Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Ensino Religioso – 7.º Ano – 4.º BLOCO – 2021 
Aluno(a): ______________________________Turma:_________________
Professor: Erisvaldo Souza Leite E-mail: pr.erisvaldosleite@hotmail.com 
WhatsApp: 31 99780 - 4227 Instagram: @pr.erisvaldoleite 
Unidade Temática: Manifestações Religiosas
Objeto de Conhecimento: Lideranças Religiosas
Habilidades:
EF07ER03X - Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.
EF07ER04X - Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.
________________________________________________________________________
Aula 1
LÍDERES RELIGIOSOS QUE SE DESTACARAM NA SOCIEDADE
Muita gente tem a ideia de que é preciso combater a violência com mais violência, corrigir a injustiça castigando cruelmente os injustos, enfim, melhorar o mundo com armas e guerras, e com o poder dos mais fortes. Poucas pessoas acreditam na força do amor. 
No entanto, muitos homens e mulheres que realmente mudaram a sociedade humana não possuíam exércitos nem mataram ninguém. Ao contrário: alguns até morreram pela paz.
Como eles conseguiram fazer isso em um mundo cheio de governos poderosos, armas potentes, dinheiro em abundância? Acontece que os governos caem, as armas envelhecem, o dinheiro acaba..., mas a fé verdadeira, o exemplo do bem, as vidas de paz nunca se apagam do coração humano. 
Pense no exemplo do próprio Cristo: ele não comandava exércitos, não era membro de nenhum governo. Mas seu amor foi tão grande, sua morte pelo bem da humanidade foi tão impressionante, que até passamos a contar o tempo, no Ocidente, em a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo). 
A história ficou profundamente marcada pela sua passagem na Terra. 
Agora, pense no exemplo de Gandhi. Ao morrer, deixou um par de óculos, um par de sandálias, uma túnica, um livro e uma roca de tecer. Era tudo o que possuía. Mas sua ideia e sua prática da não violência não morreram: inspiraram o pacifista Martin Luther King e muitos movimentos de paz em todo o mundo. 
Essas pessoas ensinaram justamente que o maior poder do mundo está no amor, a maior riqueza está na capacidade de perdoar e a única maneira de corrigir a injustiça é sensibilizar o coração dos homens para a justiça e converter pessoas injustas em pessoas justas. Em vez de punir, é preciso educar. Antes de julgar com crueldade, deve-se perdoar com misericórdia. Todo ser humano tem alguma coisa divina dentro de si, e exemplos de amor profundo, como foram Jesus, Gandhi e São Francisco de Assis, podem despertar em nós, a vontade de ser bom. 
A violência para com aquele que é violentado apenas desperta ainda mais revolta. 
Praticar não-violência não é aceitar tudo calado e deixar de combater o que é errado: é lutar pelo que é certo, mas com os meios da paz. É tentar acabar com o erro salvando a pessoa que está errada. 
Praticar não-violência é lutar ainda mais ativamente contra o mal. A não-violência é superior à violência. O perdão é bem mais poderoso que o castigo.
Praticar não-violência significa sofrer conscientemente, não se submetendo à vontade do malfeitor, mas empenhando-se, com todo o ânimo e sem ódio, contra o tirano. Por meio da não-violência, um só indivíduo - Gandhi - desafiou os poderes de um império injusto e salvou muitas pessoas da injustiça. 
Embora no século XX tenham ocorrido muitos movimentos pela paz, tivemos também inúmeras e desumanas guerras, entre nações e dentro de nações. Neste início de milênio, a violência continua presente em todos os setores da sociedade. O caminho para a paz parece difícil, mas precisamos procurá-lo. 
Autor Desconhecido
ATIVIDADES
Questão 1: Leia, pesquise e pense para responder as alternativas abaixo:
a) Cite pelo menos 04 líderes que você conhece que se destacaram na sociedade.
................................................................................................................................................
b) Você concorda que seja possível lutar sem violência? Por quê?
................................................................................................................................................
Questão 2: A partir de sua leitura e compreensão do texto resolva as alternativas:
a) Pesquise no Texto: Quem foi Gandhi. Qual sua contribuição na sociedade?
................................................................................................................................................
b) Faça uma pequena ilustração representando a paz.
................................................................................................................................................
Aula 2
O LÍDER NAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS
A organização religiosa é formada por um determinado grupo social que participa da mesma crença, possuem valores e significados comuns. Sua finalidade é conservar a tradição, praticar a Palavra Sagrada e apresentar para quem não conhece sua estrutura religiosa, nos seus ritos, nos seus símbolos, na sua hierarquia etc.
