquisas sobre a saúde pública, os seus serviços e suas experiências.
-a prevenção e o cuidado com os principais problemas da comunidade relacionados a saúde.
- a inclusão de diferentes aspectos visando o bem comum, como a educação sobre a saúde, doenças e suas prevenções, água e esgoto tratados, cuidado infantil e senil, imunização geral, planejamento familiar, provisão de medicamentos e cuidados básicos.
- todos os setores do país estão inclusos no plano para uma saúde de qualidade, como o social, político, econômico, setor alimentício, da agropecuária, educação, indústria, habitação e obras públicas.
-promoção da autoconfiança da comunidade para que ela exerça seus direitos básicos e participe da organização e planejamento dos cuidados primários, usufruindo de todos os recursos dispostos.
-dar atenção e cuidado geral, principalmente para os mais necessitados, sendo amparados por sistemas de referência.
-todos os servidores da saúde, sendo eles médicos, enfermeiros, parteiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, agentes comunitários e entre outros, sejam capacitados para promover um serviço de qualidade para a população.
VIII- Todos os Estados devem priorizar a saúde em suas agendas, estabelecendo planos e metas de ação, destinando verbas para suprir as necessidades dos cuidados primários da saúde.
IX- Todas as nações devem trabalhar em conjunto para alcançar uma saúde de qualidade e cuidados primários para todos, uma vez que todos se beneficiam com o cumprimento desses objetivos. Sendo o relatório da OMS/UNICEF um norte para os planos de ação.
X- Se todos cooperassem com os objetivos estabelecidos, investindo em saúde e cuidados primários ao invés de armamento, até o ano 2000 os países teriam uma qualidade de vida. Pois além da paz ser promovida, recursos extras sobrariam para investimentos em setores da saúde, educação e assuntos sociais.
Resposta se o Brasil conseguiu atingir as 10 metas da Declaração da Alma-Ata:
Apesar das diversas problemáticas do pais, o Brasil é um país pioneiro em desenvolvimento público de saúde, sendo um modelo para os demais países, precisando apenas de melhoramentos e a conscientização da população e dos governantes em fazer cada um sua parte, com aplicação da ética e moral dos governantes para com o capital investido e não desviado, por exemplo. Creio que o Brasil está no caminho para o total cumprimento da declaração, tendo em muitos aspectos êxito e alcançado os objetivos e em vários outros ainda precisando alcançar. Além disso, isso é uma questão de todos os países, não apenas o Brasil, que se trabalharem unidos poderão completar a lista estabelecida pela Declaração da Alma-Ata.

Continue navegando