Buscar

Analise Organizacional Aula 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ANÁLISE ORGANIZACIONAL – aula 5
PROFESSOR ANTONIO VIANA MATIAS
Rio de Janeiro, 2011
AULA 5 – DESENHO DEPARTAMENTAL I
	Nesta aula serão abordados os seguintes assuntos:
	- Entender a configuração departamental, ou seja, os tipos de departamentalização.
	 - Definir e caracterizar os diversos tipos de departamentalização
 
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
	Para Oliveira (2004, p. 118), departamentalização é: “o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais”.
	Montana e Charnov (1998, p. 159), consideram departamentalização como sendo: “um agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir os objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz”. 
	Podemos portanto concluir que Departamento designa uma área, divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, chefe, supervisor entre outros) tem autoridade para o desempenho de atividades específicas.
TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
 
	Departamentalização, como já foi salientado, é o processo através do qual as unidades são agrupadas em unidades maiores e assim sucessivamente até o topo da organização, dando origem aos diversos níveis hierárquicos.
	Existem diversas maneiras de uma empresa departamentalizar suas atividades. As mais comuns são:
	- departamentalização funcional;
	- departamentalização territorial ou por localização geográfica;
	- departamentalização por produtos ou serviços;
	- departamentalização por clientes;
	- departamentalização por processos;
	- departamentalização por projetos;
	- departamentalização matricial; e
	- departamentalização mista.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES 
	É considerado o método mais antigo e mais comum de se agrupar funções relacionadas é através de funções especializadas, como produção, recursos humanos, finanças e marketing. A departamentalização funcional tem como critério básico a área do conhecimento necessário para a realização da atividade. Assim, todas as pessoas que se utilizam dos conhecimentos de uma mesma área ficariam juntas na mesma unidade.
 
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
	 EXEMPLO DE ESTRUTURA FUNCIONAL
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
	VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
	- Permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum, quando há uma tarefa especializada.
	- Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas porque se baseia no principio da especialização ocupacional.
	- Permite economia pela utilização máxima de máquinas e de produção em massa.
	- Orienta pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz. 
	 
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
	VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
	- Permite distinguir e manter o prestígio das funções principais da empresa, bem como realçar os objetivos primários e fundamentais da organização. 
	- Indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
 
	A grande vantagem da departamentalização funcional é permitir uma especialização nas várias áreas técnicas além de melhor utilizar os recursos humanos e materiais nestas áreas.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
	DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
	- A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
	- A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
	DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL 	
	- Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
	- Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização. 
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES
	APLICAÇÕES DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
	- É indicada para ambientes estáveis e de pouca mudança, que requeiram desempenho constante e repetitivo de tarefas rotineiras.
	- É recomendada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e permaneçam inalteradas por longo tempo.
	- Ela reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com a própria estrutura interna e com a eficiência nas suas atividades.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	Quando os produtos são muito diversificados, uma solução adequada é a departamentalização por Produtos ou Serviços. A departamentalização por Produtos agrupa na mesma unidade as pessoas que lidam com um mesmo produto ou linha de produtos. Com o tempo haverá alta especialização com cada produto ou serviço.
	Cada unidade não só conhecerá bem os aspectos de fabricação do seu produto ou serviço, mas também aqueles relacionados com a comercialização.
	A departamentalização por produtos ou serviços é indicada para circunstâncias ambientais instáveis e mutáveis, pois induz à cooperação e coordenação entre especialistas, atividades e tarefas, para um melhor desempenho do produto ou serviço.
 
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	EXEMPLO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS	
	
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	- A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço. 
	- Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias. 
	- Melhorias na qualidade e facilidade de inovações, já que a concentração é em um único produto ou serviço, cada departamento produz com melhor qualidade ou mais inovação comparado-se a um departamento que produz diversos produtos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	 VANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	- Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.  O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna. 
	- As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla, gerando assim oportunidades de promoções dentro da organização.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	DESVANTAGENS DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
	- Pode ser de coordenação mais difícil, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa.
	- Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades nos vários grupos de produtos ou serviços.
	- Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos ou serviços se tornam muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.
	- Pode ocorrer redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho. 
	APLICAÇÕES DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR
PRODUTOS OU SERVIÇOS
 
	1) EM AMBIENTES INSTÁVEIS E MUTÁVEIS: pois induz a cooperação entre especialistas e coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto/serviço.
	2) QUANDO AUTONOMIA E AUTO-SUFICIÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS: cada departamento passa a ter autonomia e auto-suficiência com as próprias unidades de produção, vendas, pesquisa e de desenvolvimento etc.
	3) QUANDO A ATECNOLOGIA É ADAPTATIVA OU MUTÁVEL: a departamentalização por produto/serviço, juntamente com uma forte área de staff, é a mais apropriada.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR BASE TERRITORIAL OU LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
	Esse tipo de estrutura é utilizada em empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. Apóia-se na de premissa de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as mesmas ordens de um executivo.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR BASE TERRITORIAL OU LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
	 VANTAGENS
	- A administração conhecer melhor as peculiaridades da área onde atua.
	- Obter as vantagens econômicas de determinadas operações locais.
	- Possibilidade de uma ação mais imediata em determinada região.
	
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR BASE TERRITORIAL OU LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
	DESVANTAGENS
	- Duplicação de instalações e de pessoal, se não houver um planejamento adequado.
	- A preocupação estritamente territorial concentra-se mais nos aspectos mercadológicos e de produção, e quase não requer especialização.
	- A descentralização encerra em si mesma um limite de ação bastante amplo, podendo colocar em risco o negócio ou serviço que está sendo ofertado. 
	 
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES
	Quando a organização trabalha com diferentes tipos de clientes, exigindo tratamento especializado, a departamentalização por clientes pode ser a solução. São agrupadas, em uma mesma unidade, pessoas que lidam com o mesmo tipo de cliente. Segundo Chiavenato (2006, p. 242), as características dos clientes, como idade, nível socioeconômico, hábitos de compras por exemplo, constituem a base para esta estratégia, que é totalmente centrada no cliente.
	Empresas de energia elétrica frequentemente utilizam este tipo de departamentalização na área comercial, onde há uma unidade para tratar com pessoas jurídicas e outra para lidar com particulares.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES
	CARACTERÍSTICAS
	- ÊNFASE NO CLIENTE: trata-se de uma estratégia que reflete a ênfase no consumidor do produto/serviço. Oferecido pela empresa.
	- DIVISÃO DO TRABALHO EM FUNÇÃO DO CLIENTE: a departamentalização por clientela divide as unidades organizacionais para que cada uma delas possa servir a um diferente tipo de cliente.
	- EXTROVERSÃO ADMINSITRATIVA: ajusta às demandas externas sobre a organização, para satisfazer às necessidades específicas de cada tipo de clientela.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES
	EXEMPLO
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES
	VANTAGENS
	- A focalização é exclusivamente no cliente, com isso as necessidades de cada tipo de cliente são mais bem atendidas. 
	- A focalização externa na clientela torna a organização mais atenta para as mudanças das necessidades e preferências dos clientes, característica que não ocorre na estrutura funcional. 
	- As decisões internas são rapidamente tomadas através do retorno proporcionado pelos clientes. Devido a isso, uma linha deficiente de determinado produto é facilmente percebida
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES
	DESVANTAGENS
	- Podem existir dificuldades de coordenação entre esse tipo de departamentalização e outros tipos, devido aos gerentes dos departamentos por clientes exigirem, um tratamento especial.
	- Ocorre duplicidade de esforços e recursos, o que provoca maiores investimentos e custos operacionais. 
	- Os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes segmentos de cliente, o que torna a administração mais complexa. 
	- As demais atividades e objetivos da organização, por exemplo, produtividade e eficiência, podem tornar-se secundários, devido à preocupação exclusiva pelo cliente. 
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais