Buscar

Você, como consultor ambiental e funcionário da empresa, tem a missão de auxiliar na análise da água do rio. Quais são os critérios que você, consultor ambiental, pretende adotar para o monitoramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DA ÁGUA DO RIO DE UMA CIDADE
Quais são os critérios que você, consultor ambiental, pretende adotar para o monitoramento das águas?
R: Compor uma equipe para realiza, a cada seis meses, coleta e análises das águas do ria da cidade onde deverá ser monitorado, essa coleta será realizada em diferentes pontos do rio, sendo analisados vários parâmetros, como cor, turbidez, metais pesados, pH, condutividade, coliformes fecais e temotolerantes, entre outros.
Como é possível melhorar a qualidade do rio?
R: Provocando uma parceria com a prefeitura e os moradores da região para realizarem ações como:
*Limpeza das margens dos rios.
*fiscalizações de pontos de lançamentos de efluente (domésticos e industriais).
*Realizações de campanhas alertando a comunidade sobre descarte incorreto de resíduos sólidos urbanos em rios. 
Padrão de resposta esperado
O primeiro passo é definir um objetivo para a água deste rio, ou seja, quais são as atividades que se espera realizar nestas águas? Este objetivo deve ser discutido juntamente com o Comitê de Bacia Hidrográfica e com toda a comunidade, buscando determinar a classe de uso da água. Definida a classe, deve-se iniciar um trabalho de campo cuidadoso, no qual serão analisados os pontos mais críticos do rio, isto é, os pontos com maior concentração de poluentes devido ao lançamento de dejetos industriais ou domésticos. Junto com o levantamento de campo, como forma de melhorar a qualidade das águas, é importante realizar trabalhos de educação ambiental junto com todos os moradores e indústrias, a fim de evitar que resíduos sólidos urbanos e lançamentos de efluentes sejam lançados no rio. De nada adianta apenas monitorar, se os pontos de lançamentos de poluentes continuam.
Após a identificação da classe do rio, o levantamento em campo e a realização de trabalhos de educação ambiental com a comunidade, deve-se iniciar as análises da água. Essas análises devem ocorrer em diferentes pontos, buscando-se sempre descobrir os pontos mais críticos e contando com a confiabilidade das análises.
Você deve analisar os parâmetros indicados no IQA (Índice de Qualidade das Águas), composto por nove parâmetros:
- oxigênio dissolvido
- coliformes termotolerantes
- pH (potencial hidrogeniônico)
- demanda bioquímica de oxigênio (DBO)
- temperatura da água
- nitrogênio da água
- fósforo total
- turbidez
- resíduo total.
Normalmente, a análise desses parâmetros é um bom indício da presença de contaminantes na água, sobretudo esgoto doméstico.
As análises podem ser diárias (ao menos para os parâmetros mais básicos, como pH e turbidez), semanais, mensais ou bimestrais, de acordo com a qualidade das águas e o objetivo traçado. Em determinados períodos, é importante realizar análises mais completas de tempos em tempos (com um maior número de parâmetros, como metais pesados). Essas análises devem ser realizadas por laboratórios confiáveis! O monitoramento da água deve ocorrer por, pelo menos, um ano, a fim de garantir que não ocorram fatos isolados que interfiram na qualidade da água.
POR GENTILEZA ESTOU TE AJUDANDO COM A RESPOSTA EXATAMENTE CORRETA, ENTÃO ME AJUDE TAMBÉM ME DANDO UM JOINHA E FAZENDO UM COMENTÁRIO NEM Q SEJA UM “OK’’

Continue navegando