Buscar

Brumadinho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia a reportagem abaixo que informa que “E-mails indicam que Vale soube de problemas em sensores de Brumadinho dois dias antes do rompimento de barragem”, disponível em https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/02/06/vale-ja-sabia-de-problemas-nos-sensores-da-barragem-de-brumadinho-dois-dias-antes-do-rompimento.ghtml, acesso em 06/02/2019:
Após, com base nas aulas, textos e vídeos apresentados, escreva sobre o rompimento da barragem de Brumadinho destacando aspectos relacionados à:  tipo de sociedade, governança corporativa, compliance, stakeholders.
Considerada uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale do Rio Doce é uma empresa de sociedade privada, que mesmo tendo um programa de integridade, se tratou de um programa inefetivo. Houve falhas de governança e compliance gravíssimas, causando uma tragedia que poderia ter sido evitada. É inaceitável ver que conforme a reportagem, o engenheiro assinou a estabilidade, sendo que os sensores já haviam detectado o problema. Faltaram medidas de prevenções eficazes, como um alarme de emergência que, se o alarme tivesse funcionado, menos vidas teriam sido perdidas.
O Compliance da Vale deveria ter agido de acordo com as leis e regras. Além disso, deveria agir de maneira respeitosa e em conformidade com os stakeholder (todos os indivíduos afetados pelas ações de uma empresa). No caso de brumadinho, toda a cidade foi afetada pela decisão errada e impulsiva do engenheiro. Causando mortes, desaparecimentos, danos ambientais e sem falar dos danos psicológicos.

Continue navegando