Buscar

Macro sem gabarito 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acerca dos fatos estilizados observados:
( ) há uma grande diferença entre as rendas per capita das economias.
( ) as taxas de crescimento econômico variam substancialmente entre um país e outro.
( ) as taxas de crescimento são constantes ao longo do tempo.
( )a posição relativa de um país na distribuição mundial da renda per capita não é imutável, ou seja, os países podem passar de pobres para ricos, e vice-versa.
Em relação ao modelo harrod-domar:
( ) por ser um modelo tradicional de crescimento econômico, podemos dizer que é um modelo caracteristicamente neoclássico. 
( ) o modelo considera que o investimento agregado apresenta três efeitos na economia: efeito demanda, efeito capacidade e efeito substituição
( ) o efeito demanda do investimento relaciona a influência do investimento agregado sobre o potencial de produção na economia.
( ) observa-se que quanto menor a propensão marginal a poupar, menor o efeito do investimento sobre o produto efetivo. 
( ) as variações do produto potencial resultam das variações no estoque de capital da economia.
 ( ) a relação produto-capital representa uma variável importante do modelo, pois na medida em que vai constantemente se alterando implica em modificações no potencial produtivo da economia.
( ) no modelo, o equilíbrio é definido como uma situação na qual a capacidade produtiva é usada plenamente.
( ) o modelo é construído com base em uma função produção “cobb-douglas” e com base em uma função de acumulação de capital.
Em relação ao modelo harrod-domar:
( ) da capacidade produtiva. Tal efeito pode resultar em um aumento da capacidade ociosa.
( ) para que esse problema não ocorra, deve existir um equilíbrio entre o efeito demanda e o efeito capacidade do investimento, fazendo com que a variação do produto efetivo seja igual a variação do produto potencial.
( ) para que o modelo apresente crescimento equilibrado, a taxa de crescimento do investimento líquido e a taxa de crescimento do produto devem ser iguais a propensão marginal a consumir multiplicada pela relação produto-capital. 
( ) se um país sair da trajetória de equilibrio a longo prazo, não consegue voltar mais para trajetória de crescimento equilibrado 
( ) uma mudança no investimento produz um efeito sobre a capacidade produtiva por meio do processo multiplicador. 
Em relação ao enfoque de domar:
( ) um coeficiente de utilização maior que 1 implica uma taxa real de crescimento do investimento maior do que a taxa de crescimento requerida.
( ) se o coeficiente de utilização maior que 1 observa-se um excesso de capacidade produtiva. 
( ) um coeficiente de utilização igual a 1 representa plena utilização de capacidade produtiva.
( ) quando o efeito demanda do investimento é menor do que o efeito capacidade do investimento, o coeficiente de utilização de domar é menor que 1, indicando uma escassez de capacidade produtiva. 
Em relação ao modelo solow sem progresso tecnológico:
( ) a função produção, y = kα l1-α , com 0 < α < 1, apresenta retornos decrescentes de escala. 
( ) o modelo está preocupado em explicar fatos que afetam o produto por trabalhador, assim, reescrevendo a função de produção em termos de produto por trabalhador, a função fica, y = k α em que y representa produto per capita, e k representa o capital por trabalhador.
( ) a função de acumulaçao de capital é dad por: k° = s.y – dk – n 
( )aplicando logartimo (ln) e derivando em relação ao tempo a razão capital per capita (k), e posteriormente, fazendo a substituição pela função de acumulação de capital e pela função de produção em termos do produto per capita, chega-se à, k° = s kα - (n + d)k, que é a equação de acumulação de capital em termos per capita.
( ) o modelo assume como hipotese que a taxa de participação da força de trabalho é constante e que a taxa de crescimento populacional é dada pelo parâmetro n.
( ) quando k° > 0 e a economia está aumentando se capital por trabalhador, diz-se que está ocorrendo um aprofundamento do capital.
( ) no estado estacionário, k° = 0, ou seja, s.y = (n + d)k. Nesse ponto, o montante de capital por trabalhador permanece constante.
( ) pelo gráfico de solow podemos determinar o valor do capital por trabalhador no estado estacionário (k*). Neste mesmo gráfico, a função produção determina o valor do produto por trabalhador no estado estacionário (y*). Nesse mesmo gráfico, o consumo por trabalhador no estado estacionário é dado pela diferença entra y* e s.y*.
( ) com base no grafico de solow, em pontos à esquerda do estado estacionário, ou seja, em k < k*, o montante de investimento por trabalhador é inferior ao necessário para se manter constante o capital por trabalhador, assim, k aumenta ao longo do tempo.
( ) partindo de uma situação inicial de equilibrio em estado estacionário, quando ocorre um aumento na taxa de investimento (s), um processo de aprofundamento do capital é reiniciado.
( ) na versão simples do modelo, o produto per capita (y) é constante no estado estacionário, e o proprio produto (y) cresce, mas o faz a mesma taxa de crescimento populacional.
( ) as economias crescem durante um periodo, mas não sempre. Por exemplo, quando k < k*, a economia experimentará aumento de k e y ao longo de uma trajetória de transição até chegar ao estado estacionário. Na medida em que a economia se aproxima do estado estacionário, o crescimento se torna mais lento.
( ) por meio da equação k°/k = s.k α-1 – (n+ d), pode-se ver que a taxa de crescimento do capital per capita desacelera ( declina gradualmente) ao longo do tempo quando k aumenta.
Em relação ao modelo de solow com progresso tecnológico:
( ) supomos que a variável tecnologia (a) esteja crescendo a uma taxa constante, e que o progresso tecnológico aumente ao longo do tempo com base na equação a = a0.E g.t , em que g é a taxa de crescimento da tecnologia.
( ) ao longo da trajetória de crescimento equilibrado, o produto por trabalhador e o capital por trabalhador crescem à taxa do progresso tecnológico exógeno.
( ) a razão capital-tecnologia é dada pela expressão, k~ = k/al, e a razão produto-tecnologia é dada é pela expressão, y~ = y/al
( ) no estado estacionário, k ~° = 0, e s.y~ = ( n + g + d) 
( ) nessa versão do modelo, o progresso tecnológico é endógeno, e a taxa de crescimento do progresso tecnológico no longo prazo é capaz de ser estimulada por meio de políticas públicas de incentivo às inovações através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
( ) pela decomposição do crescimento, o crescimento do produto é igual a uma média ponderada do crescimento do capital e do trabalho mais a taxa de crescimento da produtividade total dos fatores 
Em relação ao modelo de romer:
( ) o modelo torna endógeno o processo tecnológico ao introduzir a busca de novas idéias por pesquisadores interessados em lucrar a partir de suas invenções e inovações.
( ) nesse modelo, o estoque de idéias, representado por ‘a’, também é um insumo de produção, o que leva a função de produção, y = k α (al) 1-α , com 0 < α < 1, a apresentar retornos crescentes de escala.
( ) no modelo, o número de novos idéias geradas (a°) é resultado do número de pessoas que tentam descobrir novas idéias (la) multiplicado pela taxa à qual elas descobrem novas idéias (δ -).
( ) pelo fato da taxa de geração de novas ideias dads por, δ - = δ . Aø , então, a função de produção de novas ideias é dada por, a° = δ k α laλ aø , onde λ representa o parâmetro de produtividade da pesquisa, e ø o parâmetro que determina a influência das idéias passadas sobre a geração de novas idéias.
( ) ao longo da trajetória de crescimento equilibrado, a taxa de crescimento de novas idéias (ga) é constante e dada por, ga = 1- ø / λ.n 
Para cada afirmativa, responda:
( ) O modelo analisa o desempenho econômico de um pequeno país potencialmente bem afastado da fronteira tecnológica; o qual cresce mediante o aprendizado da utilização dos bens de capital mais avançados que já estão disponíveis para o resto do mundo.
( ) Sendo Y um produto homogêneo,L mão de obra, xi um conjunto de bens de capital e h o nível de qualificações, então, a função de produção desse produto homogêneo é dada por Y= .
( ) A quantidade total de bens de capital de todos os empregados na produção é igual a oferta total de capital bruto, ou seja, 
( ) Tratando os bens intermediários de forma simétrica então a F de produção em sua forma agregada pode ser expressa como 
( ) no modelo, o nível de qualificação de um individuo, h, entra na equação tal como uma tecnologia aumentadora de capital e mão de obra.
( ) A equação de AC. De capital é dada por 
( ) No modelo, “qualificação” é definido como o conjunto de bens intermediários que uma pessoa aprende a utilizar 
( ) Sendo μ, o tempo que as pessoas destinam a AC. De qualificação, e A, a fronteira tecnológica, então a equação de AC. De qualificação é dada por 
( ) Pela equação da taxa de crescimento da AC. De qualificações, o modelo sugere que quanto mais próximo da fronteira tecnológica estiver o nível de qualificações de um individuo, mais rápida será sua AC. De qualificações.
( ) no modelo, é suposto que a fronteira tecnológica se expande à uma taxa constante, g.
( ) No modelo, a taxa de investimento e o tempo que as pessoas destinam a AC. De qualificações são dados endogenamente e a força de trabalho cresce à taxa exógena e constante.
( ) O produto por trabalhador ao longo do trajeto de crescimento equilibradp é dado pela seguinte expressão:
2) Quanto às teorias alternativas do crescimento endógeno
( ) A função de produção no modelo “AK” é dada por em que 1
( ) A função de AC. No modelo “AK” é dada por K = sy – dK
( ) O modelo “AK” supõe que o investimento total é igual à depreciação ... o estoque está sempre constante.
( )O modelo “AK” estabelece que a taxa de crescimento do produto seja a taxa de crescimento do capital, ou seja, gy = gk =sa – d
( )O modelo “AK” conclui que as políticas de governo capazes de aumentar permanentemente a taxa de investimento da economia, aumentarão a taxa de crescimento da economia de modo permanente
( )No modelo de Lucas (1988) baseado em capital humano, a taxa de crescimento da... capital humano per capita depende do tempo dedicado à acumulação de qualificações (1-μ) em que μ é o tempo despendido com o trabalho, ou seja 
( ) No modelo de Lucas (1988) políticas de aumento permanente no tempo que as pessoas despendem obtendo qualificações não geram um aumento permanente no crescimento do produto por trabalhador.
3) Quanto ao modelo Kaldoriano liderado pelas exportações:
( ) kaldor trabalha com uma versão simplificada de equação do balanço de pagamentos, desconsiderando a existência de fluxos de capitais por exemplo. Assim, balanço de pagamentos é dado por BP = X – M ( exp-imp) e o equilíbrio por X = M.
( ) Sendo M – mY, então a renda de equilíbrio do balanço de pagamentos é dado pelo resultado do produto entre as exportações e o coeficiente de importações YBP = X/m
( ) Sendo o produto do equilíbrio entre oferta e demanda agregada que se observa na economia, e Ybp o produto de equilíbrio compatível com o equilíbrio do Balanço de pagamentos, então quando YBp , a economia se encontra em uma situação de déficit externo.
( ) Por sua vez, se YBp então X>M.
( ) Em uma versão dinâmica, a taxa de crescimento do produto compatível com o equilíbrio do balanço de pagamentos é igual a taxa de crescimento das exportações mais a taxa de crescimento do coeficiente de importações, ou seja, gBP= gx +Gm.
( ) O modelo estabelece que o crescimento de um país em relação ao resto do mundo depende fundamentalmente do dinamismo dos mercados para suas exportações em relação ao dinamismo dos mercados internos para os bens e serviços importados.
( ) o modelo que, conforme a taxa de crescimento do coeficiente de exportações se ... maior do que a taxa de crescimento do coeficienten de importações, então, a taxa de crescimento do produto do resto do mundo é maior do que a taxa de crescimento do produto na economia analisado.
4) Quanto ao modelo de crescimento impulsionado pelas exportações.
( ) O crescimento da produção ao longo do tempo é uma função do crescimento das exportações, ou seja, 
( ) A Função demanda de exportação é dada por X1 = , onde A é uma constante, PF é o nível de preços no exterior, Pd é o nível é o nível de preços domésticos e Z é a renda no exterior.
( ) O parâmetro representa a elasticidade – renda da demanda de exportação e o parâmetro N representa a elasticidade - preço da demanda de exportação.
( ) Sendo o nível geral de preços domésticos determinado de maneira endógena pelo custo da Mao de obra por unidade de produção e por um Mark up percentual, sua expressão em termos de taxa de variação é dada por Pdt = Wt – rt +Tt em que wt é a taxa de inflação salarial, rt é a taxa de crescimento da produtividade e Tt é a taxa de crescimento do Mark up.
( ) No modelo, a Lei de Verdoom,a qual estabelece que o aumento da produtividade depende, em parte do próprio crescimento da produção e do nível de habilidade dos trabalhadores, é expressa por meio da seguinte equação: ____ em que é o crescimento autônomo da produtividade, g é a taxa de crescimento da produção e é o nível de habilidade dos trabalhadores, por sua vez são os coeficientes que medem o efeito de Verdoom.
( ) na ausência do efeito de Verdoom e se os preços se mantiverem constantes a solução para a taxa de crescimento da produção é dada por 
( ) O modelo conclui que a taxa de crescimento de um país em relação aos demais é equiproporcional à proporção da elasticidade – preço da demanda de exportações e importações.

Outros materiais