OS LÍDERES RELIGIOSOS E SUAS FUNÇÕES
Os líderes religiosos ajudam na construção das comunidades de fé. São os responsáveis também por animar e encorajar os membros. Tornam-se exemplos por suas ações, motivações que dão sustento a vida comunitária. A realidade das comunidades é diversificada, as orientações passam primeiro pela experiência e pela fidelidade da fé que professa. São os líderes que ajudam também na organização, distribuição de tarefas e aconselhamentos, vistos como exemplos dão suportes suficientes para a edificação da religião nos seus aspetos religiosos e sociais.
O papel do líder religioso
       O líder religioso tem a função de preservar e de repassar os ensinamentos religiosos, ele é considerado o guardião, aquele que é responsável em transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e repetida, sem traí-la nas suas originalidades. Assim, “o grupo é capaz, de repetir a tradição recebida do líder e transmiti-la de geração a geração”. (PASSOS, 2006, p. 54).
A partir do momento que algumas pessoas passam a seguir determinado líder religioso e a se identificar com sua mensagem, surgem as religiões propriamente ditas.
O líder geralmente apresenta algumas características que são de caráter: carismático, tradicional e racional. Ele pode possuir todas ou apenas uma destas características, ou ainda, a combinação delas.
Abaixo descreveremos o que faz alguns líderes religiosos em suas religiões:
Cristianismo:
Os líderes religiosos do cristianismo são os "padres" (para os católicos), para os protestantes, é o "pastor", a diferença é que os padres são líderes que não podem se casar, pois segundo Deus, o padre tem que se preocupar com a família religiosa e não com a tradicional devido a ocupação de seu tempo, e os pastores podem se casar pois, segundo os protestantes, o homem deve se multiplicar, e deve cuidar bem da sua própria casa primeiro, para depois cuidar da casa de Deus. Esses líderes religiosos tem como função, ensinar o cristianismo, celebrar datas, e fazer missas, no caso dos padres, e cultos, que são celebrados pelos pastores, sempre a serviço da comunidade cristã para falar dos ensinamentos de Jesus.
Judaísmo:
Os líderes religiosos do Judaísmo são os Rabinos, eles são professores judaicos, responsáveis por passar os ensinamentos da Torá (parte mais importante da Bíblia judaica) para os Judeus e Judias. Novamente, os Rabinos podem se casar e ter filhos pois dentro dos mandamentos da Torá, um fala que o homem deve crescer (se casar) e se multiplicar (ter filhos), devido a isso os Rabinos se casam pois se não o fizessem estariam desobedecendo um mandamento de Deus. Vale ressaltar que Rabinos só podem ser homens.
Islamismo:
Os líderes religiosos do Islamismo são os Profetas, eles são responsáveis por ensinar os muçulmanos os ensinamentos de Alá (Deus em árabe). Eles leem o Alcorão (livro sagrado do Islamismo) para seus "alunos" muçulmanos.
Hinduísmo:
Os líderes religiosos do Hinduísmo são os "Gurus",eles também são professores, só que Hindus, que ensinam por cânticos e poemas da religião, ele ensina o Hinduísmo às pessoas de sua comunidade. Geralmente o “Guru” é um com vestimenta diferenciada e com pinturas no rosto. Procure no YouTube, trechos da novela “Caminho das Índias”, para ver um personagem guru do hinduísmo. 
Budismo:
Os líderes religiosos do Budismo são os Monges, eles são inicialmente jovens, após a cerimônia de conversão à Monge, onde raspam a cabeça, eles são tratados com muito respeito até em sua casa, ser Monge ajuda a alcançar o Nirvana, que é o objetivo de cada budista, o Nirvana é o estágio em que a reencarnação acaba, é o Transcendente do budismo. No Tibete, os Monges só podem ser Monges por alguns meses, o que não acontece em outros países budistas, onde o tempo é indeterminado (à sua decisão). Os Monges passam os ensinamentos de Sidarta Gautama (escrito em português), que é o primeiro Buda (buda significa O Iluminado, ou seja, qualquer um que chegue ao Nirvana é um Buda).
Fonte:https://lideresreligiosos.blogspot.com/https://mariajucilene.blogspot.com/2015/05/lideres-religiosos.html
Obs. Com adaptações do professor Erisvaldo Souza Leite 
ATIVIDADES
Questão 1: Sobre a leitura dos textos: “O líder nas organizações religiosas” e “Os líderes religiosos e suas funções”, responda as alternativas a seguir:
a) Qual é o principal papel de um líder religioso?
................................................................................................................................................
b) Quais são as principais características que um líder religioso precisa ter? 
................................................................................................................................................
c) Você segue alguma religião? Quem é o líder religioso de sua religião e quais as principais funções dele? Como ele é visto pela comunidade de fé, sua igreja?
................................................................................................................................................................
Aula 3
LÍDERES DE DIVERSAS TRADIÇÕES
Hoje falaremos sobre líderes religiosos de diversas tradições e o papel exercido por eles. Vamos prosseguir num tema que começamos a tratar nas aulas anteriores.
Leia com bastante atenção o texto, e capriche nas atividades.
O que já sabemos sobre os líderes religiosos?
• Eles são responsáveis por transmitir os ensinamentos,
valores e a tradição dentro de um grupo religioso.
• Eles encorajam e aconselham as pessoas a viver a
partir dos princípios de sua tradição religiosa.
• Eles realizam cerimônias, como cultos, casamentos,
funerais, etc.Padre da Igreja Ortodoxa celebrando casamento
IGREJA Ortodoxa. Disponível em: <https://pixnio.
com/pt/media/igreja-ortodoxa-padre-cerimonia noiva - casamento>. Acesso em: 25 mar. 2021.
 • Eles orientam as pessoas para que elas caminhem na virtude e nos ensinamentos de sua tradição.
POR QUE PESSOAS SE TORNAM LÍDERES RELIGIOSOS?
· Em primeiro lugar, porque seu trabalho é importante e necessário para a existência das religiões, transmitindo e preservando sua memória e tradição.
· Em algumas religiões, esse trabalho é passado hereditariamente.
· Em outras, os líderes afirmam terem sido escolhidos ou chamados por seus(s) deus(es).
Normalmente, existe algum tipo de preparo antes que os líderes assumam suas funções. Isso pode variar de acordo com a religião. O preparo pode ser passar por uma prova, ritual, treinamento, cursar faculdade de Teologia – ou uma mistura de todos esses aspectos e formas.
· Ser um líder religioso é uma oportunidade importante para ajudar, formar e influenciar pessoas e comunidades.
Por isso, é importante que esse cargo seja exercido por alguém com firmes princípios morais e éticos e bem preparado.
Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/minusma/9014849245/in/photostream/>. Acesso em: 25 mar. 2021Imame islâmico em Mali, conversando com a delegação da UNESCO.
L’IMAM de la mosquée de Djingareyber discutant avec la délégation de ’UNESCO.
Qual título recebe os líderes das tradições religiosas e filosofias de vida mais comuns no Brasil?
• Cristianismo católico: padre, sacerdote, bispo, papa.
• Cristianismo protestante: pastor, reverendo, presbítero, bispo.
• Espiritismo kardecista: médium.
• Islamismo: imã, aiatolá, mulá ou ulemá, xeque.Ritual de iniciação no candomblé
FEITURA de santo. Disponível em: <https://
commons.wikimedia.org/wiki/File:Feitura_de_
Santo.jpg>. Acesso em: 25 mar. 2021.
• Judaísmo: rabino.
• Candomblé e Umbanda: ialorixá (mãe-de-santo), babalorixá (pai de santo).
• Budismo: monge, Dalai Lama (pode variar de acordo com a corrente da religião).
ATIVIDADES:
Questão 1: A partir dos textos acima falando sobre líderes religioso, resolva: 
a) Observe a imagem ao lado. Essa imagem retrata um pajé, líder religioso indígena, ensinando às crianças da tribo as tradições de seu povo. Como você viu no texto, uma das funções de um líder religioso é preservar as tradições, transmitindo-as às novas gerações. Escreva o que você entendeu da figura e compartilhe como você tem recebido o ensino das tradições. SOUSA, Mauricio de. Lendas brasileiras. Belo
Horizonte/São Paulo: Girassol/Maurício de Sousa
Produções, 2009
................................................................................
b) No diagrama abaixo, colora todas as bandeiras que contém características necessárias aos líderes religiosos.
c) Encontre no diagrama a seguir dez títulos de líderes religiosos.
.............................................................................................................................................................
AULA 04
OS LÍDERES RELIGIOSOS E SUA INFLUÊNCIA
Martin Luther King
Martin Luther King, um pastor da Igreja Batista nos EUA, é um exemplo de vida, como Gandhi e outros que tudo fizeram em favor do desenvolvimento intelectual, social, político, cultural e moral de nossa sociedade.
