A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Questionário da Semana 07 - SISTEMAS OPERACIONAIS (2021)

Pré-visualização|Página 1 de 1

Questionário da Semana 07 - SISTEMAS OPERACIONAIS (2021)

(FACAP-ADS/2021)

Pergunta 1 - Um deadlock remete a um impasse e constitui uma condição em que um programa não pode acessar um recurso de que precisa para continuar.

Considerando o conceito e as situações de ocorrência de um deadlock, analise as afirmações que seguem:

I - Um deadlock acontece quando dois processos querem acessar a CPU simultaneamente.

II - O pressuposto para a ocorrência de um deadlock é a competição por recursos indisponíveis.

III - No contexto do deadlock, recurso significa um processo aguardando execução na CPU.

É correto o que se afirma em:

Resposta Correta:   II apenas. 


Pergunta 2 - A ocorrência de um deadlock está vinculada a ocorrência simultânea destas quatro situações, e uma delas é conhecida como Retenção e Espera. Assinale a alternativa que contém a correta descrição da condição chamada Retenção e Espera.

Resposta Correta: Um processo mantém sob seu controle um recurso, enquanto aguarda outro recurso ocupado para a conclusão de um processamento.


Pergunta 3 - A virtualização baseada no Sistema Operacional se refere a um recurso do sistema operacional no qual o kernel permite a existência de várias instâncias isoladas do espaço do usuário. A instalação de software de virtualização é feita sobre um Sistema Operacional pré-existente e esse sistema operacional é chamado de Sistema Operacional host ou hospedeiro.

Considerando o conceito e a utilização da virtualização, assinale a alternativa que contém a sequência correta de termos que completam as lacunas da sentença que segue:

A virtualização é o meio pelo qual é viabilizada a ________ de uma instância virtual de um __________ sobre o hardware físico. Com a virtualização, é possível que vários _______________ sejam executados em um mesmo sistema computacional.

Resposta Correta: execução – computador – Sistemas Operacionais. 


Pergunta 4 - hypervisor trata os recursos, como CPU, memória e armazenamento, como um pool que pode ser realocado com facilidade entre os guests existentes ou para novas máquinas virtuais.

Considerando o conceito de hypervisor, seus tipos e suas respectivas características, analise as afirmações que seguem:

I – Hypervisor é uma ferramenta de software que possibilita a criação e a manutenção de máquinas virtuais.

II – O tipo chamado bare metal (ou tipo 1) remete a um Sistema Operacional que atua diretamente no hardware do host.

III – O tipo chamado hosted e é executado em um Sistema Operacional convencional como uma camada de software ou aplicação.

É correto o que se afirma em:

Resposta Correta:   I, II e III. 


Comentário: "Um hypervisor, também conhecido como monitor da máquina virtual, é um processo que cria e executa máquinas virtuais (VMs). Um hypervisor permite que um computador host ofereça suporte a várias VMs guest, compartilhando virtualmente seus recursos, como memória e processamento. Geralmente, existem dois tipos de hypervisors. Os hypervisors de tipo 1, chamados "bare metal", são executados diretamente no hardware do host. Os hypervisors de tipo 2, conhecidos como "hospedados", são executados como uma camada de software em um sistema operacional, como outros programas de computador". (Vmware)



(FACAP-ADS/2021)






Referência:

VMWARE. O que é um hypervisor. Disponível em: https://www.vmware.com/br/topics/glossary/content/hypervisor.html. Acesso em: 20 set. 2021.