Buscar

Linguística I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Universidade Estácio de Sá 
Linguística I
 Professora: 
Sheila Bezerra Alunos: 
Adilene Alves de Andrade
Diones Cesar Porto Leonardo Guarany Vieira Lutiene Rangel Viviane Guimarães Oliveira
*
*
O Fantástico Mundo da Linguagem
*
*
“dizer as coisas como são”
Platão 
*
*
* Por que quando se fala em 
ciência, as pessoas pensam logo nas 
ciências naturais?
* A contribuição da linguística foi decisiva 
para que as ciências humanas adquirissem
um rigor?
*
*
Para entender como isso ocorreu, podemos fazer uma viagem no tempo, desde a Antiguidade, quando a curiosidade sobre a linguagem humana começou a inquietar os filósofos e sábios, até os dias atuais.
Na verdade, a linguagem é tão importante que, sem ela, não seríamos capazes de pensar, pois todo pensamento estrutura-se na forma de alguma linguagem, seja ela verbal, visual, gestual etc. O filósofo grego Parmênides (535-450 a.C.) já dizia que ser e pensar são uma só e a mesma coisa, ideia reafirmada pelo filósofo francês René Descartes (1596- 1650) na famosa frase penso, logo existo.
*
*
Um pouco de história
* Pensa-se frequentemente na história da linguística como uma disciplina muito nova. Afinal, a própria linguística só se estabeleceu em sua forma atual há algumas décadas. Mas as pessoas vêm estudando a linguagem desde a invenção da escrita e, sem dúvida, muito antes disso também.
* A história registrada da linguística ocidental começa em Atenas: Platão foi o primeiro pensador europeu a refletir sobre os problemas fundamentais da linguagem.
*
*
* Na visão de Saussure, a linguagem poderia ser estudada diacronicamente (por meio de sua evolução histórica) ou sincronicamente (tomando como objeto de estudo um dado momento dessa evolução). Portanto, a linguística histórico-comparativa era essencialmente diacrônica, ao passo que ele propunha uma abordagem basicamente sincrônica.
* Saussure era um dos maiores expoentes do método histórico-comparativo, tendo lecionado em grandes universidades europeias, como Paris e Genebra, mas passou a criticá-lo, descontentando os comparatistas. Por isso, foi aos poucos afastado de suas funções docentes na universidade, até que só pôde ministrar cursos de extensão.
O Nascimento da Linguística Moderna
*
*
* Se, para Saussure, o significado do signo varia de língua para língua, então o próprio significado é parte do signo. Assim, ele concebeu o signo linguístico como uma entidade de duas faces: o significante ou expressão (a forma material do signo, ou seja, a forma acústica ou gráfica da palavra) e o significado ou conteúdo (a imagem mental, ou seja, o conceito da coisa designada).
* Saussure insistiu ainda no caráter social da língua, oposto ao caráter individual da fala. Ele afirmou que a língua é uma instituição social, cuja explicação última deve ser buscada na sociologia, e previu a criação de uma ciência, chamada semiologia, para estudar todos os signos (verbais e não-verbais) da vida social. A linguística, que estuda os signos verbais, faria parte dessa nova ciência.
*
*
*
*
* A linguística e a semiótica também têm aplicações em ciências naturais, como a computação, onde a compreensão da transmissão e do processamento de informação ajuda a criar programas de inteligência artificial, que simulam o raciocínio humano, e a biologia, onde a principal utilidade está na decodificação do código genético, também uma linguagem. 
* A função principal da ciência é levar o homem ao conhecimento, abrir sua visão para novas realidades e alargar seus horizontes mentais. Isso é feito pela ciência pura.
As aplicações da Linguística e da Semiótica
*
*
* A língua tem sido sempre a principal marca da identidade de um povo e é o que o faz lutar por sua liberdade e auto afirmação.
* Hoje, já consolidadas como ciências, a linguística e a semiótica continuam a se desenvolver e a ampliar seu campo de ação, como revelam os estudos na área da cognição humana.
*
*
Referência
O Fantástico Mundo da Linguagem
Aldo Bizzocchi
História Concisa da Linguística
Barbara Weedwood
Tradução: Marcos Bagno

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais