Buscar

Aula sobre Popper -- PEC III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Aula sobre Popper -- PEC III
Prof. Emmanoel
23.03.2012
*
*
*
Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)
Tem pontos em comum com os filósofos da ciência da “visão adquirida” ou “visão recebida” (ou seja, os positivistas e empiristas lógicos).
P. ex., aceita o método N-D como algoritmo capaz de gerar conhecimento sério e rigoroso (ou seja, geral e universal). 
Aceita a importância dos experimentos científicos.
Aceita que a ciência progride com o tempo.
Não estuda como fatores psicológicos, sociológicos ou históricos influem na formulação das teorias.
Ou seja, ele também separa o contexto da descoberta do contexto da justificação das teorias. 
*
*
*
Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)
Contudo, os experimentos para Popper não nos ajudam a verificar que uma teoria é verdadeira (ou tem certa probabilidade de ser verdadeira).
Os experimentos têm a finalidade de demarcar o que é ciência do que não é. 
Isto é diferente dos positivistas lógicos, que queriam delimitavam a ciência (sentenças sintéticas e analíticas) em oposição à metafísica. 
Popper já aceita que é inevitável termos uma visão de mundo – uma metafísica – quando elaboramos teorias.
Ou seja, nossa observação do mundo nunca é neutra. Sempre temos algum problema específico que queremos observar e resolver. Não dá pra separar teorias das observações!
P. ex., se eu pegar dois alunos diferentes e disser: “Descrevam o que vocês observam” – poderemos ter respostas bem diferentes...
*
*
*
Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)
Para Popper, devemos fazer teorias agressivas, ousadas, que possam ser falsificadas (e não verificadas, como com os positivistas lógicos). 
É a possibilidade de ser falsificada que nos garante a cientificidade da teoria – e isto ocorre porque temos uma assimetria lógica entre verificação e falsificação.
Em outras palavras, Popper observa que há uma lógica da refutação (uma vez falsificada, aquela teoria está errada com 100% de certeza), mas não há lógica da verificação (uma vez verificada, não dá pra dizer que a teoria está 100% correta). 
*
*
*
Pontos importantes de Karl Popper (1902-1994)
Daí a grande bronca de Popper é com teorias como as de Freud e Marx.
Freud, com conceitos como sublimação e repressão, poderia explicar qualquer evento empírico com referência a mecanismos inconscientes operando nos indivíduos.
Marx, com o conceito de alienação, poderia, em princípio, explicar quaisquer fenômenos sociais como as poucas revoltas de trabalhadores na segunda metade do século XX. 
Ou seja, autores vinculados a Freud e Marx usam de “estratagemas de imunização” – hipóteses ad hoc – que impedem suas teorias de serem falsificadas! 
Ou seja, esses autores impedem suas teorias de enfrentarem testes empíricos concretos e virarem conhecimento sério e rigoroso, na visão de Popper. 
*
*
*
Dicas de Popper para aqueles que buscam conhecimento sério e rigoroso: 
1. Não existem fontes últimas do conhecimento (nem pelos sentidos, nem pela razão): elas levam ao fundamentalismo e autoritarismo. 
2. A pergunta que devemos fazer em ciência é: nossa afirmativa concorda ou não com os fatos observados? 
3. Todos os argumentos que podemos usar são relevantes. 
4. A fonte mais importante para aumentar nosso conhecimento é a tradição. 
5. Mas isto não significa que devamos ser tradicionalistas – devemos dar a “cara a tapa”, testar e criticar o mais duramente possível as teorias. 
*
*
*
Dicas de Popper para aqueles que buscam conhecimento sério e rigoroso:
6. O conhecimento parte, então, do conhecimento que o precedeu. 
7. As epistemologias pessimista e otimista são errôneas, pois podem levar ao dogmatismo.
8. Nem a observação empírica nem a razão são árbitros finais: eles são úteis para que examinemos hipóteses de trabalho e tentemos refutá-las.
9. A precisão da linguagem é tão boa quanto o problema que temos à mão pra resolver – claro, o significado das palavras muda com o tempo, mas a linguagem é puramente convencional. 
10. Toda solução de um problema acaba levando a novos problemas. 
*
*
*
Dicas de Popper para aqueles que buscam conhecimento sério e rigoroso:
E duas observações finais: 
Não se estabelece a verdade por decreto: ela está acima da autoridade humana. 
Justificamos nosso conhecimento por sua capacidade de resistir às críticas mais duras, não porque seguimos esta ou aquela teoria racionalmente elaborada. 
Uma boa teoria nunca é 100% verdadeira: ela é verossimilhante. Ou seja, ela pode ter um bom grau de corroboração empírica, mas nada impede que ela seja falsificada no próximo teste! 
*
*
*
Exercício de prova: 
QUESTÃO 3: (3pontos)____________
Um professor popperiano resolveu testar a hipótese de que aulas de revisão aumentariam a média das notas da sua turma em 1 ponto. Depois de testar sua hipótese aplicando uma prova, o professor descobriu que a média da turma não havia subido como ele esperava. Esta falsificação é condição suficiente para o professor abandonar sua hipótese? Explique, sem esquecer de definir e introduzir a tese de Duhem-Quine na sua resposta. 
*
*
*
Resposta: 
A falsificação da hipótese não é condição suficiente. A razão para a insuficiência é que nós nunca testamos apenas uma hipótese isoladamente, mas um conjunto de hipótese mais condições iniciais (esta é a tese de Duhem-Quine). (ver Blaug, p. 55-6). Deste modo, o professor popperiano deveria ter especificado quais eram as condições iniciais que estava testando junto com sua hipótese. Essas condições iniciais também deveriam ser testáveis (Popper não aceita o uso de hipóteses ad hoc), para que sua hipótese pudesse resistir à experimentação e ser corroborada com mais testes empíricos. (ver Popper também).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais