Buscar

Farmacologia dos anti-fúngicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

farmacologia dos anti-fúngicos
A principal diferença bioquímica entre a estrutura celular dos fungos e as células animais é a presença de ergosterol na membrana plasmática. 
Inibidores da síntese de ergosterol suprimem o crescimento das células fúngicas (efeito fungostático), embora possam algumas vezes provocar a morte da célula fúngica (efeito fungicida).
Além disso, fármacos antifúngicos podem agir na adesão do fungo aos receptores das células do hospedeiro mediada por adesinas fúngicas.
Classes e agentes farmacológicos:
inibidores da síntese de ácido nucleico
FLUCITOSINA
É captada seletivamente pelas células fúngicas através de permeases especificas de citosina, presentes apenas nas células dos fungos. A flucitosina é convertida em um inibidor que resulta na inibição da síntese de DNA e da divisão celular.
É usado em associação com Anfetericina B no tratamento de micoses sistêmicas, pois quando é usado sozinho ocorre rápido desenvolvimento de resistência. A anfoterecina parece induzir uma lesão na membrana plasmática do fungo, aumentando a captação de flucitosina pelos fungos.
Espectro de ação: candidíase, criptococose e cromomicose. NÃO atua sobre Aspergillus.
Vantagem: excelente penetração no SNC, olhos e trato urinário. 
Efeitos adversos: supressão da medula óssea, náuseas, vômitos, diarreia e disfunção hepática. Contraindicado em grávidas.
Obs.: mamíferos possuem bactérias e fungos na flora normal do TGI que fazem a captação de Flucitosina, convertendo-a em 5-fluorouracila, causando efeitos adversos.
inibidores da mitose
GRISEOFULVINA
Inibe a mitose dos fungos através de sua ligação á tubulina e aos microtúbulos, rompendo, assim, a organização do fuso mitótico. Geralmente tem ação fungistática. Liga-se à queratina das células, permitindo o crescimento de pele, cabelos e unhas livres de infecção por dermatófitos. NÃO é efetivo contra leveduras e fungos dimórficos.
Não é indicado para profilaxia.
Há maior absorção quando administrado com comidas gordurosas. 
Efeitos adversos: cefaleia, letargia, vertigem, visão embaçada. Reduz a eficácia de contraceptivos orais. Contraindicada para gestantes.
AZÓIS: CETOCONAZOL, FLUCONAZOL, MICRONAZOL, ITRACONAZOL E VORICONAZOL
Inibem a enzima 14alfa-esterol desmetilase do citocromo P450 responsável pela síntese de ergosterol (constituinte da membrana plasmática) e assim desestabiliza a membrana e leva a morte da célula ( potencial fungicida). Utilizados no tratamento de candidíase. Cetoconazol é usado em pacientes com câncer de próstata por inibir a síntese de androgênio.
inibidores da estabilidade da membrana dos fungos
ANFOTERICINA B
A sua ligação ao ergosterol produz canais ou poros que alteram a permeabilidade da membrana do fungo e que permitem o extravasamento de constituintes celulares essenciais, levando à morte da célula. É a concentração de ergosterol na membrana do fungo que determina se a ação da anfotericina será fungicida ou fungistática.
Vias de administração: IV, pois é pouco absorvida no TGI.
Efeitos adversos: febre, calafrios, hipotensão, toxicidade renal e hipocalemia (devido à liberação de citocinas, como TNF e IL-1).
NISTATINA
É utilizada para tratamento de candidíase acometendo a pele, a mucosa vaginal e a mucosa oral. Não sofre absorção sistêmica a partir da pele, da vagina ou do TGI.
inibidores da síntese da parede celular
EQUINOCANDINAS
Qual das seguintes características melhor descreve o mecanismo de interação da cimetidina com o cetoconazol?
A) Redução do metabolismo do cetoconazol
B) Redução da sensibilidade do cetoconazol no sítio de ação
C) Redução da excreção renal do cetoconazol
D) Redução da ligação do cetoconazol às proteínas plasmáticas
E) Redução da absorção gastrointestinal do cetoconazol

Outros materiais