A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
20 pág.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ÉTICA E LEGISLAÇÃO PIM IV

Pré-visualização | Página 1 de 4

1
UNIVERSIDADE UNIP
Seu nome
Seu ra
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ÉTICA E LEGISLAÇÃO
PIM IV
 
Sua cidade
2020
UNIVERSIDADE UNIP
Seu nome
Seu ra
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ÉTICA E LEGISLAÇÃO
PIM IV
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Segurança da Informação da Faculdade UNIP sobre projeto de consultoria de segurança da informação para saber como funciona o sistema CadUnico, sobre a ética e também sobre leis que amparam os brasileiros.
Orientador: Rosemeire Desiderio 
 
Sua cidade
2020
RESUMO
O trabalho apresentado abordará sobre o cadastro único e como ele funciona, desde documentos necessários até mesmo sobre algumas informações que irão pedir no ato do cadastro. Também algumas dúvidas pertinentes na sociedade e o que significa ética e como isso influencia a sociedade, desde um pequeno ato feito a um efeito dominó. Junto será falado sobre o decreto Nº 6.135 Art. 8º e também portaria Nº 177. Será mostrado um exemplo muito comum de fraude que é pertinente, onde há desmitificação e é comprovado um saldo superior ao exigido no programa, com isso será proposto um mecanismo para prevenção e punições de fraudes. 
Palavras-chave: cadastro – único – portaria – fraude 
 ABSTRACT
The work presented will address the unique registration and how it works, from the documents included to some information that will be requested when registering. Also some relevant issues in society and what ethics means and how it influences society, since a small act made a dominant effect. Together with Decree No. 6,135 Art. 8 and Ordinance No. 177 will be discussed. A very common example of fraud will be specified, which is pertinent, where there is demystification and a balance greater than that required in the program is proven, with which a mechanism will be proposed for fraud prevention and punishment.
Keywords: registration - unique - ordinance - fraud 
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO........................................................................................................01
2. O QUE É O CADASTRO ÚNICO? PARA QUE ELE SERVE?.............................02
2.1 a base do cadastro único é a base para o bolsa família.................................03
2.3. O pesquisador terá acesso à base completa dos dados...............................03
2.4. Quais informações sobre as pessoas e as famílias inscritas.......................04
2.5. Ética....................................................................................................................07
3. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE O CADUNICO OFERECE...........................08
4. DECRETO Nº 6.135...............................................................................................09
5. PORTARIA Nº 177.................................................................................................10
5.1 Seção IV Das medidas de prevenção e controle de fraudes..........................10
5.2 Seção VI Das atribuições no âmbito da gestão do cadastro..........................11
6. FRAUDE CADASTRO ÚNICO...............................................................................12
7 MECANISMO PARA PREVENÇÃO DE FRAUDES...............................................13
8. CONCLUSÃO........................................................................................................14
9. REFERÊNCIA........................................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
Neste projeto apresentarei como funciona o programa Cadastro Único ou (CadÚnico), mostrarei como ele funciona, e também o que necessita para poder adentrar e ser um beneficiário. 
Irei tirar algumas dúvidas presentes no cotidiano tais como é a base do Bolsa Família ou (PBF), o que são os microdados e como eles funcionam.
Também mostrarei os benefícios, os documentos e informações necessárias para adentrar no programa e junto o significado de ética e como isso pode influenciar no cotidiano e em uma sociedade. 
Neste trabalho estará explicito o código da administração de base de dados do CadUnico, também medidas de prevenção e controle de fraudes e inconsistências no cadastro e junto atribuições no âmbito da gestão do cadastro único.
Por fim irá ser mostrado um caso ocorrido de fraude e por final passa para prevenção de fraudes.
2. O QUE É O CADASTRO ÚNICO? PARA QUE ELE SERVE? 
O programa cadastro único do governo federal é um mecanismo de identificação e caracterização socioeconômicas de famílias residentes no brasil que se encaixam no patamar de baixa renda. É uma importante ferramenta de planejamento de políticas públicas, pois demonstra em apenas uma base um retrato completo das condições de vida dos brasileiros mais vulneráveis, abrangendo informações como renda, o que compõe na casa, escolaridade, se há deficiência, entre outras coisas são exigidos. No momento atual é utilizado por mais de 19 programas e políticas sociais, como por exemplo bolsa família e tarifa social de energia elétrica. 
O CadÚnico é composto por: 
· Formulário de cadastramento – Dois formulários diferentes e dois suplementares, em qual as informações de famílias de rendas baixas são coletadas pelos pesquisados contratado pela rede de assistência social;
· Sistema informatizado para conclusão e atualização das pessoas cadastradas;
· É de base de dados, com todas as informações das famílias são registradas. O Cadastro único é usado pela seleção de beneficiários e integrações sociais do governo, assim como para políticas estaduais, municipais e distritais.
Os municípios são os coordenadores pela realização das entrevistas com as famílias e também pela atualização dos dados cadastrados no sistema do Cadastro Único.
2.1 A base do cadastro único é a base para o Bolsa Família?
Não. Atualmente no cadastro único possui mais de 24 milhões de famílias cadastradas. Já no Bolsa Familia (PBF) possui mais de 12 milhões de famílias beneficiarias. Todas os beneficiários do PBF estão no Cadastro Único, mas não são todos que estão no CadUnico que estão sendo beneficiados pelo bolsa família. 
2.2 Microdados, o que são? Para que serve?
Microdados são a menor fração de dissociação de dados de uma pesquisa. São respostas cedidas por cada um dos responsáveis familiares aos entrevistadores do Cadastro Único. Para manter o sistema seguro, as respostas serão desidentificadas, ou seja, serão excluídas todas as informações que liguem a alguém e o restante da família. Os resultados serão juntados e a leitura poderá ser feita por softwares de cálculos estatísticos. Os microdados servem como base para estudos e pesquisas no âmbito para formulação de políticas públicas. 
2.3 O pesquisador terá acesso à base completa dos dados do CadUnico? 
Não, os dados que foram desitentificados, ou seja, os que foram excluídos dados que liguem a alguém, e usam uma amostra de cerca de 20% dos dados completos da base. 
A seleção das amostras dos microdados são feitas por amostragem probabilística do tipo estratificadas em 2 etapas.
Na primeira, é observada a quantidade de famílias no CadUnico nos municípios. São criados grupos de municípios (extratos), com acordo a quantidade de famílias cadastradas. Nos municípios com 101 a 5 mil famílias cadastradas (que veem a corresponder a 82% dos municípios do brasil) e municípios com mais de 5000 famílias cadastradas. (Municípios com até 100 famílias não entraram no processo de amostragem).
Na segunda, serão estabelecidos mais dois níveis de subdivisão, para garantir a representatividade da amostra, como unidade da federação (UF) e divisão administrativa (capital, ou demais municípios do Brasil). Para grupos com + de 5 mil famílias, serão todos participantes da amostra, sendo selecionado 20% das famílias no CadUnico.
2.4 Quais informações sobre as pessoas e as famílias inscritas estarão disponibilizadas? 
São 30 variáveis, para os anos de 2014 a 2016 e 29 variáveis para os anos de 2012 e 2013 e 34

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.