Buscar

bovinocultura raças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RAÇAS SINTÉTICAS 
RAÇAS SINTÉTICAS SÃO CRUZAMENTOS DE 2 OU MAIS RAÇAS, MAIORIAS SÃO CRUZAMENTOS DE TAURINOS COM ZEBUINOS PORQUE Z TEM BOA RUSTICIDADE E ADAPTABILIDADE.
BRANGUS: 5/8 angus(qualidade) e 3/8 Brahman (rusticidade), No Brasil usa nelore. Hoje em dia não faz mais só aprimora, tão bom quanto angus e bastante precoce. 
 bBRAFORD: 5/8 HEREFORD E 3/8 bhraman, MAIOR QUE BRANGUS, desmama bezerro com 50% de seu peso, abate com 18 a 24 meses e carne parece com ANGUS.
SANTA GERTRUDES: 5/8 europeu (herefford e shorthorn) e 3/8 brahman, primeiro cruzamento de taurus e Z NO MUNDO, grande porte but fresco nutricional, carne marmorizada e tolera calor, bom pra cruzar com angus meio sangue nelore.
CONCHIM: 5/8 CHAROLÊS E 3/8 ZEBU, raça fixada de bom desempenho.
SIMBRASIL: DUPLA APTIDÃO, 5/8 simental e 3/8 zebu, grande porte com carne marmorizada e de boa qualidade, preferido de muitos criadores de SIMENTAL.
BONSMARA: não tem sangue zebu, 5/8 AFRICANO + 3/16 HEREFORD + 3/16 SHORTHORN, rustico, porte médio, carne interessante cause marmorizada, carne too good than British, adaptado ao calor, utiliza touro pra cruzar com Z. 
PITANGUEIRAS: EMPRESA FEZ A RAÇA, porte médio, pelagem vermelha, precoce, fêmea é boa leiteira, praticamente extinta pois baixa qualidade genética.
GUZOLANDA: 5/8 holandês e 3/8 Guzerá, porte médio, pelagem preta, dupla aptidão, macho bem pesado e fêmea com úbere bem interessante. 
GIROLANDA: 5/8 holandês e 3/8 GIR, porte médio, pelagem preta ou red, fêmea lactação aos 30 meses produzinho em média 3.600 kg, macho apropriado pra carne porém baixo rendimento de carcaça.
Informações relevantes: A combinação ou o acasalamento de raças de diferentes tipos biológicos, que têm por objetivo a maior eficiência na produção de carne, deve ser entendido como cruzamento industrial.
O cruzamento industrial permite:
a) aproveitar os efeitos da heterose./b) utilizar as diferenças genéticas existentes entre raças puras;/c) aproveitar os efeitos favoráveis da combinação de características nos animais cruzados, resultantes na seqüência em que os animais são usados nos cruzamentos (complementaridade);/d) dar flexibilidade aos sistemas de produção, como no manejo e comercialização.
O tipo de estratégia de cruzamento a ser adotado vai depender, principalmente, dos “objetivos” do sistema de produção, além, é claro, do tipo de produto requerido pelo mercado.
Os cruzamentos podem ser do tipo:
1) Rotacionado: uso de apenas duas raças, segurando as fêmeas para reprodução, sendo estas acasaladas com animais da raça da mãe ou do pai (retrocruzamento);
2) Terminal: cruzamento entre duas raças, onde todos os produtos são destinados ao abate;
3) Rotacionado-terminal: usa-se duas raças para produzir o F1, e cruza-se as fêmeas F1 com uma terceira raça, onde os produtos, machos e fêmeas, são destinados ao abate.
O vigor híbrido ou heterose representa a superioridade média de um animal cruzado em relação à média dos desempenhos dos pais, independente da causa. A heterose terá mais benefícios sobre características com baixa herdabilidade, como as características reprodutivas e as de adaptabilidade.
Isso quer dizer que as características do animal dependem muito mais do ambiente do que da própria genética.
A heterose também depende das diferenças genéticas entre as raças que estão sendo utilizadas. Isso quer dizer que quanto maior a distância genética entre as raças, maiores serão os benefícios da heterose.
Já a heterozigose é a quantidade de genes vindos de raças diferentes. Assim, ao se cruzar animais da raça Nelore com animais da raça Angus, a heterozigose é de 100%, pois 100% dos genes estão vindo de raças diferentes puras. O mesmo se pode dizer ao cruzar animais da raça Nelore com animais da raça Tabapuã.
No entanto, a heterose desses dois cruzamentos é muito diferente. Lembrando que a heterose consiste no quanto melhor é o desempenho dos animais F1 com relação ao desempenho dos pais de raça pura

Outros materiais