Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário educação em saúde

Prévia do material em texto

Educação em saúde – EAD 
prova – unidade 2
1. O texto a seguir foi retirado do artigo Organização e Estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Fonte:<http://portalms.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude>
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Básica, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando à prevenção e à promoção da saúde. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os Municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços de urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e os serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I. O Ministério da Saúde é o gestor nacional do SUS, formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para pactuar o Plano Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, dentre outros.
II. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) é o foro de negociação e pactuação entre gestores federal, estadual e municipal, quanto aos aspectos operacionais do SUS.
III. III. Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é o foro de negociação e pactuação entre gestores federal, estadual e municipal, quanto aos aspectos operacionais do SUS.
a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
b) Apenas a afirmação I está correta.
c) Apenas a afirmação II está correta.
d) Apenas a afirmação III está correta.
e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
2. Leia os textos a seguir:
Texto 1
Toda a formulação e proposta de políticas em Educação em Saúde têm como base os princípios e diretrizes do SUS e a necessidade de auxiliar na autonomia dos indivíduos e da população em geral. A estratégia de ação da Educação em Saúde é a saúde da família reconhecendo esta como o núcleo primário do indivíduo e o agente de saúde como o instrumento primário de contato com esta realidade.
Texto 2
“A Educação em Saúde pode ser feita na família, na escola, no trabalho ou em qualquer espaço comunitário. Este é um componente que está presente na Carta de Ottawa, resultante da I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, em 1986, no Canadá, que resgata a dimensão da Educação em Saúde, além de avançar com a ideia de empoderamento, ou seja, o processo de capacitação (aquisição de conhecimentos) e consciência política comunitária”. (Besen,2007; p.65)
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA:
a) Para garantir a participação comunitária é necessário criar políticas de saúde elaboradas com mecanismos que permitam e garantam o acesso à participação popular, desde o processo de elaboração da legislação, até ao acesso dos recursos humanos, materiais e financeiros.
b) A Assembleia Mundial da OMS em 1983 teve enfoque na mudança do planejamento das novas políticas de ação em saúde, dando ênfase no planejamento regional, nos diversos objetivos e em doenças específicas, da visão ampliada e globalizada de educação, das ações políticas capazes de facilitar as mudanças de comportamento dos indivíduos e da população visando à promoção de estilos saudáveis de vida.
c) As estratégias tradicionais são capazes de motivar e garantir a participação da população.
d) Uma das bases da educação em saúde é a manutenção dos papéis de professor e aprendiz, mantendo a visão de saúde centrada na doença.
e) Para que ocorra a participação comunitária é necessário o fortalecimento da interação do sistema informal de saúde com as comunidades, com uma relação dialógica, franca e aberta.
3. Leia os textos a seguir:
Texto 1
A revisão das conferências e normas operacionais a partir do final da década de 1970, quando teve início o movimento pela Reforma Sanitária, já apontava para a necessidade de uma política pública específica para a Educação na Saúde que repensasse as propostas tidas como tradicionais e desalinhadas às necessidades dos serviços. Nessa trajetória, o Ministério da Saúde (MS) cria, em 2003, a Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), chamando para si a responsabilidade institucional da construção e implementação da inédita Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor. (Cardoso, 2017)
Texto 2
A educação para o trabalho é considerada uma matriz qualificadora para a assistência à saúde da população. A expansão do sistema de saúde brasileiro, ocorrida a partir dos anos 1970, e a consequente necessidade de desenvolvimento de mão de obra para o setor, impulsionaram o surgimento de diversos programas de formação, que buscaram construir modelos político-pedagógicos comprometidos com a promoção do diálogo entre o ensino e os serviços de saúde. (Cardoso,2017)
Com base na leitura dos textos acima, marque a opção CORRETA:
a) Ações educativas em educação permanente em saúde têm como objetivo promover, na sociedade civil, a educação em saúde, mediante inclusão social e promoção da autonomia das populações na participação em saúde.
b) A Educação Permanente em Saúde é conceituada como a produção e sistematização de conhecimentos relativos à formação e ao desenvolvimento para a atuação em saúde, envolvendo práticas de ensino, diretrizes didáticas e orientação curricular.
c) A aprendizagem significativa leva em consideração o conhecimento prévio do aprendiz em suas vivências cotidianas, mas este tipo de aprendizagem não é valorizado pela Educação Permanente em Saúde.
d) Núcleo de educação em urgência é a instância de articulação interinstitucional e locorregional para a gestão de processos educativos significativos e agregadores de transformação na atenção à saúde, na gestão setorial, no ensino de saúde e no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
e) A Educação Permanente em Saúde se fundamenta no uso de metodologias ativas de conhecimento, contrárias às transmissivas. Trata-se, mais especificamente, de uma pedagogia problematizadora, baseada na relação dialógico-dialética entre educador e educando, ou seja, ambos aprendem juntos.
