Buscar

atividade terra e universo correção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conteúdo
Tema
A terra se move.
 Dados de identificação: 5° ano 
Tempo: 15 minutos
Objetivo de aprendizagem:
 Associar o movimento de rotação à alternância entre dias e noites no planeta terra.	
Habilidades da BNCC:
(EF05Cl11) Associar o movimento diário do sol e das demais estrelas no céu.
Metodologia:
Organize os alunos em grupos de cinco ou seis grupos. Lembre -os estudantes de que os recursos que serão usados servem de modelo para a utilização em sala de aula e não obedecem a uma escala. Distribua para cada grupo a quantidade suficiente de cada item dos materiais indicado na lista abaixo.
Oriente que os estudantes utilizem um transferidor escolar de 180° para medir a inclinação da Terra, representada no globo/ bola de isopor com um palito de algodão doce ou similar.
Solicite que os estudantes usem a massinha para prender a haste no globo ou na bola.
Com a massinha ou com recorte de papel, oriente que eles confeccionem um bonequinho que será referência na terra para demarcar o movimento de rotação da Terra, junto com o movimento aparente do sol no céu, produzindo ias e noites em diferentes partes do globo.
Peça que os alunos girem a bola de isopor no sentido anti-horário e que o globo ou bola fiquem inclinados à uma fonte de luz. Eles devem expor o modelo em uma luz, o palito ajuda na movimentação do globo oeste-leste. Girando vagarosamente o globo, tendo o bonequinho como referência em um local da terra, os estudantes poderão perceber como se da alternância entre dias e noites ou a sucessão de dias e noites. Solicitem que os alunos simulem outras alternâncias, utilizando um pedaço de barbante cada grupo coloca o globo sem haste tendo a tampinha como suporte vendo que em alguns momentos a luz será obstruída em alguns pontos do modelo de planeta e a partir dessa marca oriente os na definição de onde está chegando o dia e onde está chegando à noite, observando o avanço da sombra sobre determinadas regiões. Faça a medição necessária ao processo de construção da resposta sobre alternância entre dias e noites e sua associação ao movimento aparente ao sol.
Materiais:
4 globos terrestres com suportes que possam ser retirados (globo terrestres escolares), ou bolas de isopor ou qualquer outra bola
Palitos de algodão doce ou uma haste flexível;
Tampinhas de plástico
Massinha de modelar
Barbante 10cm
Transferidor escolar de 180
Fita adesiva de uso escolar.
após a distribuição do material oriente que seus grupos preparem seus globos ou bolas que servirão como planeta Terra. Peça que retirem o globo do suporte, caso estejam com um, para que possam trabalhar o eixo de inclinação da terra utilizando uma haste de madeira ou metal.
Conteúdo retirado da Nova escola.
www.novaescola.org.br
Professor autor: Alcione da anunciação Caetano.
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido

Outros materiais