Buscar

prova estudo transversal 5 semestre

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação10,00
Prova37037087
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros10/0
Nota10,00
1Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www. mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
A
Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
B
A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
C
Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.
D
Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
2Há um contraste entre a reciclagem dos diferentes resíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
A
O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui para os baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
B
O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
C
O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
D
O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.
3A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
A
Obsolescência programada.
B
Reciclagem e reutilização.
C
Tecnologia e sustentabilidade.
D
Desenvolvimento sustentável.
4Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, atualmente cerca de 85% da população brasileira reside nas cidades. Neste ambiente, as facilidades para o consumo de bens e serviços são diversas e as propagandas contribuem para o aumento do consumo. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/. Acesso em: 12 set. 2019.
A
A inclusão de propagandas que estimulem a sustentabilidade pode favorecer o consumo do desnecessário e gerar ainda riquezas à população rural.
B
A presença predominante da população brasileira nas cidades é reflexo do êxodo rural e como consequência reduz o consumo de bens e serviços.
C
A adoção de critérios éticos sobre o ato de consumir é fundamental para não se deixar influenciar pelas propagandas e consumir o desnecessário.
D
O aumento do consumo nas cidades é provocado pelo excesso de propagandas que geram o consumo do desnecessário e favorecem a sustentabilidade.
5A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
A
O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
B
A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
C
A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
D
O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
6A possibilidade de o consumidor escolher o alimento que consome, de acordo com critérios próprios de preferência, qualidade, segurança alimentar, princípios e valores, depende de informações que devem constar no rótulo dos produtos. Sobre a rotulagem dos transgênicos, o documento que exige esta informação é a(o):
A
Lei de Biossegurança.
B
Política Nacional das Relações de Consumo.
C
Código de Defesa do Consumidor.
D
Política Nacional de Resíduos Sólidos.
7A conhecida frase de Albert Einstein: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original", nos possibilita reflexões profundas, tanto do ponto de vista científico quanto do filosófico e emocional. Acerca do conceito de sustentabilidade, assinale a alternativa CORRETA:
A
Uma vez que atingirmos o patamar da sustentabilidade, praticada em atitudes simples e permanentes no dia a dia, dificilmente aceitaremos retroceder para uma vida consumista e cheia de desperdícios.
B
Quando a sustentabilidade é plena nas atitudes de uma pessoa, ela jamais poderá voltar a praticar o consumo consciente, com responsabilidade e preocupação com as gerações futuras.
C
As atitudes das pessoas fazem a diferença no caminho da sustentabilidade, pois quanto maior o pensamento sobre essa ideia, maior será a semelhança com o acúmulo de riquezas.
D
O pensamento ecológico altera a tomada de decisão, de modo a influenciar negativamente o desenvolvimento sustentável e positivamente o crescimento econômico.
8Uma pesquisa com mais de 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de uma gama variada de indústrias revelou que a reformulação no modelo de negócio das empresas se dá conforme os resultados apresentados na figura a seguir. Com base no texto e na figura, quem mais influencia as empresas a implantarem estratégias de sustentabilidade?
FONTE: http://pagina22.com.br/2013/04/08/mais-empresas-lucram-com-sustentabilidade/. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).
A
Pressões políticas e regulatórias.
B
Consumidores.
C
Concorrentes.
D
Recursos naturais escassos.
9Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
A
Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
B
Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
C
Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
D
Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
10O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
A
Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
B
Que os produtos plásticosdesenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
C
Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
D
Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes