Buscar

Desenvolvimento humano e social A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola é uma instituição social que faz um papel extremamente importante na sociedade, pois a escola é uma das primeiras instituições que temos contato, e tem como um dos papeis, introduzir no individuo as normais sociais, legais e de comportamento, além de alfabetizar e promover construção moral e ática.
A educação é o principal meio de modificação de uma sociedade, gerando soluções para diversos problemas, o que inclui a desigualdade social, que hoje é um dos maiores problemas presentes no mundo, sendo assim a escola como instituição social exerce um papel fundamental na resolução deste problema que assola a sociedade.
Dado ao exposto é de fundamental importância que as escolas promovam um ambiente de igualdade para todos os alunos, com ensino de qualidade, inclusão social para todos, e oportunidade para todos os seus alunos.
Apesar da instituição social escolar, ter um papel extremamente importante no enfrentamento da desigualdade social, ela não consegue enfrentar sozinha este problema social, é necessário que outras esferas sociais, como o Estado e a família, colaborem mutuamente para o combate da desigualdade social.
Ademais o Estado deveria exercer o seu papel de assegurar que os direitos e deveres do cidadão, como a educação, trabalho, e etc, fossem devidamente exercidos, como garante a lei, ajudando a diminuir a desigualdade social, investindo no saneamento básico, investimento na geração de empregos, doações de cestas básicas, e melhorando a sua gestão para que estes e outros serviços necessários fossem garantidos, diminuindo a desigualdade. 
Sendo assim, a escola, juntamente com o Estado e a família deveriam estabelecer uma rede de comunicação efetiva, com o objetivo de garantir a elaboração de ações com o fim de ajudar a combater a desigualdade social, ações como:
Palestras educacionais e motivacionais a respeito do empreendedorismo, com a finalidade de reduzir o desemprego e gerar renda.
Palestras educativas com debate e apresentação de ideias para combater o racismo, que é um dos fatores estruturais da desigualdade social.
Workshop gratuitos ofertados pelo Estado para a escola e a família, que abordem a desigualdade social e mostrando pequenas soluções que ajudam na progressão da sociedade em detrimento do combate a desigualdade social.
Estas ações são efetivas com a participação do Estado, juntamente com a família e escolas, ajudando a diminuir a desigualdade e melhorando a qualidade de vida de todos.

Outros materiais