Buscar

ação civil publica - prova civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CÍVEL DA COMARCA DO MUNICÍPIO BETA
	A Associação Alfa com sede à Rua Apolônio Otoniel Silva, nº 234, Bairro Santa Rita, Município Beta, Estado Paraíba – Brasil, CEP 57.323-670, CNPJ 13.204.908/0001-34, e-mail associacao_alfa@hotmail.com, vem, devidamente representada pelo seu advogado com endereço profissional situado a Rua Alfaiate José Emídio, nº 435, Bairro Jardim América, Município Beta, Estado Paraíba – Brasil, CEP 57.241-780, e-mail advogadosassociados@hotmail.com, onde receberá citações e intimações, vem à presença de V. Exa., com base na Lei federal nº 7.347/85, propor a presente:
AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PEDIDO DE LIMINAR
	em face do Município Beta, com sede em Avenida Floriano Peixoto, nº 745, Centro, Município Beta, estado Paraíba – Brasil, CEP 57.101-040, CNPJ 11.670.425/0001-90, e-mail municipiobeta@hotmail.com, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
1) DOS FATOS
A Associação Alfa, constituída há 3 (três) anos, cujo objetivo é a defesa do patrimônio social, e particularmente ao direito à saúde de todos, mostrou-se inconformada com a negativa do Posto de Saúde Gama, gerido pelo Munícipio Beta, de oferecer atendimento laboratorial adequado aos idosos que procuram esse serviço. O argumento das autoridades era o de que não havia profissionais capacitados e medicamentos disponíveis em quantitativo suficiente. Em razão desse estado de coisas e do elevado números de idosos correndo risco de morte, a Associação resolveu peticionar ao Secretário Municipal de Saúde do Município Beta, querendo providências imediatas para a regularização do serviço público de Saúde. O Secretário respondeu que a situação da Saúde é realmente precária e que a comunidade precisa ter paciência e esperar a disponibilização de repasse dos recursos públicos federais, já que a receita prevista no orçamento municipal não fora integralmente realizada. Reiterou, ao final e pelas razões já aventadas, a negativa de atendimento laboratorial aos idosos. Apesar disso, as obras públicas da área de lazer do bairro em que estava situado o Posto de Saúde Gama, nos quais eram utilizados exclusivamente recursos públicos municipais, continuaram a ser realizadas.
 
2) DO DIREITO
A ação civil pública é a medida cabível para prevenir ou reprimir os eventuais danos morais e/ou materiais causados a qualquer interesse difuso ou coletivo, de acordo com o art. 1º da Lei 7.347/85. No presente caso, é a medida mais cabível para defender o direito à saúde.
O objetivo da presente demanda é decorrente do descaso com a saúde dos idosos que buscam atendimento no Posto de Saúde Gama. Portanto, a defesa dos idosos se faz necessária, de acordo com as finalidades estatutárias da Associação, que é a defesa do patrimônio social, do direito à saúde de todos e não eventual defesa de direito ou interesse individual. O presente caso é de interesse difuso, pois discute-se o serviço prestado à toda a população e os idosos não podem ser individualizados, nos termos da Lei 7.347/85 art. 1º, incisos IV e VII.
No caso em tela, denota-se a necessidade de defender o direito à saúde e à vida daqueles que buscam atendimento no Posto de Saúde Gama, em especial os idosos. Embasados pelo art. 6º e art. 196 da Carta Magna de 1988, que tratam do direito à saúde como dever do Estado e com base também no direito à dignidade da pessoa humana previsto no art. 1º, III da Constituição Federal e o direito à vida previsto no caput do art. 5º da mesma lei.
Busca-se aqui na demanda judicial, pois o poder público preteriu a destinação do dinheiro público para a realização de obras de lazer no bairro, ao invés de garantir insumos básicos ao posto de saúde. O objetivo aqui não é desmerecer a necessidade de lugares para o lazer da população, mas a saúde e a vida têm maior importância neste caso. O município deve assegurar o direito à vida e à saúde da sua população, além da competência constitucional de prestação do serviço público de saúde previsto nos artigos 196 e 230 e art. 30, VII da Constituição Federal de 1988.
2.1 LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA
A legitimidade ativa está fundada no artigo 5º, V, “a” e “b”, da Lei nº 7.347/85. A Autora se trata de uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída há mais de um ano, e tem como finalidade a defesa do patrimônio social e do direito à saúde de todos, em conformidade com a Lei. Dessa forma, busca prestação jurisdicional, mediante Ação Civil Pública com amparo nos dispositivos legais previstos na Lei nº 7.347/85 e no Código de Defesa do Consumidor.
Como responsável pela gestão do Posto de Saúde Gama, a legitimidade passiva pertence ao Município Beta.
2.2 DA CONCESSÃO DA MEDIDA LIMINAR
Com fulcro no artigo 12 da Lei nº 7.347/85, é imprescindível a concessão de medida liminar que determine que a parte ré regularize o sistema de saúde para prestar o atendimento laboratorial satisfatório aos idosos na localidade abrangida pelo Posto de Saúde, pois o periculum in mora evidencia-se diante da produção de lesão grave, complicações na saúde e até mesmo risco de morte, caso não recebam tratamento de saúde adequado. 
3) DOS PEDIDOS
Diante do exposto, vem requerer a V. Exª:
· a citação dos réus para, requerendo, contestem a presente ação, no prazo legal, sob pena de revelia;
· que a medida pleiteada em caráter liminar seja tornada definitiva, para impor ao Município Beta a prestação adequada do serviço público de saúde pelo Posto de Saúde Gama;
· a intimação do representante do Ministério Público, nos termos do artigo 5º, parágrafo 1º, da Lei nº 7.347/85, para acompanhar todos os atos e termos da presente ação;
· caso não haja o cumprimento da liminar e da sentença por parte da ré, requer-se a cominação de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por dia de descumprimento, como dispõe o artigo 11 da Lei nº 7.347/85, em favor do Fundo Estadual de Saúde;
· requer a produção de todos os meios de prova admitidos em direito, em especial o depoimento pessoal, a testemunhal e documental superveniente;
· a juntada de documentos em anexo.
DO VALOR DA CAUSA
Dá-se à causa o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Nestes termos,
Pede deferimento.
Município Beta, 19 de Setembro de 2021
Advogado...
OAB...

Outros materiais