Buscar

As 8 do lobato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Administração no mercado de trabalho.
1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização?Pesquise informações complementares.
 R) Argumento a favor: A privatização da CVRD, há dez anos, foi um fator importantíssimo, pois após esse feito, houve processos de parcerias que a levou a comprar varias empresas no Brasil e no exterior, além de expandir seus negócios com a exploração de outros metais e ate energia elétrica, gerando mais empregos. Fez também com que o estado arrecadasse mais e melhorasse sua economia. Argumento contra: O estado tinha certo receio de que, com a privatização, suas riquezas seriam perdidas e ele Corria o risco de ficar nas mãos das empresas privadas.
2) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
R) Habilidade Conceitual: Acertou suas decisões após ocupar o cargo de diretor-administrativo usando ótimas estratégias.
Habilidade Humana: Além de muito carismático, tinha uma ótima comunicação motivando e influenciando positivamente devido sua facilidade de relacionamento.
Habilidade Técnica: Com sua facilidade de negociar, fez com que a produção de minérios aumentasse a ponto de atingir o exterior, tornando a companhia conhecida mundialmente.
3) De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
R) Reorganizou a estrutura da companhia, com estratégias mais simples, fazendo com que os setores falassem a mesma língua. Uniformizou as habilidades e traçou objetivo a serem seguidos.
4) Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
R) Agnelli deparou-se com negócios ativos sem ligações com a área de mineração, como papel e celulose, fertilizantes, navegação e florestas. Uma precária comunicação entre diretores, impedindo a solução imediata de problemas e uma burocrática política interna no qual impedia suas decisões imediatas.
5) Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?
R) Sim concordo com a carreira de administrador no Banco Bradesco e sua fluente comunicação, Agnelli expandiu sua rede de relacionamentos interpessoais, aproximando-se de pessoas com influencia no mercado. Foi através de um consorcio formado pelo Bradesco e CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) que medias foram tomadas para tornar a CVRD mais lucrativa e eficiente após a privatização. Isso dependeria de seus novos administradores, entre eles Agnelli que tinha uma visão diferenciada, no qual siderúrgica e mineradora tinham prioridades diferentes. Nesse momento começam suas participações ligadas a companhia.
6) Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um deles.
R) Papéis interpessoais: Ele soube cultivar uma rede de relacionamento interpessoal, aproximando-se de pessoas poderosas, ganhando admiração e confiança, com o seu poder de persuasão.
Papéis informais: Discutiu com os acionistas da companhia um pano estratégico de longo prazo que focasse na área de mineração e logística.
Papéis decisórios: Estabeleceu metas a serem seguidas em busca dos objetivos estabelecidos, reuniu toda a diretoria em uma única sala da companhia a fim de agilizar a comunicação, vendeu negócios sem ligação com mineração e investiu na compra de empresas relacionadas com a área.
7) Você consideraria Roger Agnelli um típico administrador brasileiro? Que traços do sistema cultural brasileiro são evidentes em sua administração da CVRD?
R) Ele possui alguns traços de um típico administrador brasileiro, mas não se encaixa nesse perfil. É evidente o personalismo, no qual é demonstrado na capacidade de liderança e influencia sobre os demais. Postura de espectador, pois conquistou o respeito e admiração dos grupos, e também a responsabilidade de conduzir a companhia. Paternalismo, devido às responsabilidades adotadas por ele e o comando das relações interpessoais e tomada de decisões. Flexibilidade ao vender negócios sem ligação com a empresa e investir o lucro em negócios relacionados à área.
(8) Você acredita que a CVRD esteja preparada para enfrentar os desafios que se adivinham em seu futuro? De que forma Roger Agnelli contribuiu (ou não) para isso?
R) Acreditamos que a companhia esteja preparada para enfrentar futuros desafios, pois busca melhorar e superar seus padrões de excelência. Demonstra ser uma companhia comprometida com sua equipe profissional e com o impacto ambiental. E principalmente devido a sua administração, tendo como principal integrante Roger Agnelli, que contribuiu com a excelente gestão, no planejamento de medidas à longo prazo e expansão da companhia. Isso quer dizer que as medidas são tomadas pensando no futuro da CVRD, que se mantém focada as exigências, necessidades e mudanças do mercado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes