Buscar

Comparação patologias

Prévia do material em texto

Transtorno da Personalidade Narcisista X Transtorno da Personalidade Histriônica
Surgem no início da vida adulta. Apesar de ambos buscarem obstinadamente a atenção dos outros, os narcisistas normalmente querem elogios por sua “supremacia”, querem se sentir admirados e enaltecidos, enquanto as pessoas com transtorno da personalidade histriônica visam ser notadas como frágeis ou dependentes caso isso sirva para a obtenção de atenção. 
Outras características que ajudam a diferencias o transtorno da personalidade narcisista do transtorno da personalidade histriônica é o orgulho excessivo com as conquistas e desdém pelas sensibilidades dos outros.
Transtorno da Personalidade Histriônica X Transtorno da Personalidade Dependente
Surgem no início da vida adulta. Pessoas com transtorno da personalidade histriônica, do mesmo jeito que aqueles com transtorno da personalidade dependente, demonstram grande necessidade de reasseguramento e aprovação e podem parecer infantis e “grudentos”. De modo diferente do transtorno da personalidade dependente, no entanto, o qual se caracteriza pelo retraimento e pelo comportamento dócil, o transtorno da personalidade histriônica se caracteriza pelo exibicionismo sociável com exigências ativas de atenção.
Transtorno da Personalidade Narcisista X Transtorno da Personalidade Paranóide
Retraimento social e desconfiança habitualmente diferenciam aqueles com transtorno da personalidade paranoide daqueles com transtorno da personalidade narcisista. Quando essas características estão presentes em indivíduos com transtorno da personalidade narcisista, elas se originam primariamente de medos de ter imperfeições ou falhas reveladas.
Transtorno da Personalidade Paranóide X Transtorno da Personalidade Anancástica
O transtorno de personalidade paranóide surge no início de vida adulta, é marcado por suspeitas em relação as outras pessoas do convívio do sujeito que sofre o transtorno, duvidando da lealdade e confiabilidade de amigos e parentes. Assim como no transtorno anancástico, caracterizado por um sentimento de dúvida e pensamentos e ações impulsivos. Diferente do transtorno paranoide, o anancástico se preocupa com pormenores excessivos e revela um perfeccionismo exagerado.
Tanto no transtorno da personalidade narcisista quanto no transtorno da personalidade anancástica, o indivíduo pode adotar um comprometimento com o perfeccionismo e crer que as outras pessoas não são capazes de fazer as coisas tão bem quanto ele.
Transtorno da Personalidade Boderline X Transtorno da Personalidade Histriônica
	Tanto o transtorno da personalidade histriônica quanto o transtorno da personalidade borderline podem ser caracterizados pela busca de atenção, comportamento manipulativo e mudanças rápidas de emoções, porém, o boderline é distinguido pela autodestrutividade, pelos rompantes de raiva nos relacionamentos íntimos e pelos sentimentos crônicos de vazio profundo e perturbação da identidade.
Transtorno da Personalidade Boderline X Transtorno da Personalidade Narcisista
A característica mais útil à diferenciação do transtorno da personalidade narcisista dos transtornos da personalidade borderline, nos quais os estilos de interação são respectivamente a sedução, a insensibilidade e a carência, é a grandiosidade. A relativa estabilidade da autoimagem, assim como a ausência relativa de autodestrutividade, impulsividade e preocupações com abandono, também ajuda a distinguir o transtorno da personalidade narcisista do transtorno da personalidade borderline.
Mesmo que indivíduos com transtornos da personalidade borderline possam exigir muita atenção, aqueles com transtorno da personalidade narcisista precisam especificamente dessa atenção para serem admirados.
Transtorno da Personalidade Boderline X Transtorno da Personalidade Antissocial
Indivíduos com transtorno da personalidade borderline manipulam para conseguir atenção, ao passo que aqueles com transtorno da personalidade antissocial manipulam para obter lucro, poder ou outra gratificação material. Pessoas com o transtorno da personalidade antissocial propendem a ser menos instáveis emocionalmente e mais agressivos do que aqueles com transtorno da personalidade borderline.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes