Buscar

aula_7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
SEMANA 7 AULA 7
*
*
SEMANA 07
SOCIOLOGIA DAS PROFISSÕES JURÍDICAS 
*
2
SEMANA 7 AULA 7
*
*
CONTEÚDO
1 - Perfil do magistrado brasileiro. Conceito: revisão dos paradigmas de formação e dos perfis profissionais.
2 - Profissões conexas. Conceito: o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Advocacia.
3 - A judicialização da política e a politização do judiciário. Conceito: judicialização da vida em geral e da política em particular.
*
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
CONTEÚDO
4 - Função do STF: Conceito: papel jurídico-político do STF.
5 – O Conselho Nacional de Justiça. Conceito: papel e peso do CNJ na democratização do judiciário.
*
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Nossos objetivos nesse encontro
 
AULA 1
1-  Compreender o papel dos magistrados, sua formação profissional e as razões sociais para as suas garantias constitucionais;
2- Identificar a função social e a atuação dos membros do MP, da Defensoria Pública e da Advocacia;
3-  Conhecer os novos perfis destes profissionais;
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Nossos objetivos nesse encontro
 
AULA 1
4- Conhecer o funcionamento do Conselho Nacional de Justiça dentro da lógica da sociologia das profissões;
5- Compreender o processo de judicialização da política. 
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 	 Superior Tribunal de Justiça 
AULA 1
*
18
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 	 Supremo Tribunal Federal 
AULA 1
*
19
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Crise no Judiciário
Moral
ula
*
Ao buscar a tutela jurisdicional a parte espera do Poder Judiciário uma solução o quanto possível rápida, barata e eficiente, cabendo ao aparelho estatal, por sua vez, reconhecer e proteger o direito de quem o tem. Justamente por essas razões é que o processo deve representar um instrumento adequado ao atendimento, dentro do possível, de todos os direitos e demais posições jurídicas de vantagem previstos no ordenamento;
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Crise no Judiciário
Moral
ula
*
não basta, em suma, a eficiência técnica do processo-meio, na medida em que interessa à parte, destinatária final da atividade do Estado, a efetividade da própria tutela (processo de resultados), atendido, assim, o direito fundamental da efetividade da jurisdição.
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Crise no Judiciário
Moral
ula
*
 Este descompasso, permite analisar as principais causas da crise no Judiciário:
OPERACIONAIS;
FUNCIONAIS;
ESTRUTURAIS. 
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Crise no Judiciário
Moral
ula
*
OPERACIONAIS –
 
Infraestrutura- recursos materiais, 
humanos e financeiros- deficientes.
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Crise no Judiciário
Moral
ula
*
B) FUNCIONAIS -
 
Dificuldade legislativa- Sistema 
recursal deficiente
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Crise no Judiciário
Moral
ula
*
 C) ESTRUTURAIS -
 
	Ausência de órgão nacional de planejamento e controle do Juiciário, capaz de traçar políticas administrativa e financeira deste Poder. 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
PROCESSO SELETIVO DA MAGISTRATURA
Moral
ula
*
ELETIVO – Em desuso ao longo do mundo.
	Vantagens – Democrático, Célere e pouco oneroso.
	Desvantagens – Provável comprometimento da imparcialidade, exclusão de potenciais candidatos não “políticos”.. 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
PROCESSO SELETIVO DA MAGISTRATURA
Moral
ula
*
 B) NOMEAÇÃO – 
	Vantagens – Célere e pouco oneroso.
	Desvantagens – Antidemocrático, provável comprometimento da imparcialidade, exclusão de potenciais candidatos não “políticos”. 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
PROCESSO SELETIVO DA MAGISTRATURA
Moral
ula
*
 C) CONCURSO PÚBLICO – 
	Vantagens – Democrático, seleção apurada, resguardo da imparcialidade.
	Desvantagens – lento e oneroso. 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
PROCESSO SELETIVO DA MAGISTRATURA
Moral
ula
*
 SISTEMA USADO NO BRASIL – MISTO
	Primeira instância concurso público.
 Nomeação nas demais instâncias.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
PERFIL DA MAGISTRATURA
Moral
ula
*
JUVENILIZAÇÃO;
PERFIL LIBERAL;
ATENTO À JUSTIÇA SOCIAL.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
GARANTIAS DA MAGISTRATURA
Moral
ula
*
"Art.95. Os juízes gozam das seguintes garantias:
I – vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado;
II – inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, na forma do art.93, VIII;
III – irredutibilidade de vencimentos, observado, quanto à remuneração, o que dispõem os art.37, XI, 150, II, 153, III, e 153, §2°, I".
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Caso 1
Moral
ula
*
 TJ do Rio instaura procedimento administrativo disciplinar contra juíza de São Gonçalo. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, por unanimidade de votos, instaurou ontem procedimento administrativo disciplinar para apurar o envolvimento da juíza Sônia Maria Garcia Leite Machado, titular da 4ª Vara de Família de São Gonçalo, com o inspetor da Polícia Civil Marco Antônio dos Santos Bretas, o Marcão. Apontado como intermediário de propinas pagas pela máfia dos bingos, Marcão foi preso em maio de 2007 durante a Operação Hurricane, da Polícia Federal. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça Federal registraram conversas entre a juíza e o policial. No trecho interceptado, a magistrada teria cobrado o empréstimo prometido. A representação judicial foi encaminhada ao Órgão Especial pelo presidente do TJ, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro. O prazo de conclusão do procedimento administrativo disciplinar é de 90 dias e, durante este período, também por decisão do Órgão Especial, a juíza não será afastada das suas funções na Vara de Família de São Gonçalo. Em sua defesa, a juíza
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Caso 1
Moral
ula
*
Sônia Maria disse que mantém uma relação de amizade com o policial civil, mas que não tinha conhecimento da sua ligação com a máfia dos bingos. Segundo ela, o dinheiro tratava-se de um empréstimo, uma vez que se encontrava em dificuldades financeiras. A magistrada afirmou também que, entre 2000 e 2002, ficou à frente da Vara Criminal de Bangu e, durante esse período, julgou crimes comuns, concedeu autorização para escutas telefônicas, mas nunca proferiu decisão em favor de bingos. O desembargador Marcus Faver, primeiro a votar pela instauração do processo disciplinar, disse que a apuração dos fatos será feita com total garantia de defesa da magistrada.
Diante da notícia, responda as seguintes questões:
a) Quais são as garantias constitucionais inerentes aos magistrados? A magistrada em questão faz jus às mesmas? Em que hipótese pode perdê-las? 
b) Quais são os objetivos sociais das referidas garantias?
c) A juíza em questão exerce a magistratura de 1º ou 2º grau? Como são escolhidos os magistrados deste grau de jurisdição?  
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Caso 2
Moral
ula
*
TEXTO 1 - A extinção do quinto constitucional e a resistência da OAB.  Ao mesmo tempo em que o STJ não vota a lista tríplice dos advogados indicados pela OAB para o preenchimento do quinto constitucional naquele Tribunal, é apresentado Projeto de Emenda Constitucional propondo a extinção do sistema de escolha dos ministros do STF pelo Presidente da República e do sistema do quinto constitucional em todos os Tribunais, além de alterações significativas em todos Tribunais, inclusive no TSE, TREs, TCU e no Ministério Público. Esta investida contra o quinto constitucional foi denunciada pelo presidente da OAB Federal, Cezar Britto, em carta dirigida a todos os advogados brasileiros, na qual afirma: “o gesto do STJ está em grave contradição com o papel institucional elementar de um tribunal, que é o de guardião das leis. A advocacia está perplexa e preocupada com este impasse, que expõe e desgasta o ambiente judiciário(...). A PEC tem um cunho oportunista... O quinto constitucional é um dos maiores patrimônios do Judiciário” (Disponível em: http://www.parana-online.com.br/canal/direito-e-justica/news/313767/, 19/07/2008). 
 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Caso 2
Moral
ula
*
TEXTO 2 -O Professor
DALMO DE ABREU DALLARI, em sua obra “O Poder dos Juízes” considera, in verbis: “Seria mais razoável, e mais condizente com a democracia, permitir que entidades representativas de advogados, juízes e do Ministério Público, bem como os tribunais superiores federais e estaduais, apresentassem sugestões de nomes. Entre os três que obtivessem maior número de indicações, o Presidente da República escolheria um nome para ser submetido à aprovação do Senado. Esse procedimento daria publicidade ao processo de escolha, evitando a premiação de “amigos do rei”, assegurando a legitimidade do escolhido.” (O Poder dos Juízes. São Paulo, Ed. Saraiva, 1996, p. 115).
 
 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Caso 2
Moral
ula
*
TEXTO 3 – Prática do Quinto Constitucional vira argumento para nepotismo. Uma corrente de magistrados considera que a raiz do tráfico de influência política e de nepotismo no Judiciário (...) é legitimada pelo artigo 94 da Constituição. (...) Na última eleição municipal, o TER anulou a eleição em Campos, absolveu o ex-governador Anthony Garotinho e Rosinha (de um processo por compra de votos que os tornariam inelegíveis), num voto de Minerva (desempate, decidido pelo ministro Marlan de Moraes Marinho, presidente do TER). em seguida, o irmão dele, Lindolpho de Morais Marinho, foi nomeado desembargador do TJRJ, escolhido por Rosinha Garotinho, conforme a legislação do Quinto Constitucional (Jornal do Brasil, 23/08/2008, p. A11).
A existência do quinto pode enfraquecer a atuação profícua dos membros do Ministério Público e da advocacia, na medida em que a perspectiva próxima de acesso a um tribuna pode vir a arrefecer um espírito mais combativo no exercício independente daquelas funções, postura essencial ao ideal funcionamento da Justiça.  
 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Caso 2
Moral
ula
*
 a) Mediante o que os textos apresentam, explique as vantagens e desvantagens  decorrentes da extinção do sistema de escolha dos ministros do STF pelo Presidente da República e do sistema do quinto constitucional em todos os Tribunais. 
b) As mesmas críticas relativas ao sistema de escolha dos magistrados que compõem a Corte suprema do país (STF), também pode ser percebida na escolha dos magistrados de 1ª instância?
 
 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 MINISTÉRIO PÚBLICO
Moral
ula
*
O Ministério Público (MP) é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art.127, CF/88).
O Ministério Público brasileiro é composto:
o Ministério Público da União subdivido em: Ministério Público do Trabalho;Ministério Público Militar;Ministério Público do Distrito Federal;Ministério Público Federal;
b) os Ministérios Públicos dos Estados;
c) e o Ministério Público junto aos Tribunais de Contas
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 MINISTÉRIO PÚBLICO
Moral
ula
*
O ingresso na carreira do Ministério Público se dá mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 MINISTÉRIO PÚBLICO
Moral
ula
*
Dentre suas funções institucionais, destaca-se a de promover, privativamente, a ação penal pública; zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia; promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição; exercer o controle externo da atividade policial; 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 MINISTÉRIO PÚBLICO
Moral
ula
*
defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas; exercer notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva; requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicando os fundamentos políticos de suas manifestações processuais; exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 MINISTÉRIO PÚBLICO
Moral
ula
*
Constitucionalmente, o Ministério Público tem assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor, ao Poder Legislativo, a criação e a extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória, os planos de carreira, bem como a sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.
A chefia dos Ministérios Públicos dos Estados é exercida pelo Procurador-Geral de Justiça. 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 MINISTÉRIO PÚBLICO
Moral
ula
*
Os seus membros gozam das seguintes garantias:
a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;
b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;
c) irredutibilidade de subsídio.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 MINISTÉRIO PÚBLICO
Moral
ula
*
http://www.youtube.com/watch?v=bJEBZazi_3w
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 DEFENSORIA PÚBLICA
Moral
ula
*
À Defensoria Pública incumbe, em regra, prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado privado, sendo a defesa dos financeiramente hipossuficientes sua função típica. Existem, contudo, hipóteses em que a Defensoria Pública atuará independentemente da condição financeira do assistido. Trata-se de funções atípicas, que tomam lugar toda vez que for verificada a hipossuficiência jurídica da parte, como, por exemplo, na defesa dos acusados que não constituiram advogado para a apresentação de defesa e nos casos da curatela especial. 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 DEFENSORIA PÚBLICA
Moral
ula
*
Outra hipótese da Defensoria Pública em função atípica é a da defesa de grupos hipossuficientes (consumidor, idoso, criança e adolescente, mulheres vítimas de violência), legitimando a Defensoria para o ajuizamento de ações civis públicas em prol do interesse desses grupos.
A Defensoria Pública integra o executivo, muito embora guarde autonomia funcional e administrativa, e representa o compromisso do governo, estadual e federal, de permitir que todos, inclusive os mais pobres, tenham acesso à justiça.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 DEFENSORIA PÚBLICA
Moral
ula
*
A Defensoria Pública presta consultoria jurídica, ou seja, fornece informações sobre os direitos e deveres das pessoas que recebem sua assistência. É com base na resposta à consulta que o assistido pela Defensoria Pública pode decidir melhor como agir em relação ao problema apresentado ao defensor público.
http://www.youtube.com/watch?v=MKWHtAMo1ro
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 ADVOCACIA
Moral
ula
*
Um advogado é um profissional liberal, bacharel em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.
O advogado é uma peça essencial[1] para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 ADVOCACIA
Moral
ula
*
Por essa razão, a advocacia não é simplesmente uma profissão, mas, um munus publico, ou seja, um encargo público, já que compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário
como servidor ou auxiliar da Justiça.
A Constituição Federal do Brasil dispõe no seu artigo 133 que "o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei".[6]
A Lei federal nº 8.906, de 4 de Julho de 1994, dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 CNJ
Moral
ula
*
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão voltado à reformulação de quadros e meios no Judiciário, sobretudo no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. O CNJ foi instituído em obediência ao determinado na Constituição Federal, nos termos do art. 103-B.
 Criado em 31 de dezembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005., o CNJ é um órgão do Poder Judiciário com sede em Brasília/DF e atuação em todo o território nacional, que visa, mediante ações de planejamento, à coordenação, ao controle administrativo e ao aperfeiçoamento  no serviço público da prestação da Justiça.
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 CNJ
Moral
ula
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 CNJ
Moral
ula
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 CNJ
Moral
ula
*
Atribuições - 
 Principais: - Apresentar a proposta orçamentária, a ser aprovada pelo Plenário; 
- Assegurar a assessoria e o apoio técnico-administrativo necessários à preparação e à execução de sua gestão administrativa, das atividades do Plenário, da Presidência do CNJ, da Corregedoria Nacional de Justiça, dos Conselheiros e das Comissões; 
- Executar os atos ordinatórios, de administração ou de mero expediente;
- Executar os serviços cartorários do Conselho; 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
 CNJ
Moral
ula
*
- Prestar apoio para execução da gestão administrativa, mediante protocolo de cooperação entre titulares das Secretarias de outros órgãos do Poder Judiciário; 
- Acompanhar o fiel cumprimento dos atos e decisões do CNJ; 
- Informar ao presidente e ao relator sobre os eventos e omissões relacionados com as deliberações do CNJ; 
- Elaborar estudos, pesquisas, propostas e pareceres;
- Disponibilizar ao público, por meio do sítio eletrônico do CNJ, planilha atualizada mensalmente, indicando o cumprimento ou não, pelos tribunais, dos atos normativos e das decisões do CNJ, separadas por ato decisório e por tribunal. 
SEMANA 7 AULA 7
*
*
CNJ encontro define metas do poder judiciário para 2011
Moral
ula
*
http://www.youtube.com/watch?v=0L13A_QqbOc
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Principal fonte de pesquisa para o conteúdo escrito da aula: 
Wikipedia - http://pt.wikipedia.org
http://www.cnj.jus.br/sobre-o-cnj
ula
*
SEMANA 7 AULA 7
*
*
Leitura para a próxima aula
Moral
ula
*
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2004. Capítulo indicado: Instrumentos Humanos de realização da Ordem Jurídica
CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2004. Capítulo indicado:  Sistemas de escolha dos magistrados.
 
SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. Capítulo indicado: Sociologia da aplicação do Direito
SEMANA 7 AULA 7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais