Buscar

Anatomia e Funções dos tecidos Linfoides

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Anatomia e Funções dos Tecidos Linfóides
Sistema linfático
Funciona no corpo humano como um sistema de drenagem de líquidos que extravasam dos vasos sanguíneos para os espaços intersticiais durante a circulação do sangue, eles fazem o mesmo retornar a circulação captando esse excesso com os capilares linfáticos que se encontram próximo aos vasos. Esse líquido extravasado é a linfa, essa linfa em parte percorrerá vasos linfáticos de maior calibre até retornar ao sangue pelo ducto torácico, em outra parte ficara circulando pelo sistema linfático. Durante todo esse trajeto, a linfa irá passar por órgãos especializados chamados linfonodos e gânglios linfáticos, onde é “filtrada”. Além dessa função de drenagem, os órgãos do sistema linfático têm função imunológica muito importante, por exemplo: são tecidos responsáveis pela produção e/ou maturação das células do sistema Imune, e é também nele que muitos eventos da resposta imune acontecem.
Componentes do Sistema Linfático 
· Tecidos linfóides primários (centrais): Medula óssea e timo, eles são responsáveis pela produção (hematopoise na medula) e/ou maturação (maturação dos linfócitos T no Timo) das células do Sistema Imune.
· Tecidos linfóides secundários (periféricos): Linfonodos, o baço, as tonsilas, tecido linfoide associado à mucosas (MALT): os linfócitos, macrófagos e células apresentadoras de antígenos (APC’s) presentes nos pulmões, nos tecidos linfóides associados aos brônquios (BALT) e na mucosa do trato digestório, nos tecido linfoide associado ao tubo digestivo (GALT), incluindo as placas de Peyer, tecido associado a mucosa no trato geniturinário.
OBS: No período fetal o fígado também faz parte do sistema linfático era ele que realizava a hematopoise, não a medulas. Os vasos linfáticos que são presentes em todo o organismo, exceto no cérebro, globos oculares, cavidades medulares, cartilagens e placenta.
Associação ao Sistema imune 
No sistema linfático ocorre a hematopoiese feita pela medula óssea, é onde são produzidas as células do sistema imune e onde ocorre maturação dos linfócitos B e inicio de maturação de algumas células(eritrócitos, plaquetas(megacariócitos), células dendríticas), os linfócitos T são uma exceção, pois sua maturação ocorre no Timo. É dentro do sistema linfático que as células do sistema imune ficam armazenadas, principalmente nos tecidos linfáticos secundários, nos linfonodos e nos tecidos associados à mucosa. É nele que ocorre a apresentação de antígenos que é feita pelas células dendríticas que migraram para ativar os linfócitos e desencadear a resposta imune adquirida, também ocorre ali a seleção dos linfócitos funcionais, aqueles que não possuem o receptor ou tem alguma falha em sua constituição são induzidos a sofrer apoptose antes que chegar a corrente sanguínea, essa seleção também atua na diferenciação dos linfócitos determinando o tipo de linfócito que será formado (CD4+, CD8+) , e também a expansão clonal, na qual há a múltipla replicação dos linfócitos para poderem agir.
No Timo há a maturação dos linfócitos T que saem da medula e chegam ao timo pelas veias endoteliais altas (VEH) na forma de células T, e se alojam na parte cortical e quando maduras se deslocam para a parte medular, na parte cortical é onde esta maioria dos timócitos (linfócitos do timo). A região cortical e a medular possuem os mesmos tipos celulares, porém em proporções diferentes, sendo a região cortical mais rica em linfócitos, macrófagos e células reticulares epiteliais, e a região medular rica em plasmócitos, linfócitos T maduros e corpúsculos de hassal. A zona cortical também é um espaço de conexão com os capilares que fazem a circulação do timo, dentro dessa parte mais interna do córtex há células reticulares epiteliais, células endoteliais, macrófagos e fibras que formam uma rede que envolve os capilares essa rede é a barreira hematotímica ela é importante, pois ela assegura que os antígenos que escaparam desses vasos sanguíneos no timo não reajam com os linfócitos T em desenvolvimento no córtex, prevenindo, assim, o risco de uma reação auto-imune.
 
No baço, órgão linfoide secundário há a divisão interna de duas regiões a polpa vermelha e a polpa branca, na região de polpa vermelha que é formada por capilares arteriais e cordões celulares compostos por diversas células sanguíneas, entre elas macrófagos e células dendríticas, as quais captam os antígenos ou microrganismos que são carregados pela circulação até os capilares. Esses antígenos que ao serem captados dos capilares presentes na polpa vermelha são levados pelas células dendríticas e pelos macrófagos que migram ate a polpa branca para serem apresentados aos linfócitos nos tecidos linfóides desencadeando a resposta imune adaptativa. Ademais na polpa vermelha é onde acontece a destruição das hemácias velhas por ação dos macrófagos ali presentes, dessa destruição é que é formada a bilirrubina.
Os linfonodos vão funcionar como um centro de captação e reconhecimento dos antígenos presentes na linfa que chega até eles, eles são divididos internamente estruturalmente em córtex e medula, tendo no córtex uma região mais interna e uma mais externa. Na região cortical externa tem se tecido linfóide frouxo, que forma os seios e os nódulos linfóides, esse último é muito rico em linfócitos B, sendo as regiões mais claras desses nódulos os chamados centros germinativos, ademais dentro dessa mesma região cortical há entre o córtex e a medula, a região paracortical, onde não há nódulos, nela predomina-se os linfócitos T associados a APC’s, células reticulares e alguns plasmócitos e macrófagos. Os seios dessa região cortical são fundamentais, pois são eles que recebem a linfa que chega ao linfonodo e a encaminham para a parte medular dos linfonodos, para que ela possa ser “filtrada”, essa filtração inicialmente feita por prolongamentos das células reticulares e dos macrófagos presente na região dos seios e depois na região medular feita pelos cordões medulares, formados principalmente pelos linfócitos B, macrófagos e plasmócitos ali presentes. Essa localização dos seios é extremamente estratégica, pois permite que os linfócitos B ativados, quando necessário, migrem do córtex como plasmócitos e entrem nos seios medulares para secretar imunoglobulinas diretamente sem precisar deixar o linfonodo, isso se deve a capacidade de comunicação que os seios medulares têm com capilares e vasos linfáticos eferentes, os vasos linfáticos pelos quais a linfa sai do linfonodo, que no caso de uma reposta imunológica podem ser usados para enviar e receber por eles junto a linfa as imunoglobulinas e outras células e substancias importantes.
 
O Tecido linfoide associado atua na imunidade protetiva e reguladora do ambiente de circulação, estão presentes principalmente onde há trocas do meio externo com o organismo, neles existem nódulos linfáticos associados a tecido linfático difuso, localizados na mucosa e na submucosa dos tratos: digestivo, respiratório e geniturinário, e em alguns lugares, esse tecido forma órgãos bem estruturados, como as tonsilas e as placas de Peyer do intestino delgado (íleo). Nesses tratos há uma grande quantidade de linfócitos e principalmente células apresentadoras de antígeno como os macrófagos e as células dendríticas que serão responsáveis pela internalizarão, processamento e transporte de antígenos para os linfonodos. Uma característica importante no MALT presente também em glândulas mamárias é a presença de grande número de linfócitos B secretores de IgA, que é um isotipo de anticorpo capaz de atravessar as membranas epiteliais e auxiliar na prevenção da penetração de microrganismos infecciosos.
 
OBS: O estudo dos tecidos imunes associados às mucosas é utilizado para planejar vias de introdução de vacinas e também para compreendermos ou induzirmos estados de tolerância a alérgenos, ou processos inflamatórios crônicos nos tratos: respiratório e digestivo.
Tonsilas 
São aglomerados de tecido linfoide nodular sob o epitélio da cavidade oral e dafaringe, parcialmente encapsulados, que protegem o organismo contra a entrada de antígenos junto com o ar ou com os alimentos. Como resposta de defesa, há a proliferação dos linfócitos B e a sua diferenciação em plasmócitos, os quais produzem imunoglobulinas, nos seu epitélio há criptas que são invaginações do tecido, locais que caem diversas substâncias e células, inclusive antígenos facilitando sua captura, o que é uma vantagem, contudo isso também torna o local propicio a infecções, pois pode haver acúmulos ali de células epiteliais descamadas, linfócitos e bactérias causando, por exemplo, as amigdalites. Durante essas inflamações esses acúmulos aparecem como pontos purulentos, vistos visualmente no tecido como pontos esbranquiçados.
 (
Tonsila 
faríngea
) (
Tonsila palatina
) (
Tonsila lingual
) 
 Amigdalite bacteriana Boca normal Amigdalites

Outros materiais