Buscar

Aula 7 - Ação de Inquérito para Apuração de Falta Grave

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA    VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO.
 
	ALFA METALURGIA LTDA, pessoa jurídica portadora do CGC/MF sob o nº 12345678/0001-01 , com sede na Rua Santa Maria, no 1000, Bonsucesso, Rio de Janeiro, RJ, vem, por seu advogado, abaixo assinado, com escritório na Rua .... nº ...., com fulcro no artigo 853 da CLT, propor a presente
AÇÃO DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
em face de Daniel Brigão, brasileiro, solteiro, metalúrgico, portador da CTPS _____, residente na Rua da Tristeza, no 69, Tijuca, Rio de Janeiro, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:
DOS FATOS
 
A requerente contratou o requerido, como seu empregado no dia 10/05/2005, na função de metalúrgico. Em 05/11/2009 o requerido foi eleito dirigente sindical de sua categoria profissional, sem contudo se afastar de suas funções na empresa Reclamada.
 
Em 17/02/2010, inconformado com um de seus colegas de trabalho, que não aderiu ao movimento grevista, acabou agredindo-o com socos e pontapés. O fato foi presenciado por vários colegas de trabalho e registrada a ocorrência na Delegacia de Polícia do bairro, com instauração de inquérito policial.
 
Diante da falta grave praticada pelo requerido, não restou outra alternativa à requerente a não ser suspendê-lo imediatamente e ajuizar a presente ação trabalhista, com vistas a demonstrar a prática do ilícito penal, consubstanciada por lesões corporais. 
 
DOS FUNDAMENTOS
 
Consoante o disposto nos arts. 543, §3º da CLT e artigo 5º, inciso VIII da CRFB/88, o dirigente sindical possui estabilidade no emprego garantida desde o registro da sua candidatura e, se eleito, até 1 ano após o término do seu mandato, salvo cometimento de uma falta grave, devidamente apurada nos termos da lei.
 
Sendo assim, mister ressaltar que, uma vez estável,  o empregado eleito dirigente sindical, durante a vigência de sua garantia de emprego, somente poderá ser dispensado por falta grave mediante apuração em inquérito judicial. Inteligência consagrada na Súmula 379 do TST.
 
Diante do exposto, sendo certo que, o requerido foi eleito dirigente sindical de sua categoria em17/02/2010, podemos concluir que era portador de estabilidade no emprego, garantida ao dirigente sindical, ao ofender fisicamente o seu colega de trabalho. Portanto, necessária a apuração da falta grave praticada mediante a presente ação.
 
Resta evidenciada que o requerido, praticou a falta grave capitulada no artigo 482, J da CLT, fato este presenciado por testemunhas e devidamente registrado na Delegacia de Polícia, conforme documentos em anexo.
 
Demonstrada, pois, a falta grave praticada não restou outra alternativa à empresa, senão suspender o requerido e promover o presente inquérito para apuração de falta grave, objetivando a resolução de seu contrato de trabalho.
 
DO PEDIDO
 
Isto posto, requer:
a) a procedência do pedido contido na presente ação de inquérito para apuração de falta grave, com a conseqüente resolução do contrato de trabalho do requerido, com a data retroativa a data da suspensão contratual ocorrida em 17.02.2010, em face da falta cometida;
b) a notificação do requerido para, querendo, em audiência a ser designada por este juízo, apresentar defesa sob as penas da lei.
 
Protesta provar o alegado por todas as provas em direito admitidas, em especial, prova testemunhal e documental.
 
Dá-se à causa, para efeito de alçada, o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
 
Termos em que,
Pede deferimento.
 
Rio de Janeiro, _____de _____ de 2011.
Advogado
OAB/RJ

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes