Buscar

a importancia do estagio para formação do pedagogo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Ensino em Educação Infantil 
	Alun@: Gilmar dos Santos Lopes 
	RGM: 24281123
	Curso: Pedagogia - Graduação
	
A importância do estágio para formação do pedagogo 
O estágio é a articulação entre a teoria e prática para a formação do docente onde o mesmo adquire habilidades didáticas articuladas com os desafios práticos da docência, segundo Pimenta e Lima (2005/2006, p11) "A Profissão docente é uma prática social, ou seja , é uma forma de se intervir na realidade social , por meio da educação que ocorre, não só, mas essencialmente nas instituições de ensino.
O estágio se desenvolve junto ao contexto social das práticas educativas , se tornando uma atividade de pesquisa sobre a própria prática e sobre a instituição na qual é exercida a docência , no caso dos acadêmicos que já atuam na área da educação. Na prática o estágio possibilita aos acadêmicos compreenderem e vivência a complexidade das práticas institucionais e das ações desenvolvidas por profissionais na áreas , proporcionando assim uma reflexão a partir da realidade de acordo com Pimenta e lima é portanto ,
[...] atividade teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como a atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estágio atividade curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, este sim objeto da práxis. Ou seja, é no trabalho docente do contexto da sala de aula, da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis se dá (PIMENTA e LIMA, 2005/2006, p. 14).
O estágio é fundamental para formar um bom professor pois o mesmo deve conhecer as especificidades do contexto da instituição onde irá trabalhar , junto ao perfil de seus alunos e das várias possibilidades que ele terá para trabalhar com os alunos e tudo isso não surge com o improviso muito menos com a comodidade .
Referências
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis, vol. 3, n. 3 e 4, pp. 5-24, 2005/2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução, v. 01. Brasília: MEC/SEF, 1998.
UNIVALI. Projeto Pedagógico: Curso de Pedagogia – Modalidade Educação a Distância. Itajaí: UNIVALI - ProEn, 2012.

Outros materiais