4. Uma das ações em educação em saúde que necessita ser compreendida da seguinte forma nos serviços de atenção primária seria a corresponsabilização, isto é, a importância dos usuários se responsabilizarem por sua saúde e a necessidade de protagonismo e empoderamento dos usuários.Considerando as referências do texto, avalie as informações a seguir sobre as atividades exitosas da educação em saúde e escolha a alternativa INCORRETA:
a) Grupos de diabéticos e hipertensos.
b) Rodas de conversas sobre a cultura da paz e bullying na escola para crianças e adolescentes.
c) Orientação para gestantes por equipe multiprofissional comporta por nutricionista, assistente social, educador físico, psicólogo e fisioterapeuta do núcleo de atendimento.
d) Ação de palestras ativas com demonstração da ação em saúde.
e) Preparação de recursos humanos em saúde.
5. Com relação às bases das Políticas de Educação em Saúde (Brasil, 2009), analise o texto para responder a questão:
Texto
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) foi criada pelo decreto lei 4.726 de 9 de junho de 2003 e é responsável por formular as políticas públicas que direcionam a formação de recursos humanos em saúde, bem como odesenvolvimento, a distribuição, a regulação e a gestão dos trabalhadores da saúde. É um órgão importante para as políticas públicas de educação em saúde e desempenha um papel ampliado nesse aspecto (Brasil, 2009). Sobre o SGTES, analise as afirmações abaixo:
I. Um dos objetivos do SGTES é a humanização do atendimento ao usuário do SUS por meio das melhores políticas de qualificação dos trabalhadores em saúde.
II. Uma das principais finalidades do SGTES é a promoção da organização da formação em saúde.
III. O SGTES acompanha e propõe as políticas de gestão, planejamento e regulação do trabalho em saúde, envolvendo a negociação com os diversos segmentos da sociedade e do governo, bem como a regulação e regulamentação do trabalho para melhor adequação das políticas nos âmbitos municipal, estadual e federal.
IV. Cabe à SGTES promover a articulação entre os distintos órgãos de educação, fiscalização do exercício profissional, sindicatos, movimentos sociais, visando a melhor adequação da formação em saúde.
V. Promover a articulação entre os três níveis de poderes visando à integração e ao aperfeiçoamento com relação às questões de formação de recursos humanos em saúde, sua distribuição e ofertas de trabalho nas regiões é uma das finalidades do SGTES.
Assinale as afirmações que estão CORRETAS.
a) I, II e III.
b) III, IV e V.
c) I e II.
d) II e III.
e) II, IV e V
6. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013, institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Esta portaria veio regulamentar a participação da Educação Popular fortalecendo a educação em saúde, em conformidade com os princípios e as diretrizes do SUS e em seu artigo 3º estabelece suas diretrizes. (Brasil,2013)
Com base na leitura do texto acima, marque a opção correta:
a) Algumas das diretrizes do PNEPS são o diálogo, a amorosidade, a problematização e a construção compartilhada do conhecimento.
b) Uma das diretrizes do PNEPS é implementar a Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS, contribuindo com a participação popular, com a gestão participativa, com o controle social, o cuidado, a formação e as práticas educativas em saúde.
c) São diretrizes do PNEPS a participação, controle social e gestão participativa e a formação, comunicação e produção de conhecimento.
d) Apoiar a sistematização, a produção de conhecimentos e o compartilhamento das experiências originárias do saber, da cultura e das tradições populares que atuam na dimensão do cuidado, da formação e da participação popular em saúde e contribuir com a implementação de estratégias e ações de comunicação e de informação em saúde identificadas com a realidade, linguagens e culturas populares são algumas das diretrizes da PNEPS.
e) Faz parte das diretrizes do PNEPS o cuidado em saúde e intersetorialidade e diálogos multiculturais.
7. Com relação ao uso de novas tecnologias e uso das mídias em saúde, analise o texto para responder a questão
“O uso de novas tecnologias de informação e comunicação em saúde tem crescido nas últimas décadas, com o advento do uso de e-mail e de mídias sociais, que dinamizam o fluxo de dados e informações para a tomada de decisão de gerentes e gestores, assim como contribuem para a questão da produção do conhecimento em redes e ampliação dos canais de comunicação para acesso aos serviços de saúde [...] A análise histórica dos Observatórios de Saúde na América do Sul e Central revela que a opção esteve focada entre a questão da gestão de profissionais de saúde/saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde”.(Pinto, 2016)
I. Com relação às redes de observatório, suas principais tarefas seriam o apoio às entidades locais no monitoramento de saúde e doença, identificando lacunas de informação de saúde, orientando sobre os métodos de saúde e avaliando o impacto da desigualdade de saúde, além de poder traçar cenários para fazer alertas precoces de futuros problemas de saúde pública.
II. II. A rede de observatório estuda, além disso, os diversos ciclos de vida e analisa morbidade e mortalidade, comportamentos e uso de álcool, tabaco e drogas, modos de vida (nutrição, sexualidade e contracepção) e saúde ambiental.
III. III. Algumas das atividades executadas pelas redes de observatório em saúde seria a proposição de políticas de educação em saúde.
IV. IV. Não cabe a rede de observatório o mapeamento dos agravos em saúde e oferecer informação pertinente em saúde para profissionais, tendo em vista que seu foco maior é a população.
Assinale as afirmações que estão CORRETAS.
a) II, IV
b) I, II e III
c) III, IV
d) II e III
e) I e II
8. Educação e comunicação.
O texto a seguir foi retirado do artigo SILVA, V.C.; ROCHA, C.M.F. A comunicação em saúde no sistema único de saúde: uma revisão de literatura. In: FERLA, A.A.; ROCHA, C.M.F. Fazeres em Saúde Coletiva: experiências e reflexões de jovens sanitaristas. Porto Alegre: Rede Unida, 2014. p. 133-143. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/183936. Acesso em: 1 jan. 2019.
“A comunicação em saúde está envolvida com a participação social e a democracia, pois para garantir a participação emancipatória e garantir os espaços de participação social, é necessária a qualificação das condições de fala e escuta dos atores envolvidos. É por meio da comunicação que acontece a “construção e implementação das políticas públicas, uma vez que informa para a tomada de decisão, amplia a participação e o debate, considera e negocia com a pluralidade os interesses da sociedade e territórios”. (Silva, 2013; p. 9)
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.
I. A nível coletivo, a comunicação em saúde ajuda a tomar consciência das ameaças para a saúde, pode influenciar a motivação para a mudança que visa reduzir os riscos, reforça atitudes favoráveis aos comportamentos protetores da saúde e pode ajudar a adequar a utilização dos serviços e recursos de saúde.
II. São problemas de comunicação entre usuários e profissionais em saúde: falta de informação ou informação inadequada ao usuário, atitudes inadequadas durante o processo de comunicação e uso de tom de voz e vocabulário inadequados.
III. O desenvolvimento da comunicação assertiva e a capacidade de lidar com situações de conflito e negociação seriam algumas das competências importantes para desenvolver na comunicação. Ao desenvolver a assertividade o profissional de saúde consegue transmitir respeito e segurança na comunicação, seja com seus pares ou com o usuário. 
a) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmação III está correta.
e) Apenas a afirmação I está correta.
9. A Educação em Saúde traz consigo a valorização dos saberes e práticas populares e a ruptura do modelo biomédico como única dimensão para o cuidado de saúde e ações programáticas não centradas apenas na doença. No entanto, as situações limitadoras da educação em saúde estão conectadas principalmente aos aspectos estruturais, organizacionais e de inflexibilidade e falta de comprometimento das equipes. Com base neste texto, algumas limitações da Educação em Saúde podem ser descritas:
I. Dificuldades de trabalhar em equipe, caracterizada por falta de meios e instrumentos, remuneração dos profissionais, falta de motivação dos profissionais.
II. Falta de espaço físico ou inadequação caracterizada por estruturas por vezes alugadas e/ou improvisadas impossibilitando a adequação. Inadequação ou ausência de espaço educacional.
III. Baixa adesão dos profissionais às práticas educativas, caracterizada por realização de educação em saúde pelos médicos, e restrita à visita domiciliar e consulta e ação curativas priorizadas ao invés da educação em saúde.
Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.
a) As afirmações II e III estão corretas.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação I está correta.
d) Apenas a afirmação III está correta.
e) As afirmações I e III estão corretas.
10. Os gestores do SUS em nível federal,estadual e municipal dividem entre si as responsabilidades e neste sentido cada um dos poderes irá se organizar e gerenciar recursos humanos e materiais conforme essa hierarquia. Analise as afirmações abaixo e indique qual é a CORRETA.
a) O estado deve apoiar e promover a aproximação dos movimentos de educação popular em saúde na formação dos profissionais de saúde, em consonância com as necessidades sociais em saúde e incentivar junto à rede de ensino, no âmbito municipal, a realização de ações educativas e de conhecimento do SUS.
b) Cabe ao município formular e promover a gestão da educação permanente em saúde e processos relativos à mesma, orientados pela integralidade da atenção à saúde, criando, quando for o caso, estruturas de coordenação e de execução da política de formação e desenvolvimento, participando no seu financiamento.
c) Não cabe aos municípios promover diretamente ou em cooperação com o estado, ou União, os processos conjuntos que estão relacionados à educação permanente em saúde.
d) Cabe ao governo federal articular e participar das políticas regulatórias e de indução de mudanças no campo da graduação e da especialização das profissões de saúde e articular e pactuar com o Sistema Estadual de Educação processos de formação, de acordo com as necessidades do SUS, cooperando com os demais gestores, para processos na mesma direção.
e) Cabe ao estado propor e pactuar com o sistema federal de educação processos de formação de acordo com as necessidades do SUS, articulando os demais gestores na mesma direção.

Continue navegando