Luther King lutou pelos direitos civis dos negros norte-americanos, e foi tão
importante que ainda hoje se ouvem histórias a respeito dos discursos, protestos,
gestos e manifestações feitas por esse grande líder negro em busca de liberdade e
igualdade entre as pessoas.
Entre os inúmeros prêmios que recebeu está o Nobel da Paz, obtido em
1964, com apenas 35 anos de idade, tornando-se o mais jovem homenageado.
Até os anos 1960, a sociedade norte-americana tinha leis que proibiam os negros
de frequentar os mesmos locais que os brancos. Esse regime de segregação racial é
conhecido como apartheid. Sociedades secretas de cunho racista como a Ku Klux
Klan advogavam a discriminação e o extermínio daqueles que lutavam pelos
direitos civis e pela igualdade entre os homens
Apesar do apoio de vários movimentos sociais de brancos, Martin Luther King foi assassinado em 1968.
“Eu tenho um sonho” é, sem dúvida, o mais conhecido e importante discurso de Martin Luther King. Nele, o líder negro retrata sua vida e a de milhares de pessoas em busca de um sonho. Com a liderança de King, o sonho de liberdade ganhou um sabor de vitória.
Caminhos Para Deus – 7.º Ano – p. 48, 49
ALBERT SCHWEITZER - UM MISSIONÁRIO NA ÁFRICA
São muitos os exemplos de pessoas que deixaram sua vida tranquila para diminuir as dores alheias. Um deles foi Albert Schweitzer, que teve uma belíssima vida de amor e cuidado para com o próximo.
Schweitzer nasceu em 1875, na Alta Alsácia, que na época pertencia à Alemanha, mas hoje está em território francês. Faleceu em 1965, no Gabão, colônia francesa na África equatorial. Foi pastor luterano, filósofo, teólogo, organista e um dos mais famosos intérpretes de Bach. Estudou Filosofia e Teologia na Universidade de Estrasburgo, onde obteve grau de doutor em Filosofia em 1899. Foi simultaneamente professor de Filosofia e pregador na Igreja de São Nicolau e no ano seguinte concluiu o doutorado em Teologia.
 Seus estudos sobre 0 cristianismo fizeram dele uma figura mundialmente conhecida. Era também excelente músico e foi consideradoum dos melhores intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Gostava tanto de Bach que chegou a escrever estudos sobre sua vida e sua arte.
 Em 1905, Schweitzer anunciou sua intenção de tornar-se médico missionário e dedicar-se à ajuda aos necessitados da África. Assim, em 1913, tornou-se doutor em Medicina. Com a mulher, Hélène Bresslau, que tinha conhecimentos em enfermagem, foi então para o Gabão.
 Na África, Schweitzer e Hélène, com a ajuda dos nativos, construíram um hospital, equipado e mantido com teus próprios recursos. Mais tarde ele Passou - doações individuais e de fundaÇões de muitos países. Durante a primeira guerra mundial foi prisioneiro de guerra. Em 1924 retornou à África para construir o hospital. Anos depois construiu uma colônia de leprosos. Recebeu o Premio Nobel da Paz em 1952, e fez um discurso com o seguinte tema: “O Problema da Paz no mundo atual”. Por volta de 1963, havia no hospital 350 pacientes com seus familiares e na colônia de leprosos, 150 pacientes todos atendidos por cerca de 36 médicos, enfermeiras, e trabalhadores nativos.
 O exemplo de amor ao próximo e compaixão de Albert Schweitzer continua servindo como fonte de inspiração para muitas pessoas mundo.
ATIVIDADES 
Questao 1: Pense e responda de acordo com o texto de Martin Luther King.
a) Martin Luther King lutava contra o preconceito racial, pela liberdade e pelo desenvolvimento da sociedade, pelos pobres e marginalizados. Há alguma semelhança entre a sua história de vida e a de Jesus? Qual?
b) Um dos mais conhecidos sermões de King começava assim: "Eu tenho um sonho...". E você? Tem um sonho? Escreva sobre ele.
Questão 2: Descreva as principais obras de Albert Schwartzer?
................................................................................................................................................
Bons Estudos! Que Deus proteja a todos vocês e seus famíliares!
Com Carinho, Prof. Erisvaldo.
BLOCO 04 – 7.º ANO - 2021
BLOCO 04 – 7.º ANO - 2021

Mais conteúdos dessa disciplina