Buscar

ARQUITETURA HOSPITALAR Concurso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARQ HOSPITALAR
Na Internação Geral dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, o posto de enfermagem/prescrição médica deve prever, no mínimo: 1 posto a cada 30 leitos, com área de 6,0 m².
Em casos de atendimento de urgência nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, a RDC n° 50/2002 define para Salas de Aplicação de Medicamentos e Salas de Gesso e Redução de Fraturas, as dimensões mínimas, respectivas, de: 5,0 m² e 10,0 m².
Grupo A:Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção
exemplos: produto de fecundação sem sinais vitais, resíduos de tecido adiposo proveniente de lipoaspiração, lipoescultura ou outro procedimento de cirurgia plástica que gere este tipo de resíduo..
Grupo B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
GRUPO C: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados nas normas do CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.
GRUPO D Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares
GRUPO E Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: Lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri)
onsiderando um processo de revestimento e pavimentação cerâmica recomendado ao ambiente hospitalar, assinale a sequência W-X-Y-Z que se adequa corretamente à ilustração acima.W = emboço, X = azulejos, Y = rodapé hospitalar e Z = pavimento.
 I. Hospitium era chamado o lugar em que recebiam hóspedes. Deste vocábulo derivou-se o termo hospício. A palavra hospício foi consagrada especialmente para indicar os estabelecimentos ocupados permanentemente por enfermos pobres, incuráveis e insanos. II. Sob o nome hospital ficaram designadas as casas reservadas para tratamento temporário dos enfermos.
Sobre as condições de segurança contra incêndio em uma unidade de saúde, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. As escadas devem ser protegidas, enclausuradas ou à prova de fumaça. II. A escada deve possuir corrimão de ambos os lados, fechado no início de cada lance, de modo a evitar o engate de pulso, mão ou peça de vestuário
ILUMINAÇÃO 
Quanto aos quartos enfermaria da unidade de internação geral - são quatro tipos de iluminação: - iluminação geral em posição que não incomode o paciente deitado; - iluminação de cabeceira de leito na parede (arandela) para leitura; - iluminação de exame no leito com lâmpada fluorescente, que também pode ser obtida através de aparelho ligado à tomada junto ao leito; e - iluminação de vigília na parede (a 50 cm do piso).
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os requisitos de lavabilidade e higienização de pisos, paredes, pias, balcões entre outros deve ser extensíveis a todos os ambientes da unidade de saúde. II. Os materiais adequados para o revestimento de paredes e pisos de ambientes de áreas críticas e não-críticas tem de ser do tipo laváveis e resistentes aos desinfetantes.
As condições ambientais de uma unidade de saúde para o auxílio do controle da infecção hospitalar dependem dos pré-requisitos relacionados abaixo através da classificação quanto ao risco de transmissão da mesma. Assinale dentre os itens abaixo aquele que não faz parte de um desses itens. Áreas livres. Fazendo parte: Áreas críticas.Áreas semicríticas.Áreas não-críticas.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os acessos de um estabelecimento de saúde estão relacionados com a circulação de pessoas e de materiais. A relação é de tipos funcionais de acessos, e não de número de acessos, mas das funções e quantidades de serviços prestados. II. Um estabelecimento de saúde deve ter a quantidade de acessos o mais restrito possível, evitando o tráfego de estranhos em áreas não permitidas.
om relação às determinações da NBR 9050:2004 referentes aos Serviços de Saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos locais de serviços de saúde que comportem internação de pacientes, pelo menos 10%, com no mínimo um, dos sanitários em apartamentos devem ser acessíveis.
II. Os ambulatórios, postos de saúde e prontos‐socorros devem ter pelo menos 10% dos sanitários acessíveis, sendo, no mínimo, um por pavimento.
III. Nos serviços de saúde, quando houver local para espera com assentos fixos em rotas acessíveis, deve ser garantido um módulo de referência, previsto ao lado de pelo menos 5%, com no mínimo um, do total de assentos fixos no local.
No centro cirúrgico de um hospital, existem três tipos de áreas quanto aos níveis de restrição: área irrestrita — constituída por secretaria, vestiário e corredor de entrada; área semirrestrita — composta por expurgo, sala de estar médico interno e sala de preparo de material; área restrita — que inclui salas de cirurgias, lavabos, sala de recuperação pós-anestésica, sala de depósito e corredor interno.
É indicado para ambientes hospitalares revestimento de piso moldado em placas de fibra vinílica de liga termoplástica e homogênea com 3 mm de espessura aplicável em superfície regular, compacta e seca, por meio de adesivo próprio.

Outros materiais