Buscar

Analise CIA MEDUSA - Índice de Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Imediata, Liquidez Geral, Indicadores de Estrutura Patrimonial, O índice de endividamento total/patrimônio , indicador de imob

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Os índices de liquidez examinam a capacidade de uma empresa em pagar a suas obrigações, de forma que a variação desses índices são motivos de estudos e avaliação para os administradores no momento de refletir sobre a situação da Organização e o seu futuro.
Tomando como base a análise da CIA MEDUSA, é possível calcular a liquidez corrente, liquidez Seca, liquidez Imediata e liquidez geral.
O Índice de Liquidez Corrente é um dos indicadores mais importante para uma empresa, de modo que ele confirma se ela possui condições de pagar as obrigações de curto prazo com o que possui em seu ativo circulante. No caso da CIA MEDUSA, durante os três períodos, os índices de liquidez corrente foram 1.65,1.41 e 1.61. Como esses resultados foram maiores que 1, significa que a CIA MEDUSA possui folga no disponível para arcar com suas obrigações, isto é, ela tem capacidade de pagar as suas incumbências.
O índice de liquidez seca é similar a liquidez corrente, no entanto, a liquidez seca exclui em seu cálculo os estoques, de modo que seu resultado será invariavelmente menor aos índices de liquidez corrente. E irá informar ao gestor o valor real da liquides do ativo circulante, mesmo que nada dos estoques sejam vendidos ou usados. Portanto, realizando os cálculos para a CIA MEDUSA, os índices de liquidez seca, para os três períodos, foram 1.24, 0.98 e 1.1. Com isso, pode-se concluir que nos períodos 1 e 3, a organização teve mais ativos líquido, isto é, boa solvência financeira.
O índice de liquidez imediata é mais conservador ao índice de liquidez seca, de modo que ele desconsidera, além dos estoques, também as contas e valores que estão a serem recebidos. Com isso, ele considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez rápida, ou seja, representa todos os valores que estão à disposição imediata dos administradores da empresa. Ao analisar a CIA MEDUSA, durante os três períodos, ela obteve 0.065, 0,05 e 0,03 nos índices de liquides imediata, o que significa que, considerando esses períodos, ela não possui boa capacidade em lidar com emergências financeiras, seja por não possuir muito dinheiro em caixa, seja por oferecer maiores prazos de pagamento a seus clientes, por possuir poucas contas a curto prazo, entre outros.
O índice de liquidez geral mede a saúde financeira da Organização a médio e longo prazo, de forma que considera direitos e obrigações de um maior período. Nesse índice, o administrador pode analisar se a empresa está perdendo ou ganhando liquides, nos últimos tempos, possibilitando a criação de planos para o futuro. Calculando para CIA Medusa, os índices nos períodos 1,2 e 3, foram, respectivamente,1.37, 1.37 e 1.31. Com isso, pode-se afirmar que está em situação financeira boa, com possibilidade de quitar todas as suas obrigações.
No que se refere aos indicadores de estrutura patrimonial, eles são utilizados na análise fundamentalista no momento de avaliar empresa do mesmo setor, de forma que permite aos investidores verificarem se uma empresa possui boa gestão de suas dívidas. Os indicadores de estrutura patrimonial possuem a função também de revelarem o grau de dependência de fontes internas e externas de recursos que a empresa utiliza em suas operações, como também permitem aos investidores a identificação do grau de risco financeiro da empresa.
Com base na análise da CIA Medusa, é possível calcular os índices de endividamento, composição do endividamento, imobilização do patrimônio líquido e imobilização de recursos não correntes para os três períodos.
O índice de endividamento total/patrimônio diz respeito a relação entre o que os investidores investiram e o que a organização deve a eles. No caso da Cia Medusa, nos três períodos ela apresentou, respectivamente, os valores de 1,22; 1,36 e 1,5, significando uma maior dependência de investimentos de terceiros em seu ativo.
O indicador de composição do endividamento revela a relação entre o passivo de curto prazo da organização e o passivo total, quantificando o percentual do passivo de curto prazo que é utilizado no financiamento de investimentos com terceiros. Calculando o indicador para a CIA MEDUSA, foram obtidos os seguintes valores, 0.67, 0.76 e 0.60. Através disso, é possível afirmar que a empresa possui baixo nível de endividamento a curto prazo, ou seja, ela tem baixo risco.
O indicador de imobilização do patrimônio líquido mostra quanto do patrimônio líquido da empresa está aplicado no ativo permanente. Analisando o caso da CIA MEDUSA, nos períodos 1, 2 e 3, ela obteve os valores de 0,55; 0,50; 0,52, e como não houve muita variação nesse indicador, é revelado que pouco se teve investimentos nos imobilizados.
O indicador de imobilização de recursos não correntes investiga-se a parcela dos investimentos, imobilizado e intangível em relação ao PL somado do passivo exigível a longo prazo, isto é, o quanto de capital próprio e capital de terceiros está investido em ativos permanentes. No caso da CIA MEDUSA, calculando, foram obtidos os valores, nos três períodos, respectivamente, 0.4, 0.37, e 0.32, o que indica que ela possui uma relativa parcela de capital próprio e capital de terceiros investidos em seus ativos permanentes.
Desse modo, calculados os índices de liquidez e os indicadores de estrutura patrimonial, é possível verificar a capacidade da CIA MEDUSA de pagamento de suas dívidas, como também, como a empresa se financia e a dependência de capitais de terceiros. Isso tudo vale para realizar um panorama de como está a saúde financeira da empresa MEDUSA e também auxiliar gestores e investidores na tomada de decisões.

Outros materiais