Buscar

Atividade de Pesquisa - Sistema Elétrico de Potência(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA
Aluno (a): 
Data: / /
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 09 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Quais são as vantagens de um sistema altamente interligado?
O Sistema Interligado Nacional traz várias vantagens para a distribuição de energia. Tais elas são: Aproveitamento da sazonalidade das chuvas: Os períodos de chuva diferem de acordo com as regiões do país, alguns lugares chovem em uma época, outros lugares chovem em outra época
2) Quais mudanças estão ocorrendo na indústria das concessionárias de energia? A estrutura e a operação dos sistemas de potência estão começando a modificar-se, e as concessionárias de energia estão sendo divididas em companhias separadas de geração, transmissão e distribuição.
3) Qual é o significado de fator de carga na descrição da curva de carga diária nos sistemas das concessionárias?
O fator de carga (FC) é um índice adimensional que varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, melhor a eficiência energética da instalação. Este resultado próximo a 1 indica que as demandas instantâneas ao longo do dia são próximas da demanda máxima.
4) O que são as fontes de alimentação ininterruptas?
Uma fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida como UPS (uninterruptible power supply), é um sistema de alimentação secundário que tem como objetivo fornecer energia estabilizada quando há interrupção na rede primária. ... No sistema online, ocorre a dupla conversão de energia.
5) Como é definida a taxa de distorção harmônica na forma de onda da corrente?
A distorção harmônica total, do inglês total harmonic distortion (THD), é uma medida da distorção harmônica presente em um sinal e é definida como a razão entre a soma das potências de todos os componentes harmônicos e a potência da freqüência fundamental.
6) Defina os seguintes termos e seu significado: gerenciamento de carga, gerenciamento pelo lado da demanda, corte de carga, taxas de hora do dia, previsão de carga e curva de duração de carga anual.
Gerenciamento de carga: são atividades de tempo real voltadas para cobrir qualquer deficiência de geração, transmissão ou t ransformação em que a carga a ser atendid a supere a capacidade de suprimento/atendimento da área afet ada resultando, portanto, em r emanejamentos ou cortes de carga previamente estabelecidos para garantia da integridade do sistema. – Gerenciamento pelo lado da demanda: são intervenções deliberadas d e uma empresa de energia elétrica no mercado consumidor (demanda), com o intuito de promover alterações no perfil e na magnitude da curva de carga. As alt erações almejadas podem ser a redução da potência n o horário de pico, o p reenchimento de vales, mudanças na carga, conservação estratégica, crescimento estratégico e a construção de curvas de carga flexíveis. - Corte de Carga: Interrupção de suprimento de energia elétrica através do desligamento automático ou manual, de linhas de transmissão ou de circuitos de distribuição. - Taxas de hora do dia: Isso significa que o preço da energia elé t rica varia de acordo com a h ora do dia
7) Porque o desempenho dos STATCOMs é superior ao desempenho dos capacitores shunt?
Em um STATCOM, a tem são na frequência da rede é sintetizada na saída do com versor através da tensão do barramento CC n os terminais d o capacitor; essa mesma tensão do barramento CC é criada e mantida pela transferência de uma pequena quantidade de potência ativa do sistema CA ao conversor p ara superar as perdas no com versor. De outro modo, não há transferência de potência at iva através do conversor, somente p otência reativa controlada, como em um indutor ou como em um capacitor. Um STATCOM pode absorver corr entes controláveis capacitivas ou indutivas independentemente da tensão do barramento. Portanto, um ST ATCOM pode ser considerado uma f onte de corrente reativa controlável no barramento ao qual ele est á conectado
8) As linhas de transmissão estendem-se por longas distâncias e estão sujeitas a faltas envolvendo uma ou mais fases e terra. Essas faltas causam saídas de serviço da rede, mas, mais importante, se uma ação de proteção não for tomada, pode causar dano permanente ao equipamento de transmissão, bem como à própria linha e aos transformadores. Relacione 03 tipos de faltas e com o procedimento para resolução de tais faltas.
Pode haver muitos tipos d iferentes de faltas e o procedimento para reso lver todos eles é similar. Neste capítulo, as seguintes faltas são consideradas: •Falta Trifásica Simétrica e Falta Trifásica envolvendo a Terra •Falta de uma Fase à Terra (ou Fase-Terra) •Falta de Duas Fases à Terra (ou Fase-Fase-Terra) •Falta de Duas Fases (ou Fase-Fase, terra não envolvida) •Falta com Impedância de Falta Proteção contra faltas em curto circuito: •Transformadores de corrente e d e potencial (TCs e TP s) para detecção das t ensões e correntes em um sistema de potência •Relés ® que determinam se a falta ocorreu e emitem um comando para ope rar o disjuntor 
Atividade de Pesquisa: SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA

Continue navegando