Buscar

Análise PESTEL e a Estratégia da Amazon

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Baseado nos conceitos e macroambiente e da analise PESTEL, coloque-se como gestor da Amazon e justifique sob cada um dos fatores as influências que o ambiente proporciona na estratégia da corporação, com intuito de justificar os planos de abertura de lojas físicas. Enumere um a um os fatores e as justificativas.
· As livrarias físicas em locais estratégicos: Uma loja física com vendas sistema drive-thru alia a tecnologia com as necessidades do consumidor atual que não quer perder tempo procurando algo que deseja imediatamente. Ao aplicar o conceito PESTEL nesse processo vemos que se aliou a tecnologia com os fatores socio culturais, pois ao instalar uma loja em locais onde a cultura prevalece é importante, além de conseguir recursos econômicos de forma rápida.
· Não haver caixas e filas: A Amazon entende perfeitamente esse conceito e processo cultural literalmente, pois toda operação pode ser feita através do app da loja, pois a Revolução Industrial 3.0 já é realidade para essa gigante, associado a uma forma de pagamento previamente determinada, o que facilita e ainda estimula o consumidor a adquirir mais produtos.
· Mudança no processo logístico: A ideia é que o consumidor receba o mais rápido possível, e a Amazon ao fazer parcerias com outras empresas de segmentos mais diversos possíveis acaba concentrando e não monopolizando o processo logístico. Isso de forma econômica e mercadológico é interessante pois ela acaba movimentando a economia de uma forma muito mais prática e todos saem ganhando: o fabricante, o consumidor e a própria Amazon.
 A Amazon aplica constantemente o sistema PESTEL dentro do macro ambiente pois além do que já foi citado e justificado o mais importante é que ela não fere a lei e ainda busca soluções sustentáveis ao eliminar o burocratismo.

Outros materiais