A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

1A figura em anexo mostra duas chapas unidas por um rebite cilíndrico. Se o coeficiente de segurança utilizado for de 4 e o limite de escoamento cisalhante do rebite é 500 MPa. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O diâmetro mínimo é de 2,91 mm.
II- O diâmetro mínimo é de 11,28 mm.
III- O diâmetro mínimo é de 13,03 mm.
IV- O diâmetro mínimo é maior que 14 mm.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença II está correta.
C) Somente a sentença IV está correta.
D) Somente a sentença I está correta.
2Um profissional responsável pela execução de projetos sujeitos a solicitação mecânicas deve ser capaz de identificar qual é o tipo de tensão atuante sobre uma estrutura. Com base na figura em anexo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Tração.
( ) Compressão.
( ) Cisalhamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - II - I.
B) I - II - III.
C) II - I - III.
D) II - III - I.
3Uma peça de concreto cilíndrica, de 10 cm de raio e 30 cm de altura, foi ensaiada por compressão axial. Como resultado deste ensaio, foi possível observar uma carga de ruptura de 42,05 toneladas. Com base na resistência à compressão do concreto, em MPa, assinale a alternativa CORRETA:
A) 28.
B) 23.
C) 34.
D) 13.
4É possível obter uma curva tensão deformação para o cisalhamento através de ensaios mecânicos. No diagrama tensão versus deformação de cisalhamento, do trecho em que as tensões são inferiores ao limite de proporcionalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É possível obter-se o módulo de elasticidade longitudinal.
( ) É possível obter-se o módulo de elasticidade transversal.
( ) É possível obter-se a ductilidade do material.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) V - F - V.
C) F - V - F.
D) F - F - V.
5Uma força P de 14,3 kN atua na chapa demonstrada na figura em anexo. A largura chapa é de 25 cm e sua espessura é igual a 8 cm. A espessura do cobre juntas é de 1,0 cm e o diâmetro dos parafusos é de 3,25 cm. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A tensão de cisalhamento média é de 287 N/cm².
( ) A tensão de esmagamento na chapa é de 147 N/cm².
( ) A tensão de esmagamento no cobre juntas é de 733 N/cm².
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - F - V.
C) F - F - V.
D) V - V - F.
6Estruturas treliçadas são muito comuns no nosso dia a dia. A treliça isostática, apresentada na figura em anexo, possui um apoio de 1º gênero em A e outro de 2º gênero em B. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na barra AC, não existe esforço normal.
( ) O esforço normal na barra AC é de 10 kN de tração.
( ) O esforço normal na barra AC é de 10 kN de compressão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V.
B) F - F - V.
C) V - V - F.
D) F - V - F.
7Considere uma treliça plana estável e externamente isostática, com um apoio móvel e em um apoio fixo. Considere ainda que essa treliça possui 6 nós e possui 9 barras. Com base nessa treliça, assinale a alternativa CORRETA:
A) É internamente isostática.
B) É internamente hiperestática.
C) É internamente hipostática.
D) O número de barras não é compatível com o número de nós.
8As treliças são estruturas muito comuns no nosso dia a dia e você com certeza já deve ter visto alguma estrutura treliçada. São constituídas por barras (geralmente metálicas) ligadas entre si nas extremidades através dos nós que recebem todos os esforços externos aplicados a ela. Com relação ao comportamento das treliças e considerando suas propriedades características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Eliminando a alma sólida, o projetista pode reduzir significativamente o próprio peso da treliça e, como as treliças são muito mais leves do que as vigas de mesma capacidade, são mais fáceis de erigir.
( ) O comportamento de uma treliça é semelhante ao de uma viga, pois a alma sólida (que transmite o momento) é substituída por uma série de barras verticais e diagonais.
( ) Embora as treliças sejam muito rígidas em seu plano específico, são muito flexíveis quando carregadas perpendicularmente a esse plano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V.
B) V - F - F.
C) F - V - F.
D) V - F - V.
9A figura em anexo apresenta um fio de cobre como módulo de elasticidade E = 115 Gpa. Desse modo, calcule o alongamento total desse fio, que possui diâmetro igual a 2 mm e comprimento inicial de 800 mm, após a aplicação de uma carga de 2 0kg, considerando g = 9,8 m/s². Com base no que é solicitado, assinale a alternativa CORRETA:
A) A variação de comprimento no fio é de 0,041 mm.
B) A variação de comprimento no fio é de 0,434 mm.
C) A variação de comprimento no fio é de 0,0136 mm.
D) A variação de comprimento no fio é de 4,431mm.
10Em engenharia, uma treliça é uma estrutura composta unidades triangulares construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos. Com relação ao sistema estrutural treliçado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para que uma treliça se comporte na prática como previsto teoricamente, todas as cargas precisam ser aplicadas nos nós
( ) O método dos nós é um método de resolução natural que consiste em estudar o equilíbrio em cada nó isolado, marcar as forças exteriores e os esforços normais das barras.
( ) Treliça é uma estrutura composta de elementos esbeltos, unidos uns aos outros por meio de rótulas nas suas extremidades, denominadas de antinós.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) F - V - F.
C) F - F - V.
D) V - F - V